sexta-feira, 17 de setembro de 2010

'Jogo sujo ofusca debate político', diz 'El País

DEU EM O GLOBO

Imprensa internacional repercute caso Erenice

A saída de Erenice Guerra da Casa Civil ultrapassou fronteiras e ganhou espaço na imprensa internacional.

O site do jornal espanhol El País, por exemplo, afirmou que o jogo sujo está ofuscando o debate político na reta final da campanha eleitoral brasileira e identificou Erenice como número 2 do Executivo. O jornal lembrou ainda que a candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, enfrenta acusações de corrupção e tráfico de influência em seu círculo de confiança.

O pior é que esta rotina já começa a se converter num costume ao qual os cidadãos assistem impotentes, diz o jornal. Em plena campanha eleitoral de 2006 também surgiu um escândalo após provar-se que o PT pretendia comprar informação confidencial sobre membros da oposição.
Nem o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso se conteve ao afirmar esta semana que Lula é o líder de uma facção. Lula decidiu atuar drasticamente em um caso que ameaçava impactar de maneira nefasta a brilhante campanha eleitoral de Rousseff, noticiou a edição online do El País, que conclui afirmando que a saída de Guerra vem confirmar que o governo prefere atacar este câncer a tempo, antes que ele vá se estendendo e afetando mais pessoas.

O site do Wall Street Journal informou que Erenice é a segunda pessoa do governo Lula a se demitir do cargo após acusações de corrupção, lembrando a saída de José Dirceu em 2005, devido ao escândalo do mensalão. As edições online do argentino La Nación e do francês Le Figaro destacaram que o escândalo atinge o governo a poucas semanas da eleição.

Mas a agência de notícias Associated Press consultou analistas políticos que disseram que o impacto do caso na campanha pode ser apenas marginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário