terça-feira, 29 de outubro de 2019

Direita sai em vantagem para 2º turno no Uruguai

No poder desde 2005, Frente Ampla perdeu eleitores em relação ao primeiro turno da última eleição, em 2014

- O Globo

O candidato à Presidência do Uruguai pela Frente Ampla, coalizão de esquerda que governa o país desde 2005, enfrentará no segundo turno, em 24 de novembro, o desafio de reconquistar pelo menos parte dos eleitores que apoiaram candidatos de direita na eleição do último domingo.

Ex-prefeito de Montevidéu, Daniel Martínez teve 39,2% dos votos, contra 28,6% de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional ou Blanco, de centro-direita. Lacalle Pou, contudo, já recebeu o apoio de Ernesto Talvi, do liberal Partido Colorado, que teve 12,3% dos votos, e de Guido Manini Rios, do direitista Cabildo Aberto, que teve 10,9%. Juntas, as três forças superararam a situação.

Segundo Mariana Pomies, diretora do instituto de pesquisas Cifra, para vencer Martínez terá que recuperar grande parte dos quase 9% dose leitores que apoiaram a Frente Ampla no primeiro turno das eleições de 2014, mas votaram na oposição desta vez.

— Sua estratégia será conquistar eleitores que não pertencem ao Partido Nacional e que não estão em sintonia ou não têm afinidade ideológica com Lacalle Pou — disse Pomies à Bloomberg.

Após a votação de domingo, Martínez fez um chamado para que os uruguaios não deem à oposição um “cheque embranco” para a implementação de medidas de austeridade. Lacalle Pou, que apresenta sua candidura no segundo turno como uma “frente multicolorida ”, comum “terreno fértil” para acordos, prometeu cortar gastos governamentais desnecessários.

A Frente Ampla ainda desfruta de grande apoio graças à redução da redução da pobreza e da desigualdade, mas a desaceleração do crescimento nos anos recentes resultou em déficits elevados. A coalizão governista perdeu a maioria nas duas Casas do Congresso. No Senado, elegeu 13 representantes, contra 10 do Partido Nacional, 4 do Colorado e três do Cabildo Aberto. Na Câmara, elegeu 42, contra 30 do Partido Nacional, 13 colorados e 11 do Cabildo Aberto, além de 3 de partidos menores.

Nenhum comentário: