domingo, 15 de julho de 2018

Legenda tem dificuldades em SP e não terá candidato próprio

Rede tem 2,4 mil filiados no estado e deve apoiar PMN, ainda sem acordo

Dimitrius Dantas e Tiago Aguiar, estagiário sob a supervisão de Leandro Loyola | O Globo

SÃO PAULO - A Rede se propôs a fazer campanha este ano para Marina Silva por meio de voluntários engajados. Por esse critério, é em São Paulo, principal colégio eleitoral do país, que a sigla tem mais dificuldades para tentar eleger a ex-ministra e outros candidatos. O partido tem 2.487 filiados no estado, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número é menor do que os 2.711 simpatizantes de Minas Gerais, que tem menos da metade da população.

Além da dificuldade em angariar filiados em São Paulo, o partido não terá um candidato próprio ao governo local: decidiu apoiar Claudio Aguiar, do PMN, partido que ainda não tem um acordo firmado com a Rede nacionalmente. Também não tem prefeitos para ajudar na campanha. O único eleito em 2016, Anderson Prado, em Lençóis Paulista, migrou para o PSB no ano passado.

A Rede se diferencia por buscar alianças com movimentos sociais, e não procurar acordos com outras legendas, modelo usado pelos demais partidos. Há um preço a pagar. Sem uma coligação, Marina deverá ter apenas 12 segundos na propaganda televisiva, instrumento fundamental para fazer campanha. Deverá ter R$ 10 milhões do fundo eleitoral.

SEM APELO A SINDICATOS
A Rede atribui a discrepância entre o número de filiados e o tamanho de São Paulo à sua forma de organização com movimentos sociais — que não necessariamente se traduz em número de apoiadores formais.

Além disso, destacou que Minas Gerais possui mais municípios que São Paulo. O partido, no entanto, tem pouco menos de cem filiados paulistas a mais do que os integrantes gaúchos, em que pese o estado ter mais cidades que o Rio Grande do Sul e quatro vezes mais habitantes.

— A gente não vai organicamente para dentro dos sindicatos, por exemplo. Não está dentro da nossa visão de mundo. São Paulo tem muitas possibilidades de ação conjunta em parceria, daí a dinâmica local tem suas especificidades — explica Jâne Villas Boas, coordenadora nacional de comunicação.
Ex-porta-voz estadual da Rede em São Paulo, Nelson Pedroso avalia que a Rede não deu importância às suas tentativas para que as comissões provisórias criadas no interior e litoral paulista ganhassem autonomia para se tornarem diretórios — ou “elos” — municipais.

“ALÉM DA POLARIZAÇÃO”
Apesar das dificuldades no principal colégio eleitoral do país, a Rede é, de fato, um partido renovado. A sigla tem mais filiados do que a média nas faixas etárias mais jovens. Para integrantes da legenda, a organização do partido a partir de “elos” no lugar de “diretórios” tradicionais atrai a parcela mais jovem do eleitorado.

A Rede supera a média nacional em todas as faixas de 16 a 44 anos. A proporção de filiados acima de 45 anos, no entanto, é maior nos outros partidos do que na Rede. Ex-porta-voz nacional da Rede ao lado de Marina, Zé Gustavo assumiu o cargo com apenas 25 anos e deve ser candidato a deputado federal nestas eleições. O topo do partido é sempre formado por duas pessoas, e a sigla se esforça para compor as duas vagas com um homem e uma mulher e alguém experiente ao lado de um novato.

Depois de Marina e Zé Gustavo, o partido tem o ex-sindicalista Pedro Ivo, que acompanha Marina desde os tempos de PT, e Laís Garcia, do Espírito Santo, de 30 anos. Leonardo Milano, aos 22 anos, acredita que os discursos de Marina e da Rede têm um eco principalmente com a geração que não se desiludiu com a política nos últimos 30 anos.

— Os jovens não têm esse apego com PT, PSDB ou PMDB, mas continuam confiando na política. Eles se sentem responsáveis e querem um partido que esteja além desta polarização — avalia Milano.

O GLOBO procurou a campanha da pré-candidata Marina Silva, que informou que não comentaria as dissidências do partido.

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