sexta-feira, 5 de março de 2010

Tucanos antecipam propaganda com Serra

DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Em reação ao crescimento nas pesquisas da pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o PSDB paulista decidiu antecipar para este mês a propaganda partidária no rádio e na TV, prevista para ser veiculada só em junho, informa Silvia Amorim. O tempo será dedicado integralmente ao governador paulista, José Serra, virtual candidato do partido. A estratégia é dar um tom de balanço de seu governo.

PSDB paulista antecipará horário gratuito para alavancar Serra

Propaganda que seria veiculada em junho sairá este mês e dedicada integralmente ao presidenciável tucano

Silvia Amorim

Em reação ao crescimento nas pesquisas eleitorais da ministra-chefe da Casa Civil e pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, o PSDB paulista vai antecipar para este mês a propaganda partidária estadual em rádio e na TV que deveria ser veiculada só em junho. O tempo será dedicado integralmente ao governador e candidato virtual do PSDB na disputa presidencial, José Serra.

Originalmente, a distribuição do tempo no rádio e na TV entre os partidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) dava ao PSDB dez minutos em inserções ao longo da programação neste mês e mais dez minutos em junho.

No fim de fevereiro, o Diretório Estadual solicitou uma antecipação da cota de junho e, há poucos dias, teve a confirmação de que poderá veicular em um única dose as inserções partidárias. Elas serão exibidas nos dias 24, 26, 29 e 31.

Embora com abrangência limitada a São Paulo, a expectativa é de que os vídeos possam, ao menos, neutralizar os efeitos de uma ofensiva que está sendo preparada pelo adversário no berço tucano. A coordenação da campanha petista quer intensificar a presença da ministra no Estado.

As inserções do PSDB serão exibidas uma semana depois das peças estaduais do PT, que vão levar ao ar, no maior colégio eleitoral do País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma, nos dias 12, 15, 17 e 19. Eles vão dividir espaço com o senador Aloizio Mercadante (SP), cotado para disputar o governo paulista, e a ex-prefeita Marta Suplicy, postulante ao Senado.

Na avaliação dos tucanos, o crescimento das intenções de voto na ministra é resultado do aumento da exposição da petista na mídia em geral e, por outro lado, da reclusão de Serra.

O governador resistiu até agora à antecipação do anúncio de uma candidatura e, na opinião do partido, estaria pagando o preço por isso. O prazo final para que se afaste do governo para disputar a corrida presidencial é 2 de abril.

A decisão de antecipar a propaganda foi tomada antes da divulgação da última pesquisa Datafolha, no domingo passado, em que Dilma apareceu com apenas quatro pontos porcentuais atrás de Serra. Entretanto, já havia na época a percepção da escalada da adversária.

De acordo com o levantamento, o governador tem 32% das intenções de voto e a ministra, 28%. Essa diferença já foi de 14 pontos porcentuais.

BALANÇO DE GESTÃO

A estratégia tucana para as inserções é explorar ao máximo as vitrines da gestão Serra, dando um tom de balanço final de governo. As gravações ainda não começaram, mas obras de relevância nacional - como o trecho sul do Rodoanel, a ampliação de rede de escolas técnicas e o projeto de saneamento Onda Limpa, que está fazendo milhares de ligações de esgoto e de água no litoral paulista - não devem ficar de fora.

A propaganda partidária torna-se ainda mais relevante porque será a única a que terá direito o PSDB estadual neste ano. Em ano eleitoral, as inserções ficam suspensas no segundo semestre.

Por enquanto, todo o tempo será usado pelo presidenciável. Embora seja uma propaganda estadual, o partido não cogita incluir os pré-candidatos à corrida estadual, o ex-governador Geraldo Alckmin e o secretário da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira.

Ainda não está definido o formato dos vídeos - se serão 10 inserções de 30 segundos por dia ou 5 de 1 minuto. Há uma tendência de que se opte pela primeira opção.

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