sábado, 15 de outubro de 2016

Candidato do PRB amplia vantagem

Pesquisa Datafolha mostrou Crivella com 48%, quatro pontos a mais do que na última consulta. Freixo, com 25%, perdeu dois pontos.

Vantagem ampliada

• Crivella cresce quatro pontos em pesquisa e ironiza ataques de Freixo sobre Garotinho

Gabriel Cariello - O Globo

A quinze dias do segundo turno, o candidato do PRB à prefeitura do Rio, Marcelo Crivella, parece confirmar o avanço sobre o eleitorado que votou, no último dia 2, em Pedro Paulo (PMDB), Flávio Bolsonaro (PSC), Indio da Costa (PSD) e Carlos Osorio (PSDB). Segundo pesquisa de intenção de voto do Instituto Datafolha, divulgada ontem, Crivella ampliou sua vantagem sobre Marcelo Freixo, do PSOL, de 17 pontos percentuais para 23. Este é o primeiro levantamento do instituto depois do início do programa eleitoral gratuito no segundo turno. O levantamento foi encomendado pela TV Globo em parceria com o jornal "Folha de S. Paulo".

Realizada entre quinta-feira e ontem, a pesquisa apontou crescimento de quatro pontos para Crivella, que tem, agora, 48% das intenções de voto. Freixo caiu dois pontos e registra 25%. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

CRIVELLA IRONIZA ATAQUES
Crivella comemorou o resultado durante evento em que recebeu apoio de representantes de escolas de samba e blocos de carnaval no auditório do PRB, em Benfica. Ele ironizou a estratégia de seu concorrente de associar sua imagem ao ex-governador Anthony Garotinho, do PR, que integra sua coligação.

— Temos 70 minutos por dia, é muita coisa. Eu propus para o Freixo que diminuísse, mas ele não quis. Agora, é só eu ligar a TV que está lá a minha foto com a do Garotinho. Bom, pelo que vimos nessa pesquisa de hoje (ontem), ele precisa mudar essa estratégia de ataque — afirmou Crivella, em discurso.

Na verdade, o candidato do PSOL também propôs ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a redução do tempo de TV, mas o TRE rejeitou. Ao longo da semana, a campanha de Freixo exibiu, no horário eleitoral, críticas às alianças de Crivella na disputa pelo Palácio da Cidade. Nos vídeos, a campanha do PSOL alega que Crivella e Garotinho “estão juntos desde 2014” e que o exgovernador foi condenado, em primeira instância, por formação de quadrilha. Também cita que dois integrantes do governo Garotinho chegaram a ser presos.

INDECISOS REPRESENTAM 8%
Freixo acredita, no entanto, que sua estratégia de orientar a campanha na televisão para ataques mais incisivos ainda não é captada pelas pesquisas de intenção de voto. Sua equipe avalia que são necessários dez dias para que o eleitorado reaja às investidas sobre a aliança com Garotinho.

— (A queda) É o resultado dos ataques que ele me fez no WhatsApp. O nível (da campanha) é muito baixo, é muito violento. Ele inventa, eu digo a verdade sobre a aliança que ele tem com o Garotinho. A gente sabe que a diferença vai demorar a baixar — declarou Freixo, que participava de ato com militantes na Cinelândia, logo após a divulgação do resultado da pequisa.

A tentativa de desconstruir a imagem de Crivella será mantida nos próximos dias como estratégia para reverter votos. De acordo com o Datafolha, 8% dos eleitores entrevistados declararam estar indecisos — dois pontos a menos que a pesquisa passada. Já o percentual de brancos e nulos cresceu, mas manteve o patamar da eleição no primeiro turno. Era 18% e chegou a19%.

— A pesquisa mostra que uma estratégia está dando certo e a outra não. A campanha do Crivella voa em céu de brigadeiro, enquanto o Freixo enfrenta uma turbulência em mar revolto — afirma o cientista político Paulo Baía.

O Datafolha ouviu 1.152 pessoas com 16 anos ou mais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-03342/2016. (Colaboraram Suellen Amorim, especial para O GLOBO, e Ruben Berta)

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