quinta-feira, 12 de março de 2009

Que Bonito, hein!

Paulo Yafusso
DEU EM O GLOBO


Aeroporto só começará a funcionar agora, apesar de Lula ter inaugurado pista há cinco anos

CAMPO GRANDE. O Aeroporto de Bonito, pólo do ecoturismo de Mato Grosso do Sul, começa a operar no início do mês que vem. E é um exemplo das inúmeras viagens do presidente Lula e da ministra Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência, para "inaugurar" obras. Embora só vá começar a ter voos regulares agora, ele teve a pista "inaugurada" por Lula há cinco anos, durante a gestão do governador Zeca do PT. Em 12 meses, Dilma já fez 30 viagens para promover obras do governo. O também pré-candidato à Presidência José Serra, governador tucano de São Paulo e que já acusara petistas de "piratear" obras do estado, disse anteontem que "o talento mercadológico, de marketing, é sempre um ponto fraco do PSDB e um ponto forte do PT".

Lula esteve no aeroporto em 2 de abril de 2004 para festejar a "inauguração". Apesar das comitivas, dos discursos e das promessas, porém, o presidente "batizava" apenas a pista de dois mil metros de extensão, que depois ainda teve de passar por ajustes. Somente no próximo dia 3 de abril, a Trip realizará o primeiro voo comercial entre Campo Grande e Bonito.

A inauguração do Aeroporto de Bonito é uma das armas de Mato Grosso do Sul para tentar fazer da capital, Campo Grande, uma das cidades-sedes da Copa de 2014. A outra concorrente no Pantanal é Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Segundo a presidente da Fundação Estadual de Turismo, Nilde Brum, a conclusão da obra demorou por problemas ambientais e por causa do rigor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em 2003, o governo federal liberou R$1,5 milhão para a obra em Bonito, em parceria com o governo do estado. Para a construção do terminal de passageiros, foi feita licitação, e a empresa vencedora se comprometeu a investir R$2,2 milhões. Em troca, vai explorar o terminal.

Apesar de o voo inaugural estar previsto para abril, voos comerciais só passarão a ter regularidade em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário