terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Carlos Andreazza - Paulo Guedes está irritado

- O Globo

Talvez já não se sinta um superministro

As revoltas recentes na América Latina, sobretudo no Chile, têm servido como desculpa para justificar tanto o ímpeto autocrático do bolsonarismo — o recrudescimento, por exemplo, do discurso que legitima algo como um novo AI-5 caso evento parecido ocorresse no Brasil — quanto as dificuldades do governo Bolsonaro, especialmente em matéria econômica.

Diga-se que ninguém se valeu mais deste recurso — da muleta do quebra-quebra chileno —do que Paulo Guedes.

As rebeliões no continente, aliás, iluminaram o que havia muito estava nu: que o ministro jamais poderia ser agente educador-moderador do presidente-imperador, e pelo fato de que o Posto Ipiranga sempre esteve muito mais próximo da mentalidade bolsonarista, com sua vocação para o conflito e a ruptura, que do lugar de equilíbrio institucional fetichizado por empresariado e mercado financeiro.

As rebeliões no continente — à luz do que manifestam nossos governantes — deveriam nos lembrar de que não há uma tradição democrática no Brasil, e que os limites definidos pela democracia tendem mais a incomodar que confortar. Guedes está irritado. Reage não se opondo — não raro oferecendo tortuosos argumentos — aos que surfam a tentação de atribuir os percalços da agenda reformista liberal ao que seriam excessos da democracia. Seria mais fácil com menos — já nos ensinou Carlos Bolsonaro.

Nas palavras de Guedes, somente na semana passada, as convulsões na América Latina tentaram autorizar uma aberração inconstitucional — excludente de ilicitude em operação de Garantia da Lei e da Ordem — e aliviar a carga de uma constatação: a de que seu programa de reformas estruturais parou. Por ordem do presidente: parou.

Guedes está irritado. Talvez pense em Moro — o ex-Moro. Talvez já não se sinta um superministro. É natural que procure uma narrativa em que se escorar. (Que se utilize de uma fundamentada em instrumento de exceção: aí é quando as circunstâncias expõem os indivíduos.) A versão escolhida depositou sua credibilidade nas mãos de Bolsonaro; em até quando o presidente endossará o texto segundo o qual a “bagunça” no continente seria o motivo por que mandou travar a reforma administrativa.

Guedes prometeu demais. Anunciar metas ambiciosas, sob a lógica do setor privado, costuma cobrar preço alto na administração pública. A expectativa política, gerada desde dentro, era imensa. O país zeraria — neste 2019 — o déficit das contas públicas. Havia outras promessas para já. Sublinhe-se: não cumpridas. O pacote de privatizações — reconhecidamente — avança com mais agruras que o previsto. A reforma tributária foi entregue a um secretário inepto, que tudo centralizava, e cuja queda impôs ao ministério que iniciasse o trabalho do zero. E a da Previdência, tocada sob a tal nova política que encanta Guedes, chegou a bom termo tanto quanto fez envelhecer prematuramente o governo. Ainda não se recuperou o ar, e já vem outro ano eleitoral...

A frustração é evidente. A irritação, materializada em praguejamento autoritário, é consequência. O caldo entornou. Mas ninguém —nem no governo nem em grande parte da imprensa — quer se encontrar com o problema de que Guedes se alavancou em excesso (para curtíssimo prazo), subiu o sarrafo à altura inalcançável; e não entregou.

É óbvio que isso faz aumentar a pressão e alimenta os adversários, inclusive os internos. É óbvio que faz subir o fogo em que o populismo bolsonarista cozinha o liberalismo econômico que supôs ser possível prosperar sem liberalismo político e reformar um Estado ora tocado por um projeto autocrático de poder.

Talvez se queira desfilar com a fantasia de que está tudo bem, tudo sob controle, até o carnaval. Depois de a Mangueira passar, porém, será necessário voltar à claríssima entrevista que o ministro deu à repórter Ana Clara Costa, publicada neste GLOBO , no último domingo, para enfrentar a dor, a ardência, da mensagem.

Guedes, transparente, fala no risco de o Brasil reproduzir a Argentina; nisto contidas uma real possibilidade — a de seu plano, sem a célere implementação das reformas, não resultar em crescimento sustentável e, pois, fracassar — e uma ameaça (ou não seria um bolsonarista): o de a esquerda voltar, como o kirchnerismo no país vizinho.

Não há como ler a entrevista — um longo lamento — senão com pessimismo. É esquisito. Seus melhores momentos se desdobram numa superfície temporal impossível, indefinível. O ministro coloca sua gestão da economia num tempo inexistente, espécie de limbo em que estaríamos sempre atrasados. Isto porque o triunfo de sua agenda — conforme expressa o próprio Guedes — dependeria de rapidez no avanço das reformas. E esta rapidez já não veio. É ele quem diz. A projeção de crescimento que faz —1% em 2019, 2% em 2020, 3% em 2021 e 4% em 2022 — configura Inês morta , dado que ancorada em aceleração que não houve. É angustiante.

Guedes está irritado. Terá cansado?

Nenhum comentário: