terça-feira, 17 de agosto de 2010

Hora de tentar emocionar os eleitores

DEU EM O GLOBO

Para especialistas, candidatos devem aproveitar o horário eleitoral, que começa hoje, com estratégias diferentes

Fábio Vasconcellos

O horário eleitoral na televisão, que começa hoje, será um dos maiores desafios para os dois principais candidatos à Presidência, Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB). Na avaliação de especialistas, apesar de estar à frente nas pesquisas, Dilma terá de se apresentar como capaz de lidar com as tensões do mundo político, e Serra precisa deixar clara sua posição em relação ao governo Lula. Marina Silva (PV) está mais à vontade, mas terá de discutir propostas de outras áreas, além da ambiental.

O problema da Dilma está em apresentar-se como liderança capaz de ter jogo de cintura para enfrentar o embate político depois das eleições. Capacidade administrativa ela tem. O problema é como enfrentar as feras que vai encontrar pela frente no governo, se for eleita.

Já o problema do Serra é que ele tem um viés para a esquerda na sua história, o que seria muito próximo ao Lula. Portanto, ele tem de decidir se é ou não oposição. Isso não está claro avalia o cientista político Marcus Figueiredo, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Candidatos devem mostrar compaixão pelos pobres Cientista político da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, André Marenco tem opinião semelhante. Para ele, logo após o primeiro debate na televisão entre os presidenciáveis, ficou claro que o problema para Serra é se posicionar em relação a um governo amplamente aprovado, e, para Dilma, mostrar habilidade política.

Os candidatos terão também de emocionar os eleitores.

A emoção é considerada um dos fatores que interferem na tomada de decisão do voto. Para Dilma e Serra, que apresentam perfis mais técnicos, há algumas saídas para despertá-la, segundo pesquisadores.

Sociólogo e cientista político, o presidente do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), Antonio Lavareda, argumenta que, embora Lula não participe como candidato este ano, há um tipo de emoção que está presente e que deverá ser explorada, sobretudo, por Dilma.

Não há a figura de um candidato carismático nestas eleições.

Mas, embora Lula não seja candidato, há uma emoção conectada a ele, que é a gratidão, sobretudo entre os mais pobres.

Qualquer candidato, numa sociedade com o perfil do eleitorado brasileiro, precisa mostrar compaixão pelos mais pobres.

Nessa direção, a candidata Dilma vai usar à exaustão, provavelmente, os programas sociais afirma Lavareda, que lançou recentemente o livro Emoções ocultas e estratégias eleitorais.

Na avaliação do presidente do Ipespe, a campanha na TV deverá se organizar em torno de emoções positivas e negativas.

Dilma tentará despertar emoções positivas com as realizações do governo, e negativas levantando a possibilidade de interrupção dos programas sociais, caso não seja eleita.

As emoções positivas do programa de Serra deverão ser as que mostrem suas realizações como ministro, prefeito e governador, e seus planos futuros.

Com relação às emoções negativas, a estratégia deverá ser mostrar para os eleitores que Dilma não é Lula diz Lavareda.

Ansiedade será buscada tanto quanto a satisfação Marcus Figueiredo observa que as emoções ligadas à ansiedade e à satisfação podem afetar a escolha dos eleitores. Segundo ele, nos programas eleitorais no rádio e na TV, o público pode ser incentivado a sentir satisfação com as conquistas presentes e futuras ou medo, com o risco de perdê-las: Serra e Dilma vão usar a emoção para conquistar adesões.

Eles deverão utilizar duas estratégias: despertar o sentimento de satisfação, que é positivo e leva os eleitores a apoiá-los, ou produzir ansiedade, que leva ao medo e produz um estado de rejeição com relação ao adversário.

Mas para o eleitor mudar o voto é necessário que um dos candidatos tente reduzir ou acabar com a ansiedade.

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