domingo, 15 de maio de 2011

Congresso abdica do poder e deixa de votar 30 mil leis

Para zerar a pilha de projetos à espera de votação, o Congresso brasileiro precisaria de um século. Existem hoje na Câmara e no Senado cerca de 30 mil propostas em tramitação, constatou o repórter José Casado. Pela média histórica, só uma em cada dez tem chance de virar lei. O resto irá para o arquivo, mas, até lá, ajudará o Congresso a abdicar de sua função primordial, que é votar as leis do país. Nesse processo de asfixia legislativa, há 2.180 vetos presidenciais à espera da apreciação parlamentar, alguns na fila há uma década. Na análise das contas presidenciais, mais atraso: há contas pendentes de 12 exercícios financeiros. A mais antiga já está na lista de espera há 21 anos e é de 1990, ainda do governo Collor. O Código Florestal, motivo de polêmica na última semana, já está na pauta há 12 anos.

O Congresso parou

Legislativo precisaria de um século para votar mais de 30 mil projetos em tramitação

José Casado

Há duas semanas o Senado aprovou a Convenção sobre o Desaparecimento Forçado de Pessoas, um dos pilares jurídicos da Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre direitos humanos. Tornou-se crime no Brasil um agente do Estado usar as desculpasde “seguir ordens” ou “em missão militar” como razão para não ser punido por prender uma pessoa, não comunicar essa prisão e ainda privá-la de qualquer tipo de ajuda legal. As regras valem para todos os agentes públicos, mesmo em tempo de guerra. É fato relevante num país que há

três décadas convive com a busca de desaparecidos durante a ditadura militar. Mas passaram-se 17 anos desde a assinatura desse acordo, em 1994, até a sua aprovação no Congresso. Foram mais de 6.000 dias “em tramitação” legislativa. Estreante no Senado, Pedro Taques (PDT-MT) participou da votação, perplexo:

— O nosso processo legislativo é do século XIX.

Mais tarde, fez as contas e levou um susto: se os 81 senadores e 513 deputados federais decidissemvotar todos os projetos que estão pendentes no Congresso—semapresentar nenhum novo e mantendo o atual ritmo de trabalho —, atravessariam um século trancados em sessões de votação. Há quase três dezenas de milhares de propostas “em tramitação”. Pela

média histórica, somente uma em cada dez tem chance real de virar lei. As demais têm destino certo: o arquivo. Esse processo de asfixia legislativa se agrava a cada semana, principalmente porque o Congresso adotou apolítica de não decidir nas áreas definidas pela Constituição como de sua competência exclusiva. Simples e óbvia, a Carta manda o Legislativo legislar e fiscalizar ,o Executivo executar , eo Judiciário julgar . Não tem sido assim eo resultado é um visível desequilíbrio entre poderes, inédita desde a redemocratização há 26 anos: a supremacia do Executivo e um gradativo avanço do Judiciário no vácuo deixado por um Congresso cada vez mais enfraquecido. As evidências se multiplicam na pauta de pendências da Câmara e do Senado. Ocaso dos vetos presidenciais é exemplar. A Constituição permite ao presidente da República vetar projetos do Legislativo até 15 dias depois da aprovação. Eimpõe ao Congresso odever de decidir se mantém ou derruba oveto presidencial no prazo de 30 dias. Existem 2.180 vetos presidenciais à espera de decisão dos parlamentares. Alguns estão na fila há uma década. Abandonou-se também o julgamento de contas de governo. O Legislativo tem o poder , o dever e a competência exclusiva na análise e decisão sobre as contas do presidente da República. Mas permanecem contas presidenciais pendentes de 12 exercícios financeiros. A mais antiga é de 1990, do governo Fernando Collor .Passaram-se 21 anos e ainda não foi votada.

— O Parlamento não cumprea ordem constitucional — constata o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ). — E aqui se revela uma das mais expressivas, discretas e proveitosas formas de poder político: o de não decidir .

No vácuo, o STF avança e decide

Não é por falta de tempo. O Código Florestal transita há 12 anos no Legislativo.Mais longo é o percurso da proposta sobreunião de casais gays: há 16 anos está pronto para votação. Em

vez de solução, surgiram outros 21 projetos similares. No vácuo, o Supremo Tribunal Federal avançou. E decidiu, “interpretando” a Constituição.

— Todo mundo tem na sua vida um exemplo de perda por causa dessa decisão do Legislativo de não decidir — lamenta o deputado. — O Executivo agora é quase o único poder , e a República virou ficção. Precisamos é de uma revolução pela lei. O senador Itamar Franco (PPS-MG), ex-presidente da República, não disfarça a irritação. Dias atrás ele recebeu o comando de uma comissão parlamentar para examinar uma Medida Provisória. Na primeira reunião, foi o único a aparecer . Esperou meia hora, desistiu e foi ao plenário onde fez um desabafo sobre sua frustração:

—Se continuarmos comesse processo de aviltamento do Poder Legislativo no País...Todos sabem o que acontece — protestou. — São situações como essa que acabam por fazer prosperar,nas ruas, dúvidas sobre a necessidade de um Parlamento. Nós estamos nos desmoralizando. Estamos sendo legisladores de brincadeira — de brincadeira! O governo legisla mais que o Congresso, e cada vez mais. Desde 1989 sucessivos presidentes editam, em média, uma Medida Provisória por semana (na administração Dilma Rousseff, até agora, amédia caiu para uma a cada duas semanas). Já somam 1.127. Amaioria encontra-se “em tramitação” no Legislativo. Entre essas, há 52 que, embora provisórias, “tramitam” há mais de uma década. No universo das MPs acontece um pouco de tudo. Por exemplo: uma delas, aprovada na semana passada, abrigava desde doações ao Haiti até uma completa reforma da Lei de Licitações Públicas, em caráter emergencial por causa da Copa doMundo —embora oBrasil tenha sido escolhido para sediar a Copa há exatos três anos e sete meses.

— Temos certa dose de culpa, tudo isso não acontece por acaso — criticou a senadora estreante Ana Amélia Lemos (PP-RS). — Há uma relação de subordinação e clientelismo com o governo. Enão é possível na democracia umpoder se sobrepor ao outro, como acontece hoje na relação Executivo-Legislativo. Sem cumprir as atribuições constitucionais básicas (legislar e fiscalizar), o Congresso se vê, também, cada vez mais limitado na capacidade de decidir sobreo Orçamento. Clássico símbolo da independência de poderes na democracia liberal, a autonomia do Legislativo sobre o orçamento tornou-se emblema da fragilidade institucional brasileira: quem decide quase tudo é ogoverno. A margem de manobra parlamentar atualmente é sobre uma fatia inferior a 1%da receita anual de impostos. Para o Executivo é o mundo ideal, porque pode usar essas emendas como instrumento para impor sua agenda ao Congresso. Em tese, cada parlamentar pode apresentar emendas para obras até a soma de R$ 13,5 milhões. São aprovadas, mas o investimento depende da vontade do governo, que, numa tática de pressão, libera cada vez menos: em 2007, autorizou 32% dos investimentos aprovados por emendas; no ano passado, apenas 15%. Nos plenários sobram desalento e autocrítica, como a do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) na semana passada:

— Quando os parlamentares vão olhar para os seus mandatos e enxergar que é preciso haver uma afirmação daquilo que é sua atribuição e que não pode ser terceirizado? ■

CONTAS PRESIDENCIAIS HÁ 21 ANOS SEM DECISÃO

O Congresso abandonou a votação das contas de governo. Há contas pendentes de 12 presidentes. A mais antiga é do governo Collor (1990) e está há 21 anos à espera de votação.

VETOS PRESIDENCIAIS: UMA DÉCADA NA FILA

Já são 2.180 vetos presidenciais aguardando a decisão dos congressistas. Alguns completaram uma década na fila de votação.

EMENDAS À CONSTITUIÇÃO: 16 ANOS DE ESPERA

Na Câmara e no Senado adormecem 975 Propostas de Emenda à Constituição (PEC). Algumas têm 16 anos de espera.

UM TRATADO APROVADO, 17 ANOS DEPOIS

Há meia centena de acordos internacionais na fila. Um deles levou 17 anos para ser votado, o que aconteceu há duas semanas.

PODER SOBRE O ORÇAMENTO É CADA VEZ MENOR

É cada vez mais limitada a capacidade do Congresso de decidir sobre o Orçamento. A margem se restringe às emendas parlamentares (menos de 1% do Orçamento anual).

“ Todo mundo tem na sua vida um exemplo de perda por causa dessa decisão de não decidir do Legislativo. O Executivo agora é quase o único poder, e a República virou ficção. Precisamos de uma revolução pela lei

Miro Teixeira, deputado federal (PDT-RJ)

“ Temos uma certa dose de culpa; tudo isso não acontece por acaso. Há uma relação de subordinação e clientelismo. Não é possível um poder se sobrepor ao outro como acontece hoje na relação Executivo/Legislativo

Ana Amélia Lemos, senadora (PP-RS)

“ O Legislativo está enfraquecido e não legisla nem fiscaliza. Temos um presidencialismo imperial. Estou no Senado há cem dias e já votei três medidas provisórias! Isso que está aí é um jogo de interesses

Pedro Taques, senador (PDT-MT)

“ Se continuarmos com esse processo de aviltamento do Legislativo... Todos sabem o que acontece. Nós estamos nos desmoralizando. Estamos sendo legisladores de brincadeira – de brincadeira!

Itamar Franco, senador (PPS-MG) e ex-presidente da República

FONTE: O GLOBO

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