terça-feira, 9 de julho de 2019

Ranier Bragon: Mazelas nas escolas

- Folha de S. Paulo

À preocupação popular, governo responde com corte de verbas e devaneios em série

Jair Bolsonaro diz não acreditar em pesquisas de opinião. Frequentemente, afirma recorrer diretamente ao povo para tomar decisões —povo esse, claro, que na sua cabeça se resume a adoradores na porta de sua casa, manifestantes convocados por seus grupos aliados e espectadores de partidas de futebol com preço médio de ingresso a R$ 500.

Seria bom, porém, que ele descesse do salto alto e prestasse atenção a um dos alarmantes dados divulgados pelo Datafolha nesta segunda (8): a preocupação do brasileiro com a educação atingiu o seu mais alto índice, com 15% de citações como o principal problema do país hoje.

O que o presidente pensa ou está fazendo para resolver isso aí?

Vejamos sua campanha. A principal bandeira era o Escola sem Partido—um dos itens do festival de besteiras que, felizmente, não andou no Congresso. Prometia-se ainda ênfase nos ensinos básico e técnico. Eleito, delegou a nomeação dos comandantes da pasta a Olavo de Carvalho, o já notório guru do bolsonarismo camisa de força, um claro sinal da importância que dá ao tema.

Na semana passada foi a vez de o presidente da República defender que lugar de criança é na... lavoura, na carvoaria. “Quando um moleque de nove, dez anos vai trabalhar em algum lugar, tá cheio de gente aí [pra falar em] ‘trabalho escravo, não sei o quê, trabalho infantil’. Agora, quando tá fumando um paralelepípedo de crack, ninguém fala nada”, disse Bolsonaro —tese que não merece nem mesmo discussão para que não ganhe ares de razoabilidade.

Bolsonaro e seu atual ministro da Educação, Abraham Weintraub (o antecessor caiu em abril), avaliam que o ensino no país tem resultados muito ruins, em consonância com a preocupação popular detectada pelo Datafolha. A solução que apresentam até agora para esse quadro, porém, é o corte de verbas. Além de muita balbúrdia e devaneio.

Mesmo que por linhas tortas, o próprio presidente aponta o caminho. O povo irá decidir o que é certo e o que é errado. Já está decidindo.

Nenhum comentário: