quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Livro | O Mundo Rural Brasileiro do Século XXI

Orelha do livro

Esta coletânea institucional faz parte das comemorações dos 40 anos do Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade, da UFRRJ (CPDA/UFRRJ), celebrados em 2016 e 2017, reunindo, para tanto, uma série de capítulos de docentes, muito deles em parceria com orientandos discentes, ex-discentes e colaboradores.

A ideia é dar visibilidade e trazer para a reflexão uma produção ainda inédita e qualificada da casa, resultado das atividades de pesquisa, trabalhos de orientação, apresentações em congressos e em encontros, consultorias e assessorias etc.

Em comum aos autores, o reconhecimento da importância do olhar interdisciplinar – uma das marcas do CPDA – na reflexão dos processos sociais identificados com o nosso objeto de estudo e buscando, assim, assegurar um olhar plural sobre o tema e a preocupação em entender as significações e a atualidade de processos e questões.

Desde já agradecemos todos os que colaboraram com a realização e viabilização da coletânea, começando pelo apoio efetivo e imediato da Coordenação do próprio Programa, estendendo nosso reconhecimento à Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e à Action Aid Brasil, que aportaram recursos financeiros para tanto. Somos gratos também a Délcio da Costa Peçanha Júnior pelo apoio na editoração preliminar do material.

A coletânea encontra-se dividida em três partes, ou blocos, que buscam dialogar entre si, além do prefácio de nossa sempre amiga e referência de reflexão, Maria de Nazareth Baudel Wanderley.

A primeira parte aborda de forma abrangente os diferentes os significados do rural contemporâneo, tratando de analisar situações específicas que marcam a compreensão e o reconhecimento desses processos em diferentes áreas de estudo. O último bloco da coletânea enfatiza o tratamento das políticas públicas em perspectiva histórica.

A parte subsequente volta-se sobre a análise de processos e mobilizações sociais que envolve um número expressivo de novos e velhos atores, bem como as diferentes redes estabelecidas a partir dos mesmos, buscando evidenciar a emergência de conflitos e disputas em diferentes áreas de estudo.

O último bloco da coletânea enfatiza o tratamento das políticas públicas em diversos setores e níveis, problematizando desde a concepção e o contexto político que caracterizam o Estado brasileiro até os processos de mediação examinados à luz da capacidade de implementação de um número diferenciado de instrumentos de programas governamentais.

(Fonte: O mundo rural brasileiro na perspectiva do século XXI, editora Garamond universitária, Rio de Janeiro, dezembro de 2019. Orelha.

Nenhum comentário: