segunda-feira, 17 de maio de 2010

Jarbas e José Serra vão adotar campanha casada

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Senador e pré-candidato da oposição ao governo do Estado afirma que terá o mesmo estrategista do presidenciável tucano, o publicitário Luiz Gonzáles. Objetivo, segundo Jarbas, é afinar as campanhas

Cecília Ramos

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) terá o mesmo estrategista para sua campanha ao governo do Estado que o pré-candidato do PSDB a presidente da República, José Serra (PSDB). Jarbas disse ao JC, sábado, que uma pessoa do publicitário paulistano Luiz Gonzáles virá para Pernambuco comandar o marketing. O objetivo é reforçar a estratégia da campanha casada. O senador, cujo comitê eleitoral será conjunto com o de Serra, conversou com o presidenciável sobre marketing político, na semana passada, no Recife, e eles voltarão a tratar do tema nos próximos dias, juntamente com o senador Sérgio Guerra, coordenador nacional da campanha de Serra.

Continuarão no time de Jarbas, nesta eleição, dois produtores locais: o jornalista Ricardo Carvalho, da RTV, amigo pessoal do senador, e o publicitário, músico e compositor Lula Queiroga, da Luni. Os dois atuam em campanhas do peemedebista e da antiga aliança jarbista União por Pernambuco há mais de uma década. Um prévia do que acontecerá durante a eleição poderá ser visto no próximo dia 28, quando ocorrerá o lançamento da pré-candidatura de Jarbas ao governo, em um evento no Chevrolet Hall, a maior casa de shows do Recife. A previsão é que seja um ato diurno, com a presença de José Serra e de lideranças do DEM, PSDB, PPS e PMN.

A tendência é que, assim como Serra, Jarbas adote a linha paz e amor e deixe, no mínimo em banho maria, as críticas ao presidente Lula (PT). Em entrevistas, González tem defendido que criticar é legítimo, bater é discutível e mesmo perigoso. Ele acredita que é preciso distinguir entre crítica administrativa e ataque abaixo da linha de cintura. Gonzáles é o marqueteiro do PSDB há 16 anos, desde a campanha de Mário Covas ao governo de São Paulo, em 1994. No mesmo ano, trabalhou para Serra, que concorreu ao Senado. Em 98, o publicitário ajudou Covas a se reeleger. Em 2000, perdeu com Geraldo Alckmin na Prefeitura de São Paulo. Mas, dois anos depois, o ajudou a eleger-se governador. Em 2004, voltou a trabalhar para Serra na campanha para prefeito. Em 2006, comandou o marketing da campanha de Alckmin a presidente da República e ajudou a levar a disputa contra o presidente Lula ao segundo turno.

Esta será a primeira disputa de Jarbas sem a presença do marqueteiro Antônio Lavareda, 58 anos, que comandou todas as campanhas do peemedebista desde 1992 e da antiga União.

Lavareda já participou ativamente de 76 campanhas. A última em que esteve ao lado de Jarbas foi ao Senado, em 2006. No mesmo ano, ele cuidou da campanha de Mendonça Filho (DEM) ao governo. O estremecimento de Lavareda com o grupo de Jarbas ocorreu nessa última eleição, quando o então governador Mendonça perdeu para o atual governador Eduardo Campos (PSB). Jarbas diz que não houve rompimento, mas afastamento. A MCI de Lavareda comandou a estratégia de marketing nos oito anos da gestão Jarbas/Mendonça.

O marketing da campanha à reeleição de Eduardo Campos deverá ficar sob o comando do jornalista baiano Edson Barbosa, da Link, a mesma que assinou a campanha do socialista em 2006. A Link também cuida da propaganda institucional do governo.

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