quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Ricardo Noblat: Moro começa a balançar

- Blog do Noblat / Veja

De trunfo a fardo
Por ora, o presidente Jair Bolsonaro ainda o defende. Ou finge fazê-lo. Não faz tanto tempo assim que o rude capitão, refém dos seus instintos mais primitivos, admitiu sentir um grande prazer em fornecer corda para que auxiliares incômodos se enforquem.

Ainda não procede assim com o ministro Sérgio Moro, da Justiça. Mas se ele, por qualquer razão, decidisse pedir as contas e largar o emprego, já não faria tanta falta ao governo. Bolsonaro prestaria as homenagens de praxe e tocaria em frente.

Moro desgastou-se com a publicação de seus diálogos com procuradores da Lava Jato. Ficou provado que ele se comportou como juiz e assistente de acusação no processo que condenou Lula a 12 anos de cadeia, pena recentemente reduzida a 8 anos.

Desgastou-se em seguida com o caso dos hackers da República de Araraquara porque anunciou que eles haviam invadido mais de mil celulares, entre eles o de Bolsonaro. Não satisfeito, ainda ligou para alguns dos hackeados e ameaçou destruir provas do inquérito.

Bolsonaro topa qualquer briga como já demonstrou, e não sabe viver sem uma. Mas tudo o que ele não quer neste momento é briga com o ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, a quem só se refere como “gente nossa”.

Tem razão para isso. Foi Toffoli que suspendeu as investigações sobre os rolos fiscais do senador Flávio Bolsonaro e do ex-motorista Fabrício Queiroz. E daí? Daí que a decisão de Toffoli foi criticada pelo presidente do COAF, homem de confiança de Moro.

De resto, o pacote de leis anticrime despachado por Moro para o Congresso, uma das joias da coroa do governo Bolsonaro, emperrou por lá e enfrenta a má vontade de deputados e senadores com o ex-juiz, visto por eles como o algoz dos políticos.

Pouco a pouco, antes considerado um trunfo precioso, Moro começa a ser avaliado como um fardo por Bolsonaro e sua trupe, nela naturalmente incluída os filhos. Um fardo que ainda é possível carregar, mas que amanhã poderá deixar de ser.

Cresce em Bolsonaro o sentimento de que pode tudo. Enquadrou a ala militar do seu governo. Derrubou o presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Declarou guerra à imprensa. Nomeará para a Procuradoria Geral da República quem quiser.

Moro? Moro que se cuide, mas não somente ele.

Deltan por um fio

Balança e deve cair
Vale nada, quase nada, a situação de Deltan Dallagnol como chefe do esquadrão de procuradores da Lava Jato em Curitiba depois da nova fornada de diálogos travados por ele seus colegas e publicados, ontem, pelo jornal El País em parceria com o site The Intercept.

Ministro do Supremo Tribunal Federal só pode ser investigado pela Procuradoria Geral da República, e mesmo assim mediante autorização do tribunal. Os diálogos escancaram a trama urdida por Dallagnol para investigar os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli.

Batom na cueca. Ou bala de prata na cabecinha de Dallagnol e dos seus cúmplices. Parece remota a possibilidade de o Ministério Público Federal ter a desfaçatez de ignorar o que provocou a indignação dos companheiros de Gilmar e de Toffoli.

A munição ainda a ser disparada contra Dallagnol e sua turma está longe de se esgotar.

Dodge sela seu destino

Fora do páreo
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, surpreendeu seus próprios colegas ao votar, ontem, contra a indicação feita pelo governo Bolsonaro do procurador da República Ailton Benedito para a Comissão de Mortos e Desaparecidos.

As perguntas que muitos dos seus colegas se faziam ontem eram as seguintes: ela votou assim por que se convenceu de que não será mais reconduzida ao cargo? Ou votou assim para se fortalecer entre os colegas e reforçar suas chances de ser reconduzida?

A primeira pergunta faz mais sentido. Ailton Benedito é um bolsonarista de raiz. O presidente da República sentiu-se afrontado com a rejeição do seu nome. Dodge sabe que está fora do páreo. Melhor ficar de bem com seus colegas e retocar a biografia.

Nenhum comentário: