terça-feira, 24 de novembro de 2009

No Rio, Light agora tem apagão todo dia

DEU EM O GLOBO
Parte da Zona Sul fica às escuras novamente

Um defeito num cabo subterrâneo da Light deixou parte da Zona Sul sem luz. Cerca de 12 mil clientes de Ipanema, Leblon e Lagoa ficaram pelo menos 6 horas às escuras. A companhia disse que foi preciso suspender o serviço para "garantir a segurança" da rede e dos usuários. Desde o apagão, têm sido registradas interrupções parciais em vários bairros do Rio.

Ipanema, Lagoa e Leblon foram os bairros mais afetados; Light detectou defeito em cabo subterrâneo de energia

Natanael Damasceno

Um defeito em um dos cabos de energia da rede subterrânea da Light voltou a deixar parte da Zona Sul sem luz em menos de dez dias. Dessa vez, os bairros mais afetados foram Ipanema, Lagoa e Leblon, a região mais nobre da cidade.

Segundo a própria empresa, cerca de 12 mil clientes — entre edifícios residenciais, bares, restaurantes, supermercado e postos de gasolina — ficaram oito horas sem energia.

A Light normalizou o fornecimento às 23h50m e informou, por meio de nota, que interrompera a distribuição de energia na região para “garantir a segurança” da rede e dos usuários. No penúltimo sábado, outro defeito em cabos teria deixado sem luz várias ruas na região.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) deslocou agentes para os 28 cruzamentos cujos sinais deixaram de funcionar. Guardas municipais foram colocados para orientar o trânsito nas áreas afetadas.

Além da Zona Sul, outros bairros sofreram com a falta de energia ao longo do dia. Na Barra da Tijuca, um problema em outro cabo de energia, ocorrido no início da madrugada, deixou os moradores da região próxima à Avenida do Canal de Marapendi sem energia até o início da manhã. Segundo a Light, um cabo queimou na mesma caixa subterrânea que apresentou problemas no sábado.

Também tiveram problemas de abastecimento durante o dia bairros como Tijuca, Campo Grande, Anchieta e Recreio dos Bandeirantes. Segundo a Light, neste caso, os problemas foram causados por motivos diversos e resolvidos ao longo do dia. A Avenida Pedro II, em São Cristóvão, foi interditada na altura da Rua São Cristóvão, por causa do estouro de um transformador, que acabou pegando fogo.

Usuários criticam também a falta de informações Com os transtornos esquentando ainda mais o dia ensolarado, os consumidores não pouparam a empresa. O advogado Marcelo Araújo, de 37 anos, morador de Ipanema, reclamou: — Você telefona e não consegue uma posição. Somos consumidores e pagamos as contas em dia, mas não conseguimos uma resposta da empresa. Dizem apenas que o problema será resolvido dentro de 72 horas ou, ainda pior, que não há uma previsão.

É de uma ineficiência inacreditável

Nenhum comentário:

Postar um comentário