quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Merval Pereira - Ainda o populismo

- O Globo

É interessante que pesquisa Datafolha mostre que Bolsonaro e Moro têm eleitores semelhantes, assim como Lula e Luciano Huck

É interessante esse recorte da recente pesquisa do Datafolha que mostra que Bolsonaro e Moro têm público eleitor muito semelhante, assim como Lula e Luciano Huck. No mínimo indica que tanto o presidente atual quanto o ex-presidente têm adversários em uma eventual corrida presidencial em 2022.

Num país tão desigual quanto o Brasil, Getulio Vargas sempre derrotará o Brigadeiro Eduardo Gomes, diz-se a propósito da eleição de 1945, quando o Brigadeiro – tão popular que deu até nome de doce – foi derrotado pelo ministro da Guerra de Getúlio, General Eurico Gaspar Dutra. Em 1950, o Brigadeiro Eduardo Gomes foi derrotado pelo próprio Getúlio.

Eduardo Gomes era popular, mas não era populista. De lá para cá, só tivemos governantes populistas eleitos diretamente para a presidência da República. Juscelino, Jânio, Collor, Lula, Dilma. Fernando Henrique não era popular nem populista, mas tornou-se o símbolo de um programa, o Plano Real, muito popular e em alguns momentos populista, mesmo que tecnicamente pudesse haver razões para fazer o Real valer mais que o dólar logo na largada do plano, e depois demorar a desvalorizá-lo no final do primeiro governo.

O ministro da Economia Paulo Guedes, antes de procurar Bolsonaro, foi a Luciano Huck, pois sabia que para derrotar o petismo era preciso um candidato que representasse a renovação política, mas que fosse popular, idealmente populista.

A propósito do populismo, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello fez há algum tempo uma palestra na Universidade de Coimbra, em Portugal, onde chamou a atenção para o movimento antissistema que surgia entre os populistas, “que tem como nota a oposição aos elementos da democracia”.

Falava da ascensão de populistas da direita radical, com discursos autoritários e nacionalistas, em várias partes do mundo. “Exacerbam a polarização com a diferenciação entre “nós” e “eles” e o ataque ao que seria uma elite política corrupta, que favorece países estrangeiros e imigrantes, traindo o próprio povo”.

Antes mesmo da eleição de Bolsonaro para a presidência da República, o ministro do STF já fazia previsões sobre sua atuação: “Aliás, temo muito pelo Brasil, uma vez que reações à corrupção têm pavimentado o caminho ao levante de populistas de extrema direita”.

Sob o ângulo democrático, o populismo tem apenas aparência de democracia, ponderou Marco Aurélio. “(O populismo) não pode ser apontado como ideologia política que favoreça a democracia liberal, na medida em que pressupõe o abandono da crença no Parlamento como o espaço democrático e pluralista por excelência”.

O ministro Marco Aurélio previa acontecimentos presentes: “Ao se opor à visão pluralista, o populismo também ataca as barreiras institucionais e a liberdade de imprensa. O passo ao autoritarismo pode ser curto, rápido e desastroso”.

Os dois candidatos potenciais políticos profissionais são Bolsonaro e Lula - dois populistas, um de direita, outro de esquerda. Moro e Huck tornaram-se populares através de suas atuações profissionais, que têm pinceladas de populismo. Huck é chamado de populista em sua atuação na televisão, e é o único que disputa popularidade com Lula no nordeste. Moro é acusado de populista no combate à corrupção com a Operação Lava-Jato, e por isso tira eleitores de Bolsonaro, que anda deixando de lado o combate à corrupção.

Mas o combate à corrupção tem também seu lado populista, e Moro é visto como inimigo figadal de Lula. Huck tem enfatizado muito o combate à desigualdade, aproveitando o contato que tem com os cidadãos mais necessitados. Aproveita sua popularidade para alavancar debates de temas mais ligados à social-democracia.

Os dois, como estão fora da política formal, têm mais credibilidade do que os políticos tradicionais. Se for confirmada a intenção do presidente Bolsonaro de entregar pessoalmente a Moro a ficha de inscrição para o partido que pretende criar, estará diante de uma armadilha.

Apesar de ter aceitado participar do ministério de Bolsonaro, um cargo político, Moro não é visto como tal, e faz questão de negar que seja político, embora cada vez mostre mais aptidão para os embates políticos.

Nenhum comentário: