Folha de S. Paulo
O que explica o abismo entre o voto para o
Legislativo e Executivo?
O mito do Nordeste
vermelho retornou à opinião pública; mas, como já discuti na coluna,
não resiste às evidências. Vejamos: na região, o núcleo duro do chamado centrão
(PL, PP, Republicanos), somado ao PSC e Patriotas, elegeu 35% dos deputados
federais. As legendas de esquerda —PT, PSB, PC DO B, Verde, Rede, PSOL,
Solidariedade— lograram eleger 33%.
O percentual regional de eleitos pelo PL,
PP e Republicanos é similar ao nacional (36%). Assim, dois terços dos
representantes do Nordeste na Câmara pertencem a legendas do núcleo duro do
centrão, de centro ou centro direita, em uma classificação convencional.
Em Sergipe, no primeiro turno da eleição presidencial, Lula obteve quase dois terços dos votos. Mas nenhum candidato dos partidos de esquerda foi eleito; metade é do núcleo duro do centrão. Em Alagoas, a esquerda elegeu apenas 1/5 dos deputados, mesmo percentual encontrado no Rio Grande do Norte e no Maranhão. Em Pernambuco, o núcleo do centrão elegeu 1/3 dos deputados; a esquerda, 40%.
O que explica a incongruência de voto
legislativo e nacional? Controlado por renda e lealdades identitárias
("Lula é nordestino"), o efeito ideológico do voto se dilui. A chave
é o chamado "efeito incumbente" no nível federal e estadual. A força
centrípeta dos governadores nos estados pobres é o "fator
confundidor", que tem dado margem a interpretações de que teria havido
realinhamento partidário à esquerda na região.
O governador controla a máquina que alimenta as redes políticas locais. Para o
eleitor pobre, a estratégia dominante é votar nos candidatos dessas redes, por
sua capacidade de atrair investimentos e também pelo receio de ser excluído dos
benefícios gerados por elas. O caso do Maranhão é exemplar, mas a Bahia, pelo
peso, é mais relevante —ver Jorge
Alves e Wendy Hunter.
Os governadores da oposição beneficiaram-se
por estar no cargo, mas chegaram ao poder através de alianças (derrotadas) nas
eleições presidenciais de 2018, e agora, competem com o executivo federal e sua
coalizão legislativa.
O pesquisador Fernando
Meireles mostrou como, entre 2009 e 2016, os convênios federais com
municípios beneficiavam o partido do presidente, o PT (mas não de sua coalizão
de apoio). Mas, atualmente, o efeito incumbente federal foi anabolizado pelo
orçamento secreto, entre outros fatores.
O mapa do voto reflete incentivos múltiplos
—e não se reduz às identidades partidárias ou ideológicas. O eleitor é o
árbitro de trade offs entre ganhos "federais" e "locais". O
argumento acima explica por que Bolsonaro teve, em relação a 2018, ganhos muito
maiores no Nordeste (16.5% na média) que em outras regiões.
*Professor da Universidade Federal de
Pernambuco e ex-professor visitante do MIT e da Universidade Yale (EUA
A maioria que vota no Lula não tem consciência ideológica definida.
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