quarta-feira, 11 de março de 2009

Anca: Justiça proíbe mais repasses

DEU EM O GLOBO

SÃO PAULO. Um dia depois de bloquear, por liminar, os bens da Associação Nacional de Cooperação Agrícola (Anca), braço legal do MST, o juiz da 14ª Vara Federal, José Carlos Francisco, expediu ontem ofício ao Sistema Integrado de Administração Financeira do governo (Siafi), proibindo o repasse de recursos da União para a entidade.

A medida foi pedida pelo Ministério Público Federal e atendida logo após a publicação da liminar com o bloqueio dos bens móveis e imóveis. O MPF informou que, embora os convênios suspeitos estejam suspensos pelo próprio Tribunal de Contas da União, a medida é preventiva. O objetivo é evitar que ocorram novos repasses enquanto a ação esteja em curso.

A ação que deu origem à liminar, do MPF, acusa a Anca e seu ex-presidente Adalberto Martins de improbidade administrativa. Em 2004, a entidade recebeu R$3.801.600 do Programa Brasil Alfabetizado para alfabetizar cerca de 30 mil jovens e adultos e capacitar dois mil educadores em assentamentos. A verba, no entanto, foi distribuída para as secretarias regionais do MST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário