quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Luiz Carlos Azedo: Pau de aroeira

• A mudança de rumo da campanha para o confronto duro e direto foi precipitada pela pesquisa do Ibope divulgada ontem, na qual Marina abriu 16 pontos de vantagem em relação à Dilma em São Paulo

- Correio Braziliense

Bateu um desespero no comando de campanha da presidente Dilma Rousseff (PT), que partiu pra cima de Marina Silva (PSB) no horário eleitoral, comparando-a aos ex-presidentes Jânio Quadros e Collor de Mello, que renunciaram aos cargos — o primeiro, na esperança de voltar nos braços do povo e dar um golpe de estado; o segundo, para evitar a aprovação de seu impeachment pelo Congresso.

A comparação já vinha sendo feita por petistas e tucanos nas redes sociais, mas a decisão de utilizá-la na propaganda oficial da candidata petista foi ideia do marqueteiro João Santana, que não sabe explicar o que está acontecendo com a campanha de Dilma na tevê, pois não surtiu efeito até agora, apesar da enorme vantagem em termos de tempo de televisão e recursos de edição.

O ataque direto já estava previsto nos cenários de um eventual segundo turno contra a candidata da PSB, mas foi antecipado porque a estratégia adotada explorava as contradições de Marina para atacá-la, porém, não deu os resultados desejados. A opção foi o tratamento de choque.

O confronto direto com a candidata Marina Silva já havia sido adotado no debate do SBT entre os candidatos à Presidência da República, que foi utilizado no programa eleitoral para vender a ideia de que Dilma venceu o embate com os demais candidatos. Dilma faz críticas e perguntas a Marina, que ficam no ar; os demais candidatos também não aparecem.

A mudança de rumo da campanha para o confronto duro e direto foi precipitada pela pesquisa do Ibope divulgada ontem, na qual Marina abriu 16 pontos de vantagem em relação à presidente da República em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país. Pela mesma razão, Dilma intensificou a campanha naquele estado.

A situação do PT em São Paulo continua dramática. A mesma pesquisa Ibope aponta o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 47% das intenções, com chances de vencer no primeiro turno. O presidente licenciado da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (PMDB), tem 23% de intenções de voto; e o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) tem apenas 7%, muito abaixo da média histórica do PT, que gravita em torno dos 30%.

Aécio reage
O presidenciável do PSDB, senador Aécio Neves, também subiu o tom das críticas a Marina Silva. Ontem, em São Paulo, falou das mudanças de posicionamento da candidata do PSB, a quem chamou de “metamorfose ambulante”. Foi uma alusão ao reposicionamento da candidata sobre o agronegócio e à mudança no programa de governo quanto ao casamento gay.

Ao lado do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o tucano disse que tem propostas e equipe para governar o país e atacou as adversárias: “O improviso não é o melhor conselheiro. Estamos vendo, de um lado, um governo que reage aos índices das pesquisas alterando suas convicções, o que não é bom — age até com certo desespero — e que vai perder as eleições. E, do outro lado, o que eu vejo é uma candidatura que mais se assemelha a uma metamorfose ambulante, que altera suas convicções ao sabor das circunstâncias”.

Nos bastidores do PSDB, sobraram críticas ao presidente do DEM, senador José Agripino Maia, coordenador-geral da campanha, por causa das declarações admitindo um eventual apoio a Marina Silva no segundo turno. A pisada de bola só não gerou uma crise no comando da campanha porque Agripino não decide nada sozinho, tudo depende do aval de Aécio.

Os tucanos acreditam que o quadro eleitoral ainda pode sofrer grandes mudanças, uma vez que Marina Silva enfrentará pelo menos 30 dias de ataques governistas para desconstruí-la. Nesse cenário, os últimos 15 dias de campanha seriam decisivos. No momento, a grande preocupação é com a candidatura de Pimenta da Veiga, em Minas Gerais, que precisaria ser fortalecida com uma maior presença de Aécio.

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