quarta-feira, 12 de maio de 2010

Criticado por Serra, presidente do BC leva Dilma para reuniões nos EUA

DEU EM O GLOBO


Maria Lima

BRASÍLIA. A précandidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, fará a estreia de sua campanha presidencial no cenário internacional na próxima semana.

Ela tem encontro com investidores estrangeiros em Nova York dia 21. Um dia após as críticas do presidenciável tucano, José Serra, à gestão de Henrique Meirelles à frente do Banco Central, Dilma anunciou que estará ao lado de Meirelles na solenidade na qual ele receberá o prêmio de personalidade do ano pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Brazilian-American Chamber of Commerce), dia 20.

Meirelles foi escolhido personalidade do ano por ajudar a melhorar as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Ele será premiado juntamente com o presidente da empresa norteamericana GE, Jeffrey Immelt.

Oposição ironiza: campanha resolveu exportá-la Responsável pela coordenação da elaboração do programa de governo da candidata petista, o assessor de assuntos internacionais do presidente Lula, Marco Aurélio Garcia, disse que é natural que os candidatos façam uma rodada de encontros com embaixadores, empresários e autoridades estrangeiras para expor seus programas de governo.

Garcia negou que o encontro de Dilma com investidores estrangeiros seja uma sinalização para acalmar o mercado, que anda nervoso agora em função da crise da Grécia. Ele disse que o Brasil passará bem por esse novo abalo, e que, no máximo, será reduzido o volume de investimentos na Bolsa brasileira.

A Dilma vai aproveitar este período, até por constrangimento legal à mobilidade dos candidatos aqui no Brasil, para iniciar esses contatos lá fora. Eu diria até que o Lula teve que fazer isso com mais ênfase. Hoje não precisa tanto, porque o Brasil já tem uma visibilidade muito boa no exterior. Não há nada de anormal nisso disse Marco Aurélio Garcia.

Para a oposição, a viagem de Dilma ao exterior é uma tentativa da coordenação de sua campanha de neutralizar gafes da petista neste início de campanha aqui no Brasil. O ex-líder do DEM Ronaldo Caiado (GO) comparou-a ao pai rico que, quando o filho começa a fazer muita besteira, manda passar um tempo na Europa ou nos Estados Unidos: Dilma tem feito tantas trapalhadas no Brasil, que a coordenação da sua campanha resolveu exportá-la por um tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário