quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Guerra da pesquisa só começou

Não é samba do crioulo doido. Tem nexo.

Impressionante o esforço que institutos de pesquisas fazem para se desmoralizar de uma vez só. Os resultados entre os institutos são tão díspares que lembram aquela música de Stalnilasw Ponte Preta, que falava do “samba do crioulo doido”.

Só que, pelo visto, tem crioulo doido fazendo um esforço danado para se aproximar da realidade da intenção de votos dos brasileiros. Mal saiu do forno a pesquisa turbinada do Ibope pró-Dilma (e põe turbinada nisso!), eis que surge uma nova, a do instituto Sensus – insuspeitíssimo de ser tucano, pois no primeiro turno foi o instituto que hiperbolizou a densidade eleitoral de Dilma.

Pois bem, o Sensus, contratado pela CNT, adiou a divulgação de sua pesquisa por mais um dia, para aferir se o que tinha detectado antes era verdade mesmo. O instituto fez mais um dia de pesquisa, para não cometer ratas iguais à do primeiro turno. Essas são informações do próprio instituto.

Sabem os números do Sensus? Dilma 46.8% x Serra 41,8%. Uma diferença de apenas cinco pontos, ou seja, de quase empate técnico! E agora José, em quem acreditar, no Ibope ou no Sensus?

Mico grande pagou Noblat. Ele espalhou em seu twitter que o Sensus refizera sua pesquisa de campo, porque tinha detectado uma frente em favor de Dilma de 14 pontos. Precisava conferir. Eita blogueiro “neutro” e não tão bem informado como se vende!

Não é preciso uso de muitos neurônios para se concluir o que se passa no “mercado de pesquisas”. Há institutos – não podemos nominar por razões de natureza legal – que prosseguem inflando os números da criatura. Apostam suas fichas na sua vitória e num porvir rendoso. Fazem comércio do que ainda poderia restar de sua credibilidade. Pode-se inferir que contratantes e contratados se merecem, até mesmo no território da ética.

Alguns pensam que pelo servilismo no primeiro turno, algumas dessas “entidades” apostam que se Serra vencer, poderão ficar em jejum. Então, concluem, “perdido por um, perdido por mil”. E tome inflação nos números da criatura. Quem sabe ela vença, pensam, e aí chegariam de novo na praia.

Essas práticas de alguns só podem ser caracterizadas como gangsterismo. Conscientemente manipulam a opinião pública e fazem tudo para que os brasileiros acreditem que a eleição já está decida.

Ressaltamos que existem institutos sérios e éticos nas esferas profissional e empresarial. Esperamos que não entrem na lista das espécies ameaçadas de extinção.

Umas das consequências nefastas destas manipulações é que muita gente boa pode cair na paralisia, por acreditar na veracidade “científica” do que é divulgado.

Foi com muita dor que vimos alguns dos nossos amigos pitaqueiros, em seus comentários, cair nesta armadilha. Centraram o fogo em Gonzáles, como se fosse ele o adversário e o responsável por uma queda de Serra, que, comprovadamente, nunca existiu.

Nossos cabelos brancos não nos permitem ser ingênuos e cair na jogada montada pelo comando da campanha petista e de suas correias de transmissão.

Analisando os números do Sensus, não temos dúvidas. Ficamos com quem não atravessa o samba: o tracking tucano.

Para este opinativo, o tracking tucano tem mais duas funções.

A primeira é aferir o grau de confiabilidade de institutos de pesquisas. A segunda é nos indicar o quão próximas da realidade estão até as pesquisas realizadas por gente séria.

E PUNTO E BASTA !!!


FONTE: Blog Pitacos

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