terça-feira, 16 de agosto de 2016

Mais curta e restritiva, campanha eleitoral começa nesta terça

- Folha de S. Paulo

SÃO PAULO - A campanha eleitoral municipal começa oficialmente nesta terça-feira (16) com menos tempo para que os partidos se adaptem às novas regras.

A minirreforma aprovada em 2015 reduziu o período autorizado de campanha de 90 para 45 dias, que começam a contar a partir desta terça. As doações de empresas estão proibidas.

Com a minirreforma aprovada em 2015, o período autorizado de campanha pela Justiça Eleitoral caiu de 90 para 45 dias, que começam a contar a partir desta terça.

Em São Paulo, candidatos pretendem reforçar a campanha de rua para compensar a exposição menor que terão no horário eleitoral, que também será reduzido neste ano.

Líder nas pesquisas, o deputado federal Celso Russomanno (PRB), bem aceito em bairros periféricos, vai começar a campanha no Itaim Paulista, no extremo leste da cidade, onde vai a duas feiras livres. Ele vem sendo blindado por integrantes da campanha com o objetivo de evitar polêmicas.

Em 2012, ele liderava a disputa, mas acabou de fora do segundo turno após ser atacado por uma proposta de mudar o Bilhete Único. A coordenação da candidatura diz que será uma campanha com "ênfase nas propostas".

Marta Suplicy (PMDB) vai começar a campanha em um CEU (Centro Educacional Unificado), que foi uma bandeira da gestão dela na prefeitura, de 2001 a 2004.

Em terceiro lugar nas pesquisas da pré-campanha, a candidata do PSOL, Luiza Erundina vai se dedicar à campanha de rua, já que deve ficar com só dez segundos a cada programa de TV.

Pedro Ekman, que será responsável pela propaganda na televisão dela, diz que uma das maiores dificuldades será driblar as novas regras que impedem a participação em debates. O partido espera canalizar o voto dos insatisfeitos com a política.

O prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, vai buscar na largada da campanha desconstruir vitrines da antiga correligionária Marta. Embora ele tenha evitado criticar opositores, integrantes do partido vêm fazendo ataques a Marta, agora aliada do presidente interino, Michel Temer.

A coordenação de campanha diz apostar nas inserções de programação diante do tempo mais curto da campanha eleitoral na TV.

Estreante em eleições, o candidato tucano, João Doria, vai disputar com Russomanno o eleitorado de classe C insatisfeito com o PT em sua tentativa de se tornar conhecido. A campanha dele considera que os eleitores dos extremos da periferia da cidade tendem a votar no PT e, por isso, terá como um dos focos o cinturão que margeia o centro expandido.

Doria diz que usará recursos próprios para financiar a campanha, orçada em torno de R$ 20 milhões. Ele declarou patrimônio total de R$ 180 milhões.


Quem são os candidatos a prefeito de SP
Dados divulgados pela Justiça Eleitoral até as 20h desta segunda (15)*

ALTINO (PSTU)
Vice: Professora Janaína (PSTU)
Coligação: PSTU
Patrimônio declarado: Nenhum bem declarado
Intenção de voto no Datafolha*: Não apareceu

CELSO RUSSOMANNO (PRB)
Vice: Marlene Campos (PTB)
Coligação: PRB/PSC/PTB/PEN
Patrimônio declarado: R$ 1,84 milhão
Intenção de voto no Datafolha*: 25%

FERNANDO HADDAD (PT)
Vice: Gabriel Chalita (PDT)
Coligação: PT/PC do B/PR/PDT/ PROS
Patrimônio declarado: R$ 452 mil
Intenção de voto no Datafolha*: 8%

HENRIQUE ÁREAS (PCO)
Vice: Tranquillo Moterle (PCO)
Coligação: PCO
Patrimônio declarado: Nenhum bem declarado
Intenção de voto no Datafolha*: Não apareceu

JOÃO BICO (PSDC)
Vice: Professora Sílvia Cristina (PSDC)
Coligação: PSDC
Patrimônio declarado: R$ 4,4 milhões
Intenção de voto no Datafolha*: Não apareceu

JOÃO DORIA (PSDB)
Vice: Bruno Covas (PSDB)
Coligação: PSDB/PPS/PV/PSB/DEM/PMB/PHS/PP/PSL/PT do B/PRP/PTC/PTN
Patrimônio declarado: R$ 180 milhões
Intenção de voto no Datafolha*: 6%

LEVY FIDELIX (PRTB)
Vice: Jairo Glikson (PRTB)
Coligação: PRTB
Patrimônio declarado: R$ 772 mil
Intenção de voto no Datafolha*: 2%

LUIZA ERUNDINA (PSOL)
Vice: Ivan Valente (PSOL)
Coligação: PSOL/PCB
Patrimônio declarado: R$ 605,6 mil
Intenção de voto no Datafolha: 10%

MAJOR OLÍMPIO (SD)
Vice: David Martins (SD)
Coligação: SD
Patrimônio declarado: R$ 550,6 mil
Intenção de voto no Datafolha*: 2%

MARTA (PMDB)
Vice: Matarazzo (PSD)
Coligação: PMDB / PSD
Patrimônio declarado: R$ 13,3 milhões
Intenção de voto no Datafolha*: 16%

RICARDO YOUNG (Rede)
Vice: Carlota Mingolla (Rede)
Coligação: Rede
Patrimônio declarado: R$ 7,4 milhões
Intenção de voto no Datafolha*: 1%

NOVAS REGRAS
Algumas mudanças na lei eleitoral

Duração da campanha
Campanha começa nesta terça (16) e dura 45 dias (antes durava 90). A campanha na TV começa em 26 de agosto e vai durar 35 dias (eram 45 dias antes)

Propaganda na rua
Não pode pendurar propaganda em postes, placas, pontes, passarelas, paradas de ônibus, árvores, entre outros. Faixas, cavaletes e bonecos também estão proibidos. Mesas para distribuição de material e bandeiras em vias públicas são permitidas desde que não atrapalhem a circulação

Propaganda na TV
Programa eleitoral terá dez minutos (antes durava 30 minutos) e inserções (de 30 ou 60 segundos) ocuparão um total de 70 minutos diariamente

Doações
Pessoas jurídicas estão proibidas de financiar campanhas. Verba deve vir de doações de pessoas físicas e do fundo partidário. As pessoas físicas podem doar até 10% do que declararam no imposto de renda

Limite de gastos
O teto para gastos da campanha passou a ser estipulado pela Justiça Eleitoral: no primeiro turno, candidatos a prefeito poderão gastar até 70% do valor da campanha mais cara de 2012. Em São Paulo, esse limite é de R$ 45,4 milhões

*Respostas estimuladas em pesquisa com 1.092 pessoas nos dias 12 e 13 de julho, antes de Andrea Matarazzo e Marlene Campos Machado anunciarem que seriam vices; a margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos
Fontes: TSE e Datafolha

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