sábado, 15 de maio de 2010

Vice: Aécio já reavalia decisão

DEU EM O GLOBO

O ex-governador Aécio Neves está reavaliando sua decisão de não ser vice de José Serra. Amigos de Aécio mantêm a expectativa de que ele anuncie a mudança de planos ao voltar de viagem ao exterior.

Aécio já considera ser vice, segundo aliados

Dificuldades para reeleger Anastasia em Minas levariam ex-governador tucano a desistir de disputar o Senado

Adriana Vasconcelos

BRASÍLIA. A consolidação da aliança em Minas Gerais entre PT e PMDB que poderá dificultar a campanha à reeleição de seu candidato ao governo, o tucano Antonio Anastasia estaria levando o ex-governador mineiro Aécio Neves a reavaliar sua decisão de não ser vice na chapa encabeçada por José Serra.

Interlocutores de Aécio admitem que, nas últimas conversas antes de viajar para o exterior, ele teria dado sinais de que ainda não tomou uma decisão definitiva sobre seu futuro. A expectativa de alguns deles é que Aécio anuncie mudança de planos na volta ao país, prevista para a última semana de maio.

Outro fator que poderá pesar numa eventual mudança de planos do ex-governador mineiro é a constatação de que sua presença na chapa de Serra seria essencial para garantir uma vitória do PSDB em outubro. Ele levará em conta também os benefícios pessoais que poderia ter com a troca de sua candidatura ao Senado pela vaga de vice. Nos bastidores, seus aliados destacam que Aécio não só ampliaria a projeção de seu nome no cenário político nacional, como levaria Serra a dividir com Aécio os méritos de um eventual sucesso na candidatura presidencial.

A avaliação de PSDB e aliados é que um eventual anúncio de Aécio como vice de Serra, às vésperas do início oficial da campanha eleitoral, poderia desestabilizar mais a campanha da petista Dilma Rousseff. Ela já enfrenta dificuldades para manter o PMDB em sua aliança por inúmeros confrontos entre peemedebistas e petistas nos estados.

Para tirar todos os dividendos políticos disso, há quem defenda que o PSDB faça duas convenções em junho. A primeira, dia 12 de junho, para oficializar a candidatura de Serra, e outra, à frente, para formalizar a suposta indicação de Aécio como vice.

Um encontro esta semana entre o governador Antonio Anastasia e representantes do PDT para tratar de aliança teria alimentado ainda mais os rumores, uma vez que ele deixou claro que, por enquanto, não tinha condições de prometer vaga para o Senado, em sua chapa, para o PDT.

Foi o suficiente para que alguns vinculassem isso à eventual mudança de plano de Aécio.

Por sua assessoria, porém, Anastasia garantiu que nunca cogitou a hipótese de Aécio não ser candidato ao Senado em sua chapa. E que ainda não poderia assumir compromissos com o PDT por negociações mantidas com vários partidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário