terça-feira, 7 de agosto de 2012

FHC diz acreditar na condenação dos réus do mensalão

'Houve crime e crime tem que ser punido', diz o ex-presidente

Luciana Nunes Leal

RIO - Ao comentar o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse não ter dúvidas de que "houve crime e crime tem que ser punido". Fernando Henrique elogiou a denúncia apresentada pelo procurador geral da república, Roberto Gurgel, na última sexta-feira. "Ele foi bastante convincente. Deu mais do que indícios, ele demonstrou que houve crime", comentou o ex-presidente.

Embora não tenha citado nomes, Fernando Henrique disse que diante do que viu do procurador, "não dá para pensar que vai haver absolvição geral." O ex-presidente está no Rio para uma palestra de abertura de uma feira do Encontro Nacional do Mercado Atacadista.

O ex-presidente tucano não quis arriscar o tipo de punição que acredita caber a cada réu. "Quem é o criminoso e o grau de culpabilidade só quem tem os autos na mão deve saber. Não vou me meter de julgador. O réu tem que procurar uma maneira de se defender. Cabe ao juiz separar o joio do trigo", afirmou.

Fernando Henrique disse ainda que o Supremo tem uma decisão "difícil" pela frente. "A ninguém é prazeroso julgar pessoas que tinham influência na vida pública. Tenho confiança que o Supremo vai julgar com serenidade".

Sobre a eleição em São Paulo, em que o candidato do PRB Celso Russomanno está em empate técnico com o tucano José Serra, o ex-presidente disse que só com o início do horário eleitoral gratuito na TV "o eleitor abre o olho".

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário