terça-feira, 5 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

O modismo e a realidade
As redes sociais viraram moda na política. As campanhas têm equipes para ocupar essas redes com propaganda positiva e negativa. Mas não há comprovação de sua eficiência eleitoral. Especialistas que não estão a serviço de candidatos avaliam que a maioria desses usuários já tem posições sobre os fatos e os personagens. E que essas redes não atingem um volume significativo de eleitores.

A audiência nas redes sociais
Ao reduzir o peso das redes sociais na política, os especialistas explicam que a esmagadora maioria das pessoas procura e "compartilha" informações sobre: filmes e televisão; boa forma e esportes; comidas e bebidas; viagens e música. Além disso, não há dados confiáveis para medir o peso das redes na política brasileira. As redes não são representativas no universo dos eleitores. Os meios tradicionais de informação — como TVs, jornais, rádios e portais jornalísticos na internet — têm maior capacidade de influir nos eleitores. Mesmo esses setores, amplamente difundidos no país, também têm um problema de audiência devido à renda e ao tempo livre dos usuários.
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"Os que ficarem fazendo campanhas nos estados não vão perder muita coisa... talvez nem prestígio por falta de assiduidade!"
Chico Alencar Deputado Federal (PSOL -RJ) e candidato à reeleição, sobre o esforço concentrado do Congresso nesta semana
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À procura de candidato
Políticos e eleitores de esquerda se movimentam, em São Paulo e no Rio, para votar em José Serra (PSDB-SP) e Cesar Maia (DEM-RJ) para o Senado. Eles dizem que não dá para votar nos candidatos Eduardo Suplicy (PT-SP) e Romário (PSB-RJ).

Na trilha da história
Nas suas férias, depois da Copa, o ministro Aldo Rebelo (Esportes) viajou de carro, com o irmão Apolinário. Ele está percorrendo o Paraguai e o norte da Argentina visitando cidades e locais de batalhas, atrás de histórias da guerra do Paraguai. Há anos, ele fez o mesmo visitando os Sete Povos das Missões em terras gaúchas.

A "Marininha" vem aí
Coordenadores da campanha de Aécio Neves (PSDB), mesmo que Eduardo Campos (PSB) não decole, apostam no Pastor Everaldo (PSC) para garantir o segundo turno. Dizem que ele pode ser uma "Marininha" , referindo-se à vice de Eduardo.

Tecendo a Rede
Com sua agenda paralela, a vice Marina Silva pretende promover seus candidatos a deputado federal. Um de seus objetivos, além de pedir votos para Eduardo Campos (PSB) ao Planalto, é aproveitar para organizar seu futuro partido, a Rede. O que se diz entre os verdes é que a Rede pode eleger bancada de seis a dez deputados.

Banho de fábrica
O deputado federal Paulo Pereira da Silva (Solidariedade-SP), da Força Sindical, vai com o candidato Aécio Neves (PSDB) a uma porta de fábrica na quinta-feira. Para evitar confusão, com a CUT e a CTB, a empresa é mantida sob reserva.

Reescrevendo a História
Líder nas pesquisas para o governo de Brasília, José Roberto Arruda (PR) criou o blog "O golpe de 2009" . Ele tenta desqualificar a Operação Caixa de Pandora da PF , quanto ele era governador , e que recebeu o apelido de mensalão do DEM.
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A MINISTRA MIRIAM BELCHIOR esteve em Goiás no fim de semana e criticou o candidato ao Senado Ronaldo Caiado (DEM) por conta do Mais Médicos.

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