terça-feira, 8 de outubro de 2019

Joel Pinheiro da Fonseca* - O Coringa é a extrema direita

- Folha de Paulo

São vários os que surfam a onda da revolta popular para atingir objetivos pessoais

A polícia americana reforçou a segurança para a pré-estreia de “Coringa” em cidades como Nova York e Los Angeles. O filme tem sido chamado de “irresponsável” por críticos, por potencialmente estimular atiradores nas salas de cinema.

Suspeito que não veremos tiroteios nas sessões do filme. Mas o risco tem sido tão comentado que se tornou parte do fenômeno. Assim, o medo de que junto conosco na sessão haja um atirador psicopata —o que nos leva a olhar ressabiados para qualquer movimento ou barulho estranho na sala— se tornou parte da experiência de assistir “Coringa”.

É um filme pretensamente tão perigoso que nossa própria vida corre perigo; que dirá nossa alma. Não consigo pensar num marketing mais eficaz que esse.

“Coringa” passa essa sensação de perigo porque mostra, sem juízo de valor —na verdade, com alguma dose de celebração— a frustração e o ressentimento que levam tanto aos atos de violência sem propósito dos “mass shooters” (fenômeno que hoje, infelizmente, é brasileiro também) quanto, e aqui reside seu maior interesse, à revolta “antissistema” que tem fervido ao redor do mundo.

Occupy e Tea Party, Primavera Árabe, junho de 2013, protestos de Hong Kong; há um sentimento corrosivo sendo gestado, pronto a destruir a ordem estabelecida. É com ele que “Coringa” dialoga.

A história: Arthur Fleck é um palhaço fracassado de meia-idade, que mora com a mãe e tem problemas mentais. Cansado de ser literalmente pisoteado pela sociedade, resolve ser ele próprio o agente da violência a seu redor. Desiste de trazer alegria à sociedade que tanto o machucou, e passa a ser ele próprio o agente da dor à sua volta; e assim encontra, finalmente, a felicidade.

Sua vingança sádica contra o mundo que o rodeia é o gatilho para uma revolta social maior contra o sistema, que leva a protestos nas ruas, saques de lojas e destruição da propriedade pública.

A revolta social que o Coringa causa e na qual surfa tem o sentimento e a estética dos movimentos de extrema direita das democracias ocidentais contemporâneas. Não é à toa que o símbolo do palhaço foi incorporado —muito antes deste filme— por grupos de extrema direita da internet.

Ademais, as características do “clown” lembram a teatralidade, o exagero, o “mau gosto” proposital, as palavras destrambelhadas e as emoções à flor da pele que marcam tantos histriões da direita: de Trump e Bolsonaro, Luciano Hang e Matteo Salvini. São vários Coringas surfando na onda da revolta popular para atingir seus próprios objetivos pessoais de poder.

O filme, contudo, não chancela a mentalidade do Coringa. O ressentimento dele tem causas imaginárias, falsas. Os ricos e poderosos das finanças e da mídia —“o sistema”— que ele quer destruir não são tão maus assim. O problema real não é tanto a exploração de classe quanto a negligência em prestar serviços sociais adequados. Gotham City precisa de reforma, não revolução.

A convulsão nas ruas é compreensível, mas só vai piorar as mazelas que a produziram. O problema é que a política decorre não da realidade, e sim da percepção da realidade. E enquanto as legiões de palhaços continuarem desamparadas, e portanto presas fáceis para Coringas variados, continuaremos a sofrer com seus tiros e seus votos. O filme, mais do que trazer algum perigo novo, só pinta em cores fortes o que fermenta nos corações.

*Joel Pinheiro da Fonseca, economista, mestre em filosofia pela USP

Nenhum comentário: