domingo, 15 de julho de 2012

PSDB e PMDB buscam votos em áreas petistas

Candidato tucano, José Serra, e o concorrente peemedebista, Gabriel Chalita, lutam por 1,2 milhão de eleitores dessas regiões

Gustavo Uribe

SÃO PAULO - Com uma concentração de 1,9 milhão de eleitores, os redutos petistas da capital paulista se tornaram palco principal da disputa por votos na largada da campanha eleitoral deste ano. PSDB e PMDB decidiram focar em bairros onde o PT obteve vantagem nas urnas em 2004 e 2008, numa tentativa de abocanhar a parcela dos 1,2 milhão de votos do partido nessas regiões.

A estratégia maior de PSDB e PMDB é avançar sobre o patamar de 30% dos votos válidos que o PT costuma ter em toda a capital paulista. Em quatro dias de agenda pública, o tucano José Serra esteve duas vezes nas chamadas áreas vermelhas, enquanto o peemedebista Gabriel Chalita pisou três vezes em território petista.

Na primeira semana de campanha eleitoral, Serra fez caminhadas nos redutos petistas de Aricanduva e Jaraguá, regiões que, juntas, concentram 139 mil eleitores. Com 30% das intenções de votos, o ex-governador de São Paulo recebeu elogios e críticas de moradores locais, muitos deles eleitores do PT. Em corpo a corpo no Shopping Aricanduva, a professora Patrícia Evangelista, de 42 anos, queixou-se que a gestão do tucano "acabou" com o governo de São Paulo e uma garçonete de um estabelecimento comercial perguntou se José Serra era o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo apoio, segundo ela, definirá o seu voto.

- A estratégia do PSDB é consolidar o tradicional eleitor do José Serra e buscar outros eleitores, de uma maneira ampla, sem dispensar nenhum deles - afirmou o coordenador-geral da campanha tucana, Edson Aparecido.

Em sua primeira disputa para um cargo majoritário, Gabriel Chalita estreou sua campanha eleitoral no Jardim Ângela, região onde o PT teve 68% dos votos válidos na última eleição. No dia seguinte, visitou o distrito de Grajaú, local onde a ex-prefeita Marta Suplicy teve 75% dos votos válidos contra o prefeito Gilberto Kassab. Com um eleitorado concentrado nos bairros mais nobres, o deputado federal tem trabalhado para ganhar capilaridade nas regiões de periferia, a maior parte delas reduto do PT.

- O primeiro desafio da campanha eleitoral é torná-lo conhecido da grande massa. As pesquisas internas mostram que o grau de conhecimento da população em relação a ele é menor nos bairros mais pobres, enquanto é maior nas regiões mais ricas e de classe média - observou Baleia Rossi, presidente estadual do PMDB.

FONTE: O GLOBO

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