sábado, 1 de fevereiro de 2014

Michel Zaidan Filho: Carnaval no-brega

Em carnavais passados, a FUNDARPE - quando ainda estava sob o comando de Luciana Azevedo - resolveu promover um debate preparatório sobre a participação do Estado na promoção do carnaval do Recife. Para este evento, foram convidados vários palestrantes ora vinculados à universidade ora ao meio artístico. 

Entre estes, estava o professor Severino Vicente, que se saiu com um achado surpreendente: o carnaval do Recife era um misto de "brega" com "nobrega", ou seja, nem era só brega nem era nobre...ga. 

No carnaval seguinte, enquanto a Prefeitura entregava um cheque em branco para Lenine convidar suas musas para um show particular, Antonio Carlos Nóbrega dava uma entrevista ao caderno C do JC, afirmando a necessidade de uma transformação do carnaval, que segundo ele, estava dominado por esteriótipos e convenções tradicionais e pseudo-populares. Era preciso renovar o Carnaval.

A trajetória artística e carnavalesca de Nobrega é emblemática do percurso que realizam vários artistas independentes, autonomos e criativos. Nobrega abandonou a Universidade para se tornar um criador cultural inspirado em raízes eruditas, sem perder sua relação com o povo, as sugestóes do imaginário e do gosto popular. Fêz parte do quinteto armorial, criado pelo escritor "pernambucano" Ariano Suassuna, e depois seguiu carreira solo. 

Uma certa vez, o encontrei no Rio de Janeiro aprendendo a dançar capoeira. Estudioso e sério como era, tornou-se um artista singular no ambiente da cultural popular de raízes, fazendo uma síntese entre o erudito e o simples. Ficou famoso através de seus espetáculos, a ponto de A Folha de São Paulo lhe dedicar muitas reportagens na Folha Ilustrada. Aí veio a indústria cultural e tomou conta de nosso artista.

A partir daí, Nobrega tornou-se uma celebridade de aldeia. Virou figurinha carimbada no carnaval do Recife e nas vinhetas de Televisão alusivas ao folguedo momesco.

Deixou de ser uma referência culta na área da criação cultural-popular e tornou-se um "garoto propaganda" do carnaval do Recife, mais um esteriótipo, um "reader make", como o Carangueijo com antenas, dos mangueboys. A estrela do artista começou a ser ofuscada por outros artistas - não tão bons como ele - mas de apelo pop e consumivel pela grande massa. Foi quando se fêz ouvir a voz da crítica do velho Nóbrega pedindo mudanças no carnaval do Recife.

A pergunta que resta sem uma resposta clara é: será que o carnaval do "Galo da Madrugada" mudou tanto assim que o antigo artista experimental e erudito tenha aceito se tornar " a marca" do carnaval deste ano? Ou mudou o artísta, com o peso da idade e do esquecimento?

PS; Lembrar que, segundo a Prefeitura do Recife, o carnaval é o seu principal produto turístico a ser vendido aos visitantes estrangeiros. E que os artistas voluntaria ou involuntariamente se vendem ou são vendidos junto com o produto e a gestão municipal que o promove.

Michel Zaidan Filho, sociólogo e professor da Universidade de Pernambuco (UFPE)

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