terça-feira, 10 de setembro de 2013

Na TV, PSB se mostrará como alternativa

Partido defenderá mudanças, mas ainda evitará lançar Campos

Gustavo Uribe

SÃO PAULO- O presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, pretende elevar o tom das críticas ao governo federal na propaganda partidária da sigla que irá ao ar, em cadeia nacional, em outubro. As gravações para as inserções partidárias terão início nas próximas semanas, mas a cúpula do partido já decidiu que a propaganda defenderá mudanças nas políticas federais e apresentará a legenda como uma alternativa para a administração do país.

A inserção não deve fazer, contudo, críticas diretas à presidente Dilma Rousseff ou adotar um tom de ruptura com o governo federal. Em conversas reservadas, Campos tem dito que essa

postura só deve ser tomada a partir de abril, prazo para que detentores de cargos executivos se desincompatibilizem para concorrer ao Palácio do Planalto.

Em um contraponto à gestão federal, o PSB pretende apresentar na propaganda partidária iniciativas do partido que tiveram êxito em setores como Segurança, Educação e Saúde. As pesquisas internas do partido mostram que as três áreas são as que têm a pior avaliação entre a população brasileira.

Uma das iniciativas que terão destaque é o programa Pacto pela Vida, que reduziu o número de homicídios em Pernambuco e foi premiado, em junho, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na área da Educação, deverá ser citado o Programa Alfabetização na Idade Certa, que reduziu o analfabetismo de crianças no Ceará.

O partido também pretende exibir imagens das manifestações que se espalharam em junho e julho pelo país. O objetivo é fortalecer o discurso da necessidade de mudanças.

— O que nós precisamos abordar é o que a sociedade já tem diagnóstico e reclama: educação, segurança e saúde. E mostrar soluções, porque ninguém aguenta mais apenas o diagnóstico. É necessário mostrar o que é possível fazer, como é possível transformar — afirmou o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (RS).

Para o comando da sigla, o momento não é de lançar a candidatura de Campos, mas de construir um discurso que dê sustentação a um anúncio em 2014. Como na inserção do primeiro semestre, o programa terá como objetivo tornar o dirigente do PSB mais conhecido. Ele será novamente o protagonista das propagandas, inclusive das estaduais.

Em estados como Bahia e Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, a intenção é gravar propagandas de Campos ao lado de pré-candidatos da legenda aos governos estaduais. Os líderes do PSB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal também participarão da inserção nacional.

Fonte: O Globo

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