quarta-feira, 29 de junho de 2011

Marina libera aliados para se abrigar em outras siglas

Verdes usarão legendas temporárias em 2012

Bernardo Mello Franco

SÃO PAULO - De saída do PV, a ex-presidenciável Marina Silva autorizou os aliados a buscar abrigo temporário em outras legendas para disputar as eleições municipais de 2012.

A medida deve espalhar "marineiros" por partidos da base de apoio e da oposição ao governo Dilma Rousseff até que a ex-senadora funde uma nova sigla para concorrer ao Planalto em 2014.

Marina liberou as filiações após ser pressionada por aliados que temiam sair do PV e ficar sem legenda para disputar cargos de prefeito ou vereador no ano que vem.

Outros seguidores foram autorizados a permanecer no PV numa espécie de afastamento branco, sem rasgar a carteirinha partidária.

"A orientação é que cada pré-candidato busque abrigo no partido que lhe assegurar espaço na eleição", disse Maurício Brusadin, ex-presidente do PV em São Paulo.

Ontem, Marina se reuniu com integrantes do Movimento Marina Silva, que apoiou sua campanha à Presidência, e prometeu respeitar os acordos que forem fechados em cada Estado.

A tendência é que os "marineiros" se dispersem em várias legendas, sem distinção ideológica. Em São Paulo, já houve convite do PPS, que faz oposição ao governo federal. Em Pernambuco, o grupo é ligado ao PSB, que integra a coalizão de Dilma.

Marina pretende subir no palanque de prefeitáveis ligados à causa ecológica, mas pode ficar sem aliados nas maiores capitais. Seus pré-candidatos naturais no Rio, em São Paulo e Belo Horizonte não têm garantia de espaço em outros partidos.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Um comentário:

  1. Como? Não há espaço para Fernando Gabeira ser candidato a Prefeito pelo PPS no Rio de Janeiro? Alguém da Direção Municipal, Estadual e/ou Nacional leu isso? Será que falta convite ou um "grupo" está sem desejo de Convidar ele e outros "marineiros" como Luiz Eduardo Soares (ex-PPS) e coautor de Elite da Tropa 1 e 2?
    Qual é o tema do Congresso? Unir a Esquerda Democrática para Mudar o Brasil. Falta fazer esse política na ação cotidiana.
    Vagner Gomes - PPS/Campo Grande-RJ

    ResponderExcluir