segunda-feira, 29 de junho de 2009

O PENSAMENTO DO DIA - Jamin Jahanbegloo

Os protestos em curso nas ruas do Irã e os desdobramentos sociais e políticos que se seguiram às eleições presidenciais são lembranças de uma busca secular pela democracia e de três décadas de luta por valores republicanos contra o domínio teológico na esfera pública iraniana. Desde a Revolução Iraniana de 1979 demonstrações em larga escala desse tipo não tiveram lugar no Irã. Dezenas de milhares de jovens, mulheres, artistas, intelectuais, artistas e gente comum juntaram-se e manifestaram-se nas cidades iranianas, desafiando as restrições governamentais, as forças de segurança e os grupos paramilitares. Isto não significa que outra revolução está à vista, apesar do ilusório pensamento de alguns não-iranianos. Mas significa, de fato que a República Islâmica do Irã agora enfrenta uma profunda crise de legitimidade, estando em questão os fundamentos do domínio teocrático e todo o sistema político estabelecido há trinta anos.


(Ramin Jahanbegloo, 18 de junho de 2009)
Fonte: Dissent.

O discurso do Capiberibe

João Cabral de Melo Neto

Aquele rio
está na memória
como um cão vivo
dentro de uma sala.
Como um cão vivo
dentro de um bolso.
Como um cão vivo
debaixo dos lençois,
debaixo da camisa,
da pele.

Um cão, porque vive,
é agudo.
O que vive
não entorpece.
O que vive fere.
o homem,
porque vive,
choca com o que vive.
Viver
é ir entre o que vive.

O que vive
incomoda de vida
o silêncio, o sono, o corpo
que sonhou cortar-se
roupas de nuvens.
O que vive choca,
tem dentes, arestas, é espesso.
O que vive é espesso
como um cão, um homem,
como aquele rio.

Como todo o real
é espesso.
Aquele rio
é espesso.
Como uma maça
é espessa.
Como um cachorro
é mais espesso do que uma maçã.
Como é mais espesso
o sangue do cachorro
do que o próprio cachorro.
Como é mais espesso
um homem
do que o sangue de um cachorro.
Como é muito mais espesso
o sangue de um homem
do que o sonho de um homem.

João Cabral de Melo Neto, fragmento de O CÃO SEM PLUMAS. Diplomata, como noticia O Globo de ontem, punido pelo regime de 1964. Como diz Moacyr Felix, no seu livro dedicado à obra do permambucano, poeta do "materialismo dialético", alusão esta que, segundo observadores, lembra nos versos de Cabral o Prefácio marxianos à Contribuição Crítica da Economia Política, de 1857.

Serra critica política econômica de Lula

Rose Mary de Souza, Jaguariúna
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Citado por Roberto Freire como nome forte para concorrer à eleição de 2010, governador de São Paulo ataca governo petista

Reunidos no XVI Congresso Estadual do Partido Popular Socialista (PPS-SP), partidários da candidatura do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), criticaram, na cidade de Jaguariúna, no interior paulista, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No painel de abertura, o ex-governador de São Paulo e atual secretário estadual do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, fez uma apresentação com base no tema do congresso, Brasil: sem mudança, não há esperança. Os tucanos Aloysio Nunes Ferreira e José Aníbal também se inspiraram na proposta do evento para conduzir suas falas em tom de crítica ao governo petista.

Eleições 2010

As críticas ao presidente Lula tiveram discurso exaltado do presidente do PPS, Roberto Freire, ao afirmar que a campanha eleitoral começou mais cedo. "O grande responsável é o presidente Lula, que desrespeitou a legislação iniciando campanha já há algum tempo". Na opinião dele, "há dois grandes nomes no PSDB neste momento para disputar a presidência nas eleições de 2010: José Serra e Aécio Neves".

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), também prestigiou o evento. Em sua fala, ele destacou que os democratas estão juntos com o PSDB, PPS e PV. "Já temos uma definição de caminharmos juntos sob o comando do governador Serra. A partir de janeiro vamos discutir os nomes dos candidatos com a liderança dele."

Convidado mais aguardado do evento, o governador paulista foi recebido na quadra de esportes do Jaguar Tênis Clube. Serra referiu-se ao PPS como um partido irmão, que colabora com o governo do Estado. Por isso, não poderia deixar de prestigiar o congresso.

Em seu discurso, fez vários comentários com alusões claras ao governo do atual presidente da República. Disse, por exemplo, que Índia e China estão indo bem, "mas o Brasil não tem uma política econômica de desenvolvimento".

Em outra parte de sua fala,Serra salientou que a indústria não está mais contratando. "O Poupatempo tem 32 mil ofertas de emprego, mas a grande maioria é da área de serviços", declarou, acrescentando que houve uma época em que o País exportava muito. "Vamos voltar a exportar", disse, em tom de campanha. "Isso é a questão número 1, é estrutural".

COMPARAÇÕES

No decorrer de sua palestra, o governador destacou o que considera os pontos fortes de seu governo e repetiu basicamente o que foi veiculado no último horário gratuito do PSDB veiculado na TV. "O seguro desemprego é criação minha. Lá no Poupatempo, de maio do ano passado até este ano, cresceram em 28% os pedidos do seguro desemprego", afirmou.

Com críticas indiretas à administração petista, Serra lembrou que Fernando Henrique Cardoso fez vários assentamentos da reforma agrária. "Até hoje vemos que isso não evoluiu."

O próximo encontro estadual do PPS ocorrerá em agosto. Desta vez, no Estado Rio.

Serra ataca PT e "loteamento" no governo

DA AGÊNCIA FOLHA, EM JAGUARIÚNA
DEU NA FOLHA DE S. PAULO


De olho em alianças para a eleição de 2010, tucano promete atender aos pedidos dos prefeitos do PPS

Disposto a garantir alianças com vistas às eleições, o governador de São Paulo e potencial candidato à Presidência, José Serra, disse anteontem, em discurso no 16º Congresso Estadual do PPS, em Jaguariúna (134 km de São Paulo), que fará "o possível para atender aos pedidos dos prefeitos do PPS".

Serra e o presidente nacional do PPS, o ex-deputado federal Roberto Freire, aproveitaram o encontro para criticar o governo federal e o PT.

"O PT usa o governo como se fosse propriedade privada. Quando o PT foi para o governo, incorporou esse patrimonialismo do partido. Em São Paulo, não existe esse loteamento governamental, ao contrário do governo federal", atacou o governador.

Freire, por sua vez, afirmou que o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) -vitrine do governo sob responsabilidade da ministra Dilma Rousseff- "não anda no país, o que anda é a corrupção".

Na disputa

Além de Serra, o ex-governador e secretário estadual Geraldo Alckmin (Desenvolvimento) e o chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira, também participaram do encontro. No partido, os dois postulam o direito de representar o PSDB na disputa pelo governo em 2010.

Também acalentando o sonho de concorrer, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) esteve no encontro, que contou com a presença de cerca de 300 representantes do PPS estadual, entre prefeitos, secretários e vereadores.

De acordo com uma nota do PPS paulista, o congresso estadual teve como objetivo "debater as estratégias para as eleições de 2010".

Durante discurso, Serra disse ainda que conseguiu mudar a data do congresso do PPS -que estava marcado para a semana passada- para que pudesse participar. O governador contou que fez o pedido ao presidente do Diretório Estadual do PPS, deputado estadual David Zaia, porque estaria em viagem na data anterior. O governador ficou cerca de 45 minutos no evento e deixou o local de helicóptero.

No encontro do PPS/SP Serra critica o PT

DEU NO VALOR ECONÔMICO

Na tentativa de garantir alianças com vistas às próximas eleições, o governador José Serra (PSDB-SP), disse ontem em discurso no 16º Congresso Estadual do PPS, em Jaguariúna (134 km de São Paulo), que fará "o possível para atender os pedidos dos prefeitos do PPS" no Estado.
Serra e o presidente nacional do PPS, o ex-deputado federal Roberto Freire, usaram o encontro para criticar o governo federal e o Partido dos Trabalhadores.

"O PT usa o governo como se fosse propriedade privada. Quando o PT foi para o governo, incorporou esse patrimonialismo do partido. Em São Paulo, não existe este loteamento governamental, ao contrário do governo federal", disse o governador. Roberto Freire afirmou que "o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] não anda no país, o que anda é a corrupção".

Além de Serra, participaram do congresso o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), o ex-governador e secretário estadual Geraldo Alckmin (Desenvolvimento), e o secretário estadual Aloysio Nunes Ferreira (Casa Civil). Cerca de 300 representantes do PPS estadual estavam no evento, entre prefeitos, secretários e vereadores.

Serra e Kassab não chegaram a se encontrar. Ambos permaneceram menos de uma hora no congresso. Membros da Executiva do PPS disseram que a presença dos dois no evento reforça ainda mais a intenção de uma possível aliança entre as duas siglas nas eleições de 2010.

Durante discurso, Serra disse ainda que conseguiu mudar a data do congresso do PPS -que estava marcado para a semana passada- para que pudesse participar. O governador contou que fez o pedido ao presidente do Diretório Estadual do PPS, deputado estadual David Zaia, porque estaria em viagem na data anterior.

Serra também usou parte de seu discurso para enaltecer obras do governo estadual. O governador ficou cerca de 45 minutos no evento e deixou o local de helicóptero por volta das 14h30.

Serra diz que só decide em 2010

Raymundo Costa e Cristiano Romero, de Brasília
DEU NO VALOR ECONÔMICO


O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ao presidente Lula que só em março decidirá se será ou não candidato à sucessão. A decisão do governador deixa os outros partidos na defensiva, inclusive o maior deles, o PMDB. Há dúvidas até se a ministra Dilma Rousseff, a escolhida de Lula, será a candidata do PT.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro há duas semanas, que só tomará uma decisão sobre uma possível candidatura presidencial em março de 2010, quando expira o prazo para desincompatibilização. Serra, segundo apurou o Valor, disse a Lula que pode, inclusive, optar por não sair candidato.

O governador paulista deixou a impressão, no Palácio do Planalto, de que só lançará sua candidatura se concluir que tem condições de bater o candidato de Lula - até o momento, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, cuja candidatura ainda é vista com desconfiança até por aliados. Serra não está disposto a perder o mandato de governador do Estado mais rico do país para entrar numa "aventura". Neste momento, ele lidera todas as pesquisas de opinião, mas sabe que o presidente Lula vai fazer tudo para eleger Dilma.

"Posso ser candidato?", indagou recentemente o governador em conversa com uma pessoa de suas relações. Ele mesmo respondeu positivamente, mas com uma ressalva: "Posso, sim, mas é uma balela essa história de que sou candidato de qualquer maneira". Fez uma pausa e depois enfatizou, segundo relatos feitos ao Valor: "Isso não existe". O comentário, feito a mais de uma pessoa, chegou a petistas e pemedebistas, que procuraram caracterizá-lo como receio de enfrentar um candidato apoiado por um presidente forte. Entre os tucanos acredita-se que Serra está apenas fazendo jogo de nervos, pois considera que pode bater Dilma tanto quanto bateu Marta Suplicy em São Paulo em 2004.

Na avaliação que faz da crise econômica aos tucanos, Serra diz que "a queda forte" da economia já aconteceu, mas que em 2009 o crescimento será negativo. Melhora, mas apenas um pouco, no próximo ano. Trata-se de uma avaliação inteiramente diferente da feita pelo governo, que aposta em crescimento acelerado em 2010, fato que beneficiaria Dilma Rousseff. A crise teve reflexos negativos na arrecadação de São Paulo, mas, enquanto outros Estados tiveram de cortar investimentos, o cronograma de obras paulistas mantém o ritmo - São Paulo, alega Serra dispõe de recursos provenientes de concessões, financiamentos externos, venda da Nossa Caixa e da folha-salário, portanto, não depende apenas da receita corrente.

Serra sempre se recusou a antecipar a disputa sucessória. Para governar, ele precisa ter um bom relacionamento com o governo federal. Em dois anos e meio de mandato, teve a maioria dos seus pleitos atendida pelo presidente Lula e pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Obteve, por exemplo, três autorizações para elevar o endividamento do Estado e, assim, aumentar a capacidade de investimento em obras.

Serra prima por uma política de boa vizinhança com Brasília, fazendo oposição discreta a Lula, algo que durante algum tempo parecia uma estratégia de Aécio Neves, governador de Minas Gerais e seu concorrente na briga interna do PSDB para ver quem enfrentará o candidato de Lula em 2010. Quando critica publicamente o governo, Serra se limita às políticas monetária e cambial, das quais discorda desde o primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, seu colega de partido e um de seus mentores políticos. Nas conversas reservadas, Serra revela um visão do governo Lula muito menos condescendente.

O governador acha que a campanha presidencial foi antecipada em demasia pelo presidente Lula. Ainda assim, ele quer que a decisão do PSDB fique para 2010. Para Serra, a antecipação da campanha não significa que as análises são mais ricas. O raciocínio é que, a mais de um ano da eleição, é difícil saber como estarão os principais atores da sucessão no início do próximo ano.

Em política, um ano é muito tempo, diz Serra a seus aliados do PSDB. De fato, um retrospecto da história recente do país dá razão ao governador. Em abril de 1988, o que se sabia sobre a eleição de 1989? Era impossível imaginar, na ocasião, que o pleito seria decidido no segundo turno entre os dois candidatos mais improváveis - Fernando Collor de Melo e Lula. O mesmo se deu nas eleições seguintes (excetuadas as duas reeleições, de 1998 e 2006).

No PSDB, as opiniões estão divididas sobre a antecipação da campanha presidencial. Há quem considere, como Aécio Neves, que os tucanos devem dinamizar o processo para ocupar espaço. Mas há também quem considere isso absolutamente secundário. Os tucanos, na verdade, tiraram proveito do programa eleitoral, na semana passada, e farão isso a partir desta semana com a celebração dos 15 anos do Plano Real.

Os defensores do adiamento da campanha acham que Lula poderia fazer tudo o que está fazendo agora em três meses de 2010 - a partir de julho de 2010, por exemplo, a TV Globo entrevista todos os dias os candidatos no "Jornal Nacional", o programa de maior audiência no país. Em seguida há o registro das candidaturas e, por fim, o horário eleitoral gratuito na TV, eventos mais do que suficientes para tornar conhecidos os candidatos. Serra é partidário dessa tese, mas, como já é visível a olho nu, os tucanos preferiam combinar as duas estratégias.

Um exemplo sempre citado é o do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que partiu de um baixo patamar de conhecimento e chegou ao segundo turno da eleição de 2008 à frente da ex-prefeita Marta Suplicy. Alguns tucanos avaliam inclusive que a longa exposição de Dilma, pelo contrário, pode até ser pior e causar um desgaste prematuro de sua candidatura. Principalmente se o PT, temendo uma derrota, repita erros do passado recente.

O empenho dos tucanos, neste primeiro semestre, foi começar a pavimentar o caminho para fazer boas alianças para 2010. Há uma explicação para essa estratégia. O Rio de Janeiro, por exemplo, pode ser uma pedreira para o PSDB, se o julgamento ficar por conta dos números que ele teve no Estado em 2002 (pior, só no Ceará de Ciro Gomes, então candidato do PPS). Naquele ano, além da onda vermelha, Serra enfrentou o candidato local à sucessão, o ex-governador Anthony Garotinho. Tinha um palanque fraco. Agora, pode contar com os palanques do deputado Fernando Gabeira (PV) para o governo ou para o Senado e do ex-prefeito César Maia. E até de Sérgio Cabral, se o PT tiver candidato próprio para governar o Estado ou não apoiar a sua reeleição.

Serra prefere dedicar a maior parte do seu tempo à administração de São Paulo, adotando medidas que ele acredita que darão substância ao discurso de uma possível candidatura em 2010. Ele vê no embate da eficiência um grande diferencial com a possível candidata do presidente. O governador acredita que fez, em menos de três anos, muito mais do que o governo Lula em quase sete anos.

Embora esteja dedicado à administração de São Paulo, Serra não descuida do projeto político. Está sempre com Aécio, para desfazer intrigas dos adversários, mas sobretudo dos próprios correligionários. Aos poucos, vai sedimentando uma relação de confiança com o neto de Tancredo Neves. Recentemente um interlocutor perguntou a Serra se, a exemplo de Lula, Aécio também não antecipara a corrida sucessória. Serra foi elegante: para ele, foi "uma coisa de muito menor peso", se comparada à movimentação de Lula.

Com gestos assim o governador paulista tenta assegurar que os eleitores de Minas ficarão efetivamente com a sua candidatura, caso haja um acordo com Aécio - no PSDB diz-se que é só uma questão de tempo. Serra quer evitar o que aconteceu em 2002, quando foi apoiado por Aécio, mas o governador mineiro ficou com um pé em cada canoa. A situação de Aécio em Minas também aconselha Serra a adiar a decisão sobre sua candidatura: como pretendente à vaga de candidato do PSDB, o governador mineiro mantém mais controle sobre a sucessão no Estado em 2010.

O PSDB, especialmente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, insiste na tese de que uma chapa pura com Serra na cabeça e Aécio na vice é imbatível. Aécio tem dúvidas que devem ocorrer também a Serra, só que o paulista evita comentá-las mesmo entre os mais íntimos por entender que de modo algum pode ferir suscetibilidades que o afastem do governador de Minas.

Serra passou a acompanhar Aécio nas viagens aos Estados e também concordou com a proposta de realização de prévias para a escolha do candidato do partido, duas exigências de Aécio. Nada impede que os dois voltem a se bicar, mas a relação política entre eles está melhor do que em janeiro e fevereiro passados. Ambos estão empenhados nas articulações para a formação dos palanques regionais.

O PSDB acha que vai manter a votação que Alckmin teve nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Em São Paulo acredita que Serra será mais votado do que Alckmin foi em 2006. A avaliação é que, apesar do esforço do governo para penetrar no Sul, a região é naturalmente refratária ao PT, como demonstrariam as pesquisas encomendadas pelo partido. Agora os tucanos tentam equilibrar o jogo no Nordeste, um território predominantemente lulista.

Os recados de Serra ao Palácio do Planalto - de que só decide em 2010 e pode até não ser candidato - embaralham o quadro eleitoral, pois todos os partidos esperam uma solução definitiva para mapear seus movimentos - entre os atuais aliados de Lula ainda há quem duvide até de que Dilma será a candidata do PT. Confiante na recuperação da saúde da ministra, o presidente não tem dúvida de que ela será a candidata do partido.

UFJF: Livro resgata política social do governo Itamar Franco

A Editora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em co-edição com a Fundação Astrogildo Pereira, lança no dia 1º de julho o livro Era outra História ? Política Social do Governo Itamar Franco, de autoria de Denise Paiva. Denise foi assessora de assuntos sociais da presidência durante o governo Itamar Franco, e nesta obra promove um resgate da história recente do Brasil com a visão de quem participou diretamente desta história.

O livro mostra como o governo Itamar Franco inaugurou um novo contexto da política social, dando vez e voz à sociedade civil e fortalecendo a governabilidade em um período delicado, no qual havia se retomado recentemente a democracia. De acordo com a autora, o livro oferece uma importante etapa da história brasileira que os meios acadêmicos e políticos relegaram ao limbo. "É um momento sobre o qual o país precisa se debruçar e estudar melhor. A política social colocada em prática naquela época deu base inclusive para se implantar um plano econômico vitorioso, como o plano real".

Denise explica que sua idéia de contar esta "outra história" surgiu de uma responsabilidade ética e cívica de se compartilhar um momento tão importante para o país, até hoje pouco analisado e do qual teve o privilégio de participar.A autora reaviva o momento de forma compartilhada, trazendo, para contar a história, outras pessoas que participaram do governo Itamar Franco, nas mais diversas áreas. Para desenvolver a presente obra, a autora dedicou dois anos a um intenso trabalho de pesquisa, entrevistas e análise de documentos da época.


Denise conta que realizou a primeira entrevista para o livro no dia 7 de junho de 2007, com Plínio de Arruda Sampaio. "Dessa entrevista saí com a certeza de que tinha a história e o roteiro na mão". Denise ressalta que o livro mostra as contradições deste momento político: "Todo processo político é contraditório e eu procurei me debruçar também sobre estas contradições".

A obra tem uma linguagem acessível e coloquial, além de transpirar emoção. As entrevistas são registradas no livro em forma de diálogo, o que contribui para uma maior aproximação entre leitores e personagens. Esta linguagem escolhida é uma forma de aproximar a obra dos jovens. O livro é de importância para todos que se interessam pela História do Brasil, bem como estudiosos de áreas específicas como comunicação, serviço social, administração, política, direito e ciências sociais, por descrever todo um sistema de governo que empreendeu esforços em todas essas áreas para alcançar um bem comum.

O lançamento ocorre no dia 1º de julho, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes, localizado na Rua Benjamin Constant, 790, centro, Juiz de Fora - MG.

Fonte: Assessoria de imprensa da UFJF.

A política boa ou má

Fábio Wanderley Reis
DEU NO VALOR ECONÔMICO


A edição eletrônica da revista "Newsweek" exibe, desde 18 de junho, matéria de Jeremy McCarter ("Reagan Was Wrong") sobre Henry Fairlie, escritor e jornalista britânico radicado nos Estados Unidos a partir de 1966 e falecido em 1990. Fairlie, que se definia como conservador mas criticou duramente o Partido Republicano e o mitificado Ronald Reagan, via na esfera política "o único lugar em que um povo livre pode lutar contra as tiranias das outras esferas - especialmente a econômica". A política era, para ele, "essencialmente boa", e os políticos eram os mensageiros a justificar a esperança no empenho de uma sociedade em apefeiçoar-se e melhorar.

É evidente o contraste dessa perspectiva com a "repugnância" pela política, na expressão usada há pouco até em editoriais da imprensa brasileira, que parece prevalecer entre nós. Esse contraste inclui ou disfarça várias coisas.

Para começar, temos a correspondência, quanto à qual Fairlie representaria clara exceção, entre posições conservadoras ou "progressistas" (ou de direita ou esquerda), de um lado, e, de outro, o ânimo favorável ou desfavorável à ação política e ao Estado: o rechaço à política e ao Estado seria característico de um conservadorismo inclinado a santificar a esfera privada e o mercado.

Mas os valores que aí se revelam costumam reclamar também um fundamento analítico "realista". Contra as ilusões e o "sonho" das esquerdas, que respaldam a concepção da política como a esfera da luta nobre contra as tiranias privadas, cabe ver o enfrentamento dos interesses ou egoísmos privados como natural ou mesmo bom.

De parte a parte, há fatores diversos de confusão, alguns dos quais tenho aqui apontado às vezes. Assim, a desqualificação da política (a "repugnância") pode nascer precisamente da sua idealização. Tratando-se com ela da busca do bem público, supõe-se que o fato de que o interesse próprio seja motivação importante também na política não possa ser visto senão como inaceitável, em contraste com o realismo leniente quanto à conduta guiada pelo interesse na esfera econômica e privada. Seria preciso contar, portanto, com gente feita de massa especial e singular propensão à virtude para dedicar-se à política.

À esquerda, por seu turno, temos a frequente satanização do mercado e a vilificação do interesse como tal, contraposta à utopia da solidariedade e do altruísmo que seria possível pretender como orientação na ação política. O que se tende a esquecer aqui é a complicada relação do valor da solidariedade com o valor da autonomia. Trata-se, com este último, de trazer a cada um a possibilidade de afirmar-se e realizar-se, o que, compondo o ideário tradicional da esquerda, redunda em redefinição ambiciosa da ideia mesma de interesse. Em abstrato, a complicação envolvida pode ser expressa no que alguns têm descrito como a precedência lógica do egoísmo sobre o altruísmo: se alguém não goza pura e simplesmente os frutos do altruísmo solidário, para quê (ou, na verdade, como) ser altruísta? Num plano talvez mais comezinho, não há como favorecer a autonomia dos cidadãos e começar por negar-lhes a autonomia na fundamental esfera econômica, vale dizer, por negar o mercado.

Essa acolhida ao interesse e ao mercado não tem por que deixar de ir além de um liberalismo restrito ao mero plano econômico. Não queremos a sociedade em que a ameaça a interesses ou valores importantes, ou a nossos direitos, exija a permanente mobilização política. Queremos, ao contrário, a sociedade em que nos seja facultado ir para casa em paz, precisamente porque nossos valores (nossos direitos e mesmo interesses) estão garantidos.

Mas essa sociedade tem de ser construída - politicamente. E tal construção, onde surge a política "essencialmente boa" de Fairlie em que a sociedade se empenha em tornar-se melhor, tem necessariamente de valer-se da conciliação, tão hábil quanto possível, da inspiração nobre com interesses diversos cuja simples coexistência tende a produzir conflito, mas cuja capacidade de afirmar-se consistentemente no plano político são um componente indispensável do processo.

A boa política de Fairlie obviamente supõe um Estado suscetível de transformar-se no instrumento eficaz da neutralização ou minimização das tiranias privadas e das desigualdades e antagonismos que as propiciam, sem com isso incapacitar-se para regular com equilíbrio o jogo dos interesses. Se o Estado autoritário, o "sujeito" de políticas que se identifica de vez com certos interesses e desígnios, é um dos extremos negativos a evitar, o outro é o Estado tornado pura "arena", que ele próprio se "balcaniza" e se deixa transformar numa espécie de mercado, aberto a ser usado fragmentariamente para o acesso direto a ganhos privados.

Resta a ponderação de que as condições gerais da sociedade impedem ou facilitam, elas próprias, o êxito do esforço de construção adequada. Em nosso caso, elas parecem, bem ou mal, ter permitido exorcizar o perigo autoritário. Já o do Estado-mercado...

Fábio Wanderley Reis é cientista político e professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais. Escreve às segundas-feiras

Lula em obras: cuidado!

Fernando de Barros e Silva
DEU NA FOLHA DE S. PAULO


SÃO PAULO - Lula degrada a discussão pública no país. Segundo ele, a imprensa (mas só a "burguesa") vive do "denuncismo desvairado". E a nação, diz, "precisa de boas notícias". Sua fala banaliza os escândalos do Senado, pondo sob suspeição aqueles que os revelaram. Na prática, o ataque retórico ao jornalismo serve para dar um verniz de legitimidade à opção pelo indefensável. Lula se alia aos senadores do PFL para salvar Sarney e sua camarilha. Mais uma vez, entre a esquerda e a direita, fica com o atraso.

O pouco caso diante do quadro de descalabro no Senado serve para qualificar o uso que Lula faz da sua popularidade, além de explicitar seu desapego pela moralidade.

Na mesma sexta-feira, o presidente ainda disse que "o país foi feito para não funcionar". Alegou que a "máquina de fiscalização" do Estado "é muito mais eficiente que a máquina de execução".

Ou seja, o país que Lula reclama é aquele que tem uma imprensa chapa-branca e um Estado caixa-preta. O Brasil talvez esteja mais próximo dessa utopia obscurantista do que os "desabafos" do presidente fazem supor.

"Deixa o homem trabalhar": o conteúdo latente do bordão da campanha de 2006 vem à tona no exercício do mandato. Com Collor também foi assim: o slogan "caçador de Marajás" embutia, como um sentido oculto, a destruição do Estado que seu governo levaria a cabo.

Agora, o que se vê é a apropriação laboriosa do Estado pelos amigos do rei. Quando gritam "a Petrobras é nossa!", os petistas sintetizam numa fórmula o espírito de uma época. Lula faz um governo neopatrimonialista de comunhão nacional: do PR ao PMDB, dos usineiros às empreiteiras, dos banqueiros à CUT, todos só querem "trabalhar". O lulismo é uma forma de degradação dos valores da República.


Este colunista ficará afastado de suas atividades profissionais pelos próximos três meses, para um período de estudos. Até a volta.

A transição incompleta

Paulo Guedes
DEU EM O GLOBO


"Não sei a quem interessa enfraquecer o Poder Legislativo no Brasil. Quando o Congresso foi desmoralizado e fechado, foi muito pior para a democracia", adverte Lula a propósito dos escândalos no Senado. São compreensíveis o bom senso e a complacência de um presidente cuja popularidade cresce na exata medida em que se degenera a imagem da classe política. Essa é a essência do fenômeno Lula. Na imensa escuridão da coisa pública, brilha por contraste esse homem do povo, tão alienado e impotente quanto qualquer outro trabalhador brasileiro ante as práticas obscuras das criaturas do pântano. Se não tem as luzes para trilhar o caminho da reforma política, Lula tem para nossa sorte uma extraordinária intuição. Resistiu ao imperativo bolivariano de simplesmente soprar o apagão do Congresso.

Ora, a ninguém interessa enfraquecer e desmoralizar os senadores. É surpreendente sua própria falta de iniciativa, pois, afinal, "a crise não é minha, é do Senado", informa-nos José Sarney. A cultura do privilégio, o empreguismo, o nepotismo, a falta de transparência nos atos e gastos do Senado derrubam vertiginosamente sua credibilidade, mas o ex-presidente explica a displicência ética e a apatia administrativa ante os sucessivos escândalos: "Julguei ser eleito para presidir politicamente a Casa, não para limpar lixeiras em sua cozinha." Pois então presida politicamente a Casa, senador. Surpreenda-nos com a iniciativa da reforma política, um desafio à altura de um ex-presidente da República que se dispôs a voltar ao Congresso. Poderá ter a ajuda de outro senador interessado em reescrever sua biografia após o escândalo do mensalão: o ex-presidente Fernando Collor.

Não acredite que são naturais os escândalos, sem fundamentos na hipertrofia do Estado, na centralização administrativa, na estrutura partidária e na legislação eleitoral, como acreditou um dia que a inflação fosse também dissociada dos fundamentos fiscais, monetários e cambiais. Os economistas aprenderam com os erros, em uma longa série de tentativas de estabilização. Já os políticos ficaram para trás. A sequência de escândalos ainda não trouxe maior transparência e eficácia em suas atividades, desde o financiamento das campanhas até a obtenção de maiorias parlamentares.

Para Tocqueville, a revolução de 1789 dá continuidade a tendências manifestas já no Antigo Regime. E o que faz de Robespierre, o radical jacobino, uma figura imortal é que "a Revolução fala através dele seu discurso mais puro", registra François Furet, em "Pensando a Revolução Francesa" (1983).

Presidente da Arena, presidente do PDS no Antigo Regime, presidente da República por uma fatalidade na redemocratização, três vezes presidente do Senado, José Sarney, sem a reforma política, pode ir para a História como o representante mais puro do Antigo Regime em uma transição ainda incompleta.

Golpe de Estado depõe presidente de Honduras

Reuters, Efe, Ap e Afp, Tegucigalpa
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

O presidente de Honduras, Juan Manuel Zelaya, foi destituído ontem do cargo por militares, em cumprimento a uma ordem da Suprema Corte do país. A ação foi uma resposta à insistência de Zelaya em realizar um plebiscito para mudar a Constituição e permitir a sua candidatura à reeleição. Zelaya foi surpreendido em sua residência às 6 horas (9 horas de Brasília) por cerca de 300 militares, que desarmaram seus 10 seguranças e o levaram, ainda de pijamas, para a Costa Rica. Em sessão extraordinária, parlamentares hondurenhos leram uma carta de renúncia atribuída ao presidente deposto e deram posse ao presidente do Congresso, Roberto Micheletti. Porém, ao desembarcar no exílio, Zelaya negou a autoria da carta.

Presidente de Honduras sofre golpe de Estado e é forçado ao exílio

Justiça ordena a destituição de José Manuel Zelaya, que é preso e enviado para a Costa Rica ainda de pijamas

A Suprema Corte de Honduras ordenou ontem que o Exército destituísse o presidente do país, José Manuel Zelaya, em razão de sua insistência em realizar um plebiscito - programado para ontem - para mudar a Constituição, permitindo que ele se candidatasse à reeleição nas eleições gerais, em novembro.

Às 6 horas (9 horas de Brasília), cerca de 300 militares chegaram em caminhões e cercaram a casa de Zelaya, localizada em Tres Caminos, leste da capital Tegucigalpa. Depois de uma troca de tiros - não foram divulgados detalhes sobre mortos ou feridos -, os soldados desarmaram dez seguranças, entraram na residência e prenderam o presidente, ainda de pijamas.

Zelaya foi levado a uma base aérea, de onde embarcou para a Costa Rica. Foi o primeiro golpe de Estado na América Central desde o fim da Guerra Fria e o terceiro na história de Honduras - o país sofreu outros dois, em 1956 e 1982.

O plebiscito proposto por Zelaya, um aliado do presidente venezuelano, Hugo Chávez, foi considerado ilegal pela Justiça do país, pelo Congresso, incluindo membros do próprio partido de Zelaya, e enfrentava oposição também do Exército.

Na semana passada, em resposta à votação, os parlamentares aprovaram uma lei que impedia a realização de consultas populares 180 dias antes e depois das eleições. Zelaya ignorou a lei e manteve o plebiscito.

Na quinta-feira, porém, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Romeo Vázquez, negou-se a dar apoio logístico à votação, argumentando que ela havia sido declarada "ilegal" pelo Congresso. Um dia depois, Zelaya destituiu o general e a crise se agravou.

Após a demissão de Vázquez, o ministro da Defesa, Ángel Orellana, e outros comandantes militares também renunciaram. A situação piorou quando a Justiça acatou dois recursos contra a destituição do general e mandou reconduzi-lo ao cargo. "As Forças Armadas agiram em defesa da lei", afirmou o Judiciário em comunicado lido ontem nas rádios.

Em sessão extraordinária convocada após a saída de Zelaya do país, os deputados hondurenhos leram uma carta atribuída ao presidente em que ele renunciava por causa da crise política e de problemas de saúde. "Em razão de problemas graves de saúde, apresento minha renúncia irrevogável", dizia o texto supostamente escrito pelo presidente.

Assim que desembarcou na Costa Rica, ainda de pijamas, Zelaya deu entrevista à rede de TV venezuelana Telesur negando a autoria da carta. "Jamais renunciei e nunca usarei esse mecanismo. A carta é uma mentira. Cometeram um crime contra a democracia." Zelaya pediu que o povo resista de maneira pacífica ao golpe e afirmou que foi "sequestrado" e "expulso" do país contra sua vontade.

Na mesma sessão extraordinária de ontem, os deputados de Honduras nomearam Roberto Micheletti, líder do Congresso, como novo presidente do país. Em uma de suas primeiras medidas, Micheletti decretou toque de recolher por 48 horas, até amanhã. Em uma coletiva após a posse, ele também afirmou que receberá "com muito gosto" Zelaya se ele desejar voltar a Honduras sem o apoio de Chávez. Micheletti deve permanecer no cargo até 27 de janeiro de 2010 - último dia do mandato de Zelaya.

Repercussão
A destituição de Zelaya recebeu críticas da comunidade internacional, principalmente de seus aliados bolivarianos.

Cronologia
2005: Manuel Zelaya vence eleição presidencial

2009: Zelaya organiza referendo para permitir reeleição. Votação seria realizada ontem

Terça-feira: Parlamento rejeita referendo. Supremo Tribunal Eleitoral e Exército o declaram ilegal

Quarta-feira: Zelaya destitui o general Romeo Vasquez

Quinta-feira: Suprema Corte restitui Vasquez

Sábado: O presidente declara ter o controle da situação

Ontem: Zelaya é detido por volta das 6 horas e enviado à Costa Rica. Do exílio, conclama povo a praticar a "desobediência pacífica"

Eleito pela direita, Zelaya fez governo à esquerda

AFP
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

José Manuel Zelaya, de 57 anos, era empresário e fazendeiro antes de se tornar presidente de Honduras. Tem 1,90 metro de altura e um visual chamativo: usa bigode, botas e chapéu de cowboy.

Comunicativo, Zelaya foi eleito pelo direitista Partido Liberal, em 2005. Mas seu posicionamento político deu uma ginada espetacular para a esquerda ao longo do mandato, culminando na adesão de Honduras à Aliança Bolivariana das Américas (Alba), modelo de integração regional do presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Zelaya nasceu em 20 de setembro de 1952, em uma família de madeireiros e fazendeiros de Olancho, no oeste do país. Chegou a cursar engenharia civil, mas abandonou os estudos para se dedicar ao trabalho nas terras da família. A origem rural de Zelaya transparece em seu apego à família (tem quatro filhos), na paixão por gado e cavalos e no gosto musical.

Zelaya foi presidente de uma associação de industriais madeireiros e do conselho hondurenho de empresas privadas. Foi também diretor de um banco, mantendo-se em contato com a cúpula do empresariado de seu país. Como funcionário público, destacou-se pela atuação no Fundo de Investimento de Honduras, durante as obras de reconstrução de áreas devastadas pelo furacão Mitch (1998).

Brasil atua para reverter golpe em Honduras

Denise Chrispim Marin, Buenos Aires
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Amorim busca estratégia que dê ao País papel central na recondução de Zelaya ao poder

O governo brasileiro mobilizou-se desde a manhã de ontem para se opor ao golpe de Estado em Honduras e, especialmente, para pressionar em favor da recondução de José Manuel Zelaya à Presidência hondurenha.

Além de emitir uma nota de dura condenação ao episódio, o Itamaraty instruiu o embaixador na Costa Rica, Tadeu Valadares, a apresentar o apoio brasileiro a Zelaya, assim que desembarcasse em San José.

Em Washington, o embaixador do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), Ruy Casaes, recebeu ordem de não permitir que o organismo suspenda sua reunião para tratar do tema antes de emitir uma veemente condenação ao golpe.

A orquestração partiu do próprio ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que se encastelou no Itamaraty desde que recebeu a notícia de Tegucigalpa. Ao chanceler coube a tarefa de montar um esquema capaz de colocar o Brasil no centro do desmantelamento do golpe. Amorim determinou ao embaixador Valadares que deixasse claro a Zelaya a decisão do Brasil de exercer toda a pressão necessária para seu retorno a Honduras.

Também avisou Casaes que a OEA tem de se manter em reunião permanente, até que haja a recuperação da ordem institucional em Honduras. O embaixador brasileiro em Tegucigalpa, Brian Michael Fraser Neele, que não estava no país até a manhã de ontem, recebeu instruções para retornar imediatamente a Honduras. A crise fora acompanhada pelo encarregado de negócios, ministro Francisco Catunda Resende.

Durante a manhã, Amorim conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio de nota divulgada pelo Itamaraty, o governo brasileiro evitou as expressões "golpe de Estado", para se referir ao movimento militar que derrubou o presidente de Honduras, e "sequestro", ao tratar da forma como Zelaya foi arrancado da residência oficial e conduzido arbitrariamente, em helicóptero, para a Costa Rica.

O texto condena de "forma veemente" a retirada de Zelaya do Palácio Presidencial e sua "condução para fora do país" e "conclama" pela sua reposição "imediata e condicional" a suas funções. "Ações militares desse tipo configuram atentado à democracia e não condizem com o desenvolvimento político da região", acentua a nota. "Eventuais questões de ordem constitucional devem ser resolvidas de forma pacífica, pelo diálogo e no marco da institucionalidade democrática."

Ontem, em meio à eleição parlamentar argentina, a presidente Cristina Kirchner declarou que o golpe de Estado em Honduras significa "o retorno da barbárie na América Latina". Cristina informou que instruiu seu chanceler, Jorge Taiana, a manter contatos para a convocação da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e do Grupo do Rio para que as entidades pressionem pela recondução de Zelaya à presidência. Concentrada nas eleições, a chancelaria argentina não havia emitido nenhuma nota oficial sobre o golpe em Honduras.

Comunidade internacional em peso condena a ação

DEU EM O GLOBO

BRASÍLIA. Em todo o mundo, o tom de condenação foi unânime em relação à crise em Honduras, que a Organização dos Estados Americanos (OEA) classificou como um golpe. O secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, manifestou-se contra o levante e pediu que a ordem constitucional fosse restabelecida. Em nota emitida pelo Ministério de Relações Exteriores, o governo brasileiro classificou a ação dos militares como "um atentado à democracia, que não condiz com o desenvolvimento político da região". A União Europeia pediu à volta à normalidade constitucional, e a ONU se reúne hoje para discutir o assunto.

EUA seguem reconhecendo Zelaya como o presidente

O ministro Celso Amorim orientou os representantes do Brasil na OEA a sugerir que a organização mantenha reunião permanente até que seja solucionada a situação e pediu que o embaixador brasileiro na Costa Rica fosse receber Manuel Zelaya. A nota do Itamaraty informa que o presidente Lula acompanha o assunto.

O embaixador dos EUA em Tegucigalpa, Hugo Llorens, disse que Zelaya é o único governante do país reconhecido pelos Estados Unidos, e o presidente Barack Obama pediu "respeito às normas democráticas".

- Estou profundamente consternado por relatórios que chegam de Honduras sobre a detenção e expulsão do presidente Zelaya - afirmou Obama. - Peço a todos em Honduras que respeitem as normas democráticas e o império da lei.

Para a presidente argentina, Cristina Kirchner, a "barbárie foi imposta em Honduras".

- O golpe recorda os piores momentos dos latino-americanos.

O governo cubano classificou o golpe de "brutal e criminoso". Na Bolívia, o presidente Evo Morales fez um chamado "aos presidentes e governos democráticos" para que condenem e repudiem o golpe.

O governo colombiano condenou o ato e recordou que Zelaya "foi eleito democraticamente". Através de um comunicado, o governo chileno pediu "a imediata restituição do presidente eleito Jose Manuel Zelaya".

Recuperação incerta

Deborah Berlinck*
DEU EM O GLOBO

BIS, o banco central dos BCs, alerta para ineficácia de planos de estímulo de países ricos e diz que emergentes podem demorar para voltar a crescer
Em seu primeiro relatório anual desde que a crise financeira internacional se agravou, em setembro de 2008, o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) - espécie de banco central dos bancos centrais - diz que os pacotes de estímulo à economia adotados por países ricos podem ser ineficazes. Além disso, afirma que os países emergentes podem não ter capacidade para voltar a crescer logo. O BIS cita dois motivos para as dúvidas: o "limitado progresso" em corrigir os problemas do setor financeiro e os riscos associados às políticas fiscais e monetárias expansionistas que foram adotadas por vários países na crise, com redução de impostos e juros. Ou seja: déficits de orçamento vão explodir além do previsto.

"Há um risco significativo de a recuperação econômica nas economias emergentes ser adiada", diz o BIS, acrescentando que obter ajustes necessários nas economias em desenvolvimento e ricas "pode levar tempo". O BIS coloca abertamente em dúvida também as ações para salvar bancos nos países ricos, dos quais dependem também as economias emergentes para sair do buraco. "No momento em que escrevemos (o relatório), a habilidade desses planos de gerar uma recuperação sustentada é uma questão em aberto", diz o documento.

O BIS responsabiliza os governos que estão no centro da crise, sobretudo EUA, por várias falhas. E bate forte num erro: o de não terem "agido rápido o bastante" para limpar os ativos de grandes bancos. Era preciso forçar os bancos a assumirem perdas, livrarem-se de ativos ruins, eliminarem excesso de capacidade e reconstruírem sua base de capital - única forma, segundo o BIS, "para reduzir incertezas, restabelecer confiança e lançar bases para um sistema financeiro eficiente". O BIS acusa governos de terem optado por medidas que punem os contribuintes.

A lentidão na limpeza dos ativos dos bancos deve-se, sobretudo, "à baixa vontade política de usar fundos públicos", diz o relatório, alertando que a falta de progresso neste campo "ameaça prolongar a crise e atrasar a recuperação". O texto critica ainda os planos para salvar os bancos, especialmente o dos EUA.

Para BIS, situação do Brasil é robusta

Executivos e especuladores que ganharam com o risco não estão sendo suficientemente responsabilizados pelas perdas, queixa-se o BIS. Além disso, ações de curto prazo para salvar os bancos podem estar atrasando os ajustes, alerta o banco. E o empurrão dos governos para facilitar a venda de bancos fracassados poderá criar outro problema no futuro: grandes instituições financeiras, o que aumenta riscos. O plano do Tesouro americano anunciado em março foi particularmente criticado pelo BIS por, no lugar de comprar ativos pobres dos bancos, ter optado por removê-los através de leilões.

O BIS vê "considerável incerteza" entre os países emergentes. Com exceção de China e Índia, a maioria verá sua economia encolher em 2009, só voltando a crescer em 2010. A recuperação vai depender de a demanda doméstica ser "suficientemente resistente para compensar a desaceleração na demanda dos países ricos". Os que mantiveram políticas prudentes e baixa dívida pública, como os asiáticos e parte da América Latina, terão mais chances de sobreviver, diz o BIS.

A recuperação da China é fundamental para muitos emergentes, já que o país absorve 20% das exportações dessas nações. Mas sua capacidade de importar está limitada, diz o BIS. Além disso, a China depende dos mercados ricos para manter suas exportações. O BIS diz que as vendas para União Europeia e EUA foram retomadas agora, "mas não está claro ainda se isso indica uma recuperação sustentada".

Os números do relatório confirmam que a crise levou a uma inversão violenta nos fluxos de capital (em alguns casos, de até 60%) para os países em desenvolvimento a partir do fim de 2008. Os mais afetados são Brasil, China, Coreia so Sul e Rússia. "É extremamente incerto quando e até que ponto os fluxos de capital privado para os mercados emergentes vão se recuperar", diz o relatório.

O Brasil - classificado pelo BIS como um país em situação "mais robusta" - está entre os emergentes que conseguiram manter alto nível de reservas, hoje em US$206,8 bilhões. China e Coreia do Sul também aumentaram seu nível de reservas de 2008 para 2009. Atualmente, elas estão em US$1,95 trilhão e US$226,7 bilhões, respectivamente. Mas o BIS diz não saber se o patamar pode ser mantido, caso haja mais instabilidade nos mercados daqui para a frente: "nessas condições, a retirada de financiamento aos mercados emergentes pode prejudicar severamente o ritmo de recuperação econômica".

O tom do relatório é o mesmo da carta que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, enviou aos ministros da Economia do G-20 (grupo que reúne principais economias ricas e emergentes) na última semana. No texto, Mantega apela para que os países evitem a tentação de reverter prematuramente as políticas fiscais e monetárias diante dos primeiros anúncios de recuperação, o que, segundo ele, prolongaria a desaceleração da economia mundial. "A crise não acabou. Ainda não estamos em terra firme", escreveu.
Em Washington, em entrevista ontem à TV NBC, o conselheiro da Casa Branca, David Axelrod, também manteve a cautela:

- Ainda não quebramos a coluna da recessão. Foram anos para chegarmos a essa confusão. Não sairemos dela em meses - disse ele, pedindo paciência aos americanos para que o pacote de estímulo de US$787 bilhões, lançado este ano, tenha efeito. - A maior parte do dinheiro do programa não foi gasta. Vamos ver qual impacto ele terá.

Em tempos de crise, um conselho do megainvestidor Warren Buffett pode valer US$1,68 milhão. Foi quanto pagou o vencedor do leilão, encerrado sexta-feira passada, em que foi oferecido um jantar com o bilionário. O montante, porém, não superou o do ano passado, quando um investidor de Hong Kong desembolsou US$2,1 milhões para ter alguns minutos de conversa com Buffett. O dinheiro vai para uma instituição de caridade.

(*) Com agências internacionais

Aos 15 anos e em meio à crise, real ganha força no cenário internacional

Luciana Rodrigues e Bruno Rosa
DEU EM O GLOBO

País emprestou US$10 bi ao FMI. Emissões na moeda somam R$17 bi

No ano em que completa uma década e meia, o real brilhou como nunca no mercado internacional. A moeda debutou no Fundo Monetário Internacional (FMI) e chegou até o Federal Reserve (Fed, o banco central americano). Em meio à maior crise econômica da História recente, o Brasil emprestou US$10 bilhões ao Fundo, participou de operação de troca de moedas com o Fed e foi um dos poucos países do mundo a verem suas reservas internacionais crescerem nos últimos meses. Numa prova da confiança de investidores internacionais na nossa moeda, empresas e governo brasileiro já fizeram R$17 bilhões em emissões de títulos em reais no exterior desde 2004. Segundo analistas, essas são demonstrações simbólicas da força do real no mundo.

- Isso tudo só foi possível porque o Brasil melhorou muito suas contas externas nos últimos cinco anos. Historicamente, o país sempre teve uma fragilidade nessa área, a crise cambial sempre esteve na nossa esquina. Dessa vez, não, resistimos bem à crise - afirma Luiz Carlos Prado, professor do Instituto de Economia da UFRJ.

País quer ampliar trocas comerciais em moedas locais

O real também ganha espaço nas trocas comerciais. Hoje, o Brasil já fecha suas importações e exportações com a Argentina nas moedas locais. E quer ampliar o sistema para os demais parceiros do Mercosul e outros países da região. Busca o mesmo com a China.

- Além de a moeda ser aceita no Mercosul, existe o projeto de trocas comerciais com a China em reais. Isso é muito importante. Nesse momento, o Brasil será, ao lado da China, uma das poucas nações que terão recuperação neste segundo trimestre - avalia Alfredo Coutiño, economista sênior da Moody"s Economy.com.

Segundo Coutiño, são poucas as moedas de países emergentes atraentes no mercado internacional. No caso dos títulos emitidos em moedas nacionais, além do real, há os papéis de China, Índia e Turquia. As emissões de empresas e do Tesouro Nacional em reais tiveram início em 2004 e ganharam fôlego até 2007. Ao comprar um título denominado em real, o investidor internacional dá um voto de confiança na economia brasileira, porque assume o risco cambial do país. Ou seja, em caso de crise econômica, se o real perder valor, o investidor terá prejuízo. Por isso, a emissão em moeda nacional é tão emblemática.

Com a crise financeira internacional, as captações em reais foram suspensas. Porém, para especialistas, a janela deve se abrir a partir do fim deste ano. O pontapé inicial se dará com o Tesouro Nacional, que pretende fazer nova emissão até dezembro. No mercado, há rumores de que grandes empresas estariam preparando captações em reais. Segundo o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, ao longo dos últimos 15 anos, o real passou a ser uma moeda forte:

- Isso é um processo. À medida que o país ganhou mais fundamentos, os investidores passaram a demandar os bônus porque a moeda já não tinha tanta volatilidade. Além das reservas, a situação fiscal foi importante, já que a relação dívida/PIB passou de 53%, em 2002, para 36% em 2008.

Em comparação aos países da América Latina, o Brasil tem posição de destaque. Segundo economistas, Colômbia, Peru e México fizeram algumas emissões de títulos em suas moedas, mas sem o sucesso do Brasil. O principal trunfo do país, dizem analistas, são suas elevadas reservas internacionais: - É o reflexo de um trabalho feito ao longo de dois governos (Fernando Henrique e Lula). E também de uma política bem-sucedida do Banco Central de acumulação de reservas. A crise mostrou que essa estratégia deu certo - avalia Fernando Ribeiro, economista da Fundação Centro de Estudos em Comércio Exterior (Funcex).

Brasil foi um dos poucos a não precisar de linha do Fed

Ribeiro lembra que a última grande crise externa que o Brasil atravessou foi a que desencadeou a maxidesvalorização do real, há dez anos. Hoje, o cenário é completamente diferente.

- O arcabouço de metas de inflação, câmbio flutuante e autoridade monetária responsável nos dá respaldo. Entre os emergentes, o Brasil foi o destaque. Isso fica evidente na recente recuperação dos mercados. Na queda, todo mundo foi junto. Agora, uns voltaram antes de outros. É emblemático que, nos últimos meses, o Brasil, em vez de queimar reservas, tenha acumulado ainda mais - afirma Mariam Dayoub, estrategista-chefe da Arsenal Investimentos.

Não por acaso, no auge da crise, o Brasil foi um dos poucos países emergentes a participarem de uma operação de troca de moedas com o Fed. A linha de crédito, de US$30 bilhões (para os quais o Brasil deixou à disposição o equivalente em reais), no entanto, não precisou ser acionada. Outros bancos centrais - como o europeu e o suíço - usaram a linha do Fed. Segundo Mariam, isso sinalizou para os mercados quem estava em melhor situação.

O empréstimo de US$10 bilhões ao FMI, fechado este mês, coroou a trajetória de resistência do real à crise.

Luiz Chrysostomo, da Neo Investimentos, ressalta que a estabilização da economia permitiu ao real ter reserva de valor e, assim, maior aceitação internacional. Ele lembra ainda que o país foi beneficiado pelo boom de commodities (matérias-primas) a partir de 2003.

Para Carlos Thadeu de Freitas, ex-diretor do Banco Central e economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio (CNC), daqui para frente os investimentos para exploração de petróleo no pré-sal darão maior sustentabilidade ao real.