sábado, 20 de setembro de 2014

Para Aécio Neves, PT põe credibilidade do IBGE em xeque

• Em nota, candidato diz que governo federal vem causando danos às instituições do País

Beatriz Bulla - O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Ao comentar o erro assumido nesta sexta-feira, 19, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), o candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, classificou de "impressionante o dano que o governo federal vem causando às instituições do País".

Em nota encaminhada pela assessoria do tucano, o candidato diz que "na ânsia de se manter no poder, o governo não hesita sequer em colocar em xeque instituições que são guardiãs da memória e da sociedade brasileira".

No início da noite desta sexta-feira, o IBGE confirmou "erros extremamente graves" em dados de sete Estados na Pnad, divulgados na quinta-feira, 18. Com a correção dos dados e alterações no índice de Gini - o indicador que mede a concentração de renda no País - , a desigualdade social teria apresentado queda discreta em 2013.
Na nota, Aécio relembra o erro recente na pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), quando levantamento sobre violência contra mulheres também precisou ser corrigido.

Nas palavras do senador, a "pressão do governo sobre os pesquisadores e demais profissionais de institutos como o IBGE e Ipea e o sucateamento desses acabam colocando em dúvida todos os dados apresentados, inclusive, e sobretudo, os positivos".

"Os erros não são pequenos. É o governo do PT acabando com a credibilidade de nossas mais sérias e conceituadas instituições", afirmou Aécio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário