segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Luiz Carlos Mendonça de Barros: Minha agenda para o próximo presidente

- Valor Econômico

Uma taxa de abstenção e de votos nulos recorde farão com que o presidente tenha uma legitimidade muito baixa

Entramos finalmente na campanha eleitoral para a escolha de um novo presidente da República. A Copa do Mundo ficou para trás e o registro dos candidatos no TSE dará contorno à cédula eletrônica que os brasileiros encontrarão ao votar em outubro próximo. Digo isso por acreditar que a presença de Lula como candidato oficial do PT atende apenas aos objetivos de um plano para manter o ex-presidente como líder inconteste de uma grande parte da população brasileira. Preservá-lo tem como objetivo fortalecer seu partido no cenário político por mais tempo. Haddad será o verdadeiro candidato do PT.

Assumindo este entendimento podemos tratar das questões fundamentais das próximas eleições e entre elas, o que esperarmos do próximo presidente. O cenário eleitoral, visto de hoje, é muito incerto e a previsão de quem vencerá é impossível de ser feita seguindo critérios racionais. Por isto decidi tratar nesta coluna da questão do Plano de Governo do vencedor, seja ele quem for, e que comandará nosso país a partir de janeiro de 2019. Com isto pulo o período nebuloso e de difícil visualização do processo eleitoral e posso refletir com mais segurança sobre o que deve fazer o próximo ocupante do Palácio do Planalto para ter sucesso em seu mandato.

Tenho uma leitura muito particular do que deva ser o plano de voo do próximo presidente. Minhas reflexões são feitas a partir do que vivi e aprendi na convivência com a classe política e com as reações da maioria dos brasileiros ao longo de mais de trinta anos de vida profissional dentro e fora do governo.

Este longo período me ensinou que governar um país como o Brasil, com sucesso, depende de uma combinação equilibrada entre racionalidade e sensibilidade social. Em outras palavras, as aspirações de curto prazo da sociedade têm que ser atendidas para que um governante consiga realizar sua agenda de prazo mais longo. Fernando Henrique governou com sucesso nos primeiros três quartos de seu governo porque acabou com a hiperinflação e Lula porque trouxe de volta o crescimento econômico e aumentou o salário mínimo em termos reais.

No momento de hoje este ensinamento nos leva a apontar, como receita de sucesso para o próximo presidente, a busca de crescimento econômico com racionalidade técnica. Ela está ancorada em duas premissas principais: a primeira é que estamos em um ponto do ciclo econômico em que a recuperação cíclica forte pode ser buscada rapidamente por meio da gestão de curto prazo correta de algumas variáveis econômicas. Em segundo lugar, é que a confiança dos mercados e dos agentes econômicos responsáveis pelo investimento privado pode ser alcançada por uma agenda de reformas estruturais com o compromisso de ser implementada ao longo do mandato de próximo presidente.

Cabe aqui o dito popular que diz que se deve andar devagar com o andor pois o santo é de barro, ou seja a busca das reformas precisa de uma difícil negociação com a sociedade e com o Congresso e por causa disto, de um certo intervalo de tempo.

Nesta agenda, o papel do crescimento econômico imediato é o de trazer a população - principalmente os mais pobres e a classe média - para o lado do governo, apoiando o presidente da República e aumentando seu poder de negociação no Congresso. Esta é uma questão central em função da pouca legitimidade eleitoral que será a marca de quem for eleito nas próximas eleições. O país dividido entre esquerda e direita e com uma taxa de abstenção e votos nulos recorde farão com que o próximo ocupante do Palácio Planalto tenha inicialmente uma legitimidade muito baixa. E o que pode unir novamente uma parte relevante da sociedade neste momento é a volta do crescimento econômico.

Discurso e agenda de governo voltados primordialmente para reformas estruturais em um momento de desemprego elevado e falta de confiança dos brasileiros no país será uma combinação explosiva. Este caminho é defendido principalmente pelos economistas à direita, entre eles os de origem na PUC do Rio e do Insper em São Paulo. Alguns deles defendem que a marca dos primeiros cem dias de governo deva ser o lançamento de um abrangente programa de reformas estruturais e de privatizações. Segundo eles, a volta do crescimento econômico seria uma decorrência natural do compromisso do governo com a racionalidade econômica e com o ajuste fiscal.

Da mesma forma, a busca do crescimento econômico irracional e sem um programa claro de reformas estruturais que permitam uma ancoragem no futuro me parece também uma receita para uma grave crise à frente. Esta será a marca dos governos de esquerda na eventualidade de uma vitória eleitoral. Teremos novamente no comando da economia o pensamento econômico de um certo keynesianismo de pé quebrado, que é a marca da escola de economia da Unicamp, berço da maioria dos economistas do PT. Seguido este caminho, vamos voltar a uma situação econômica de crise e de instabilidade política, pois um governo de esquerda vai também sofrer da falta de uma maioria sólida em um Congresso extremamente pulverizado.

O caminho para o próximo mandato presidencial ter sucesso será estreito e com muitas pedras no caminho, mas poderá ser trilhado com êxito se o vencedor das eleições aceitar e entender as razões da revolta de grande parte da sociedade com a classe política.
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Luiz Carlos Mendonça de Barros, engenheiro e economista, é presidente do Conselho da Foton Brasil. Foi presidente do BNDES e ministro das Comunicações.

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