Correio Braziliense
Essa é a questão em jogo no caso das emendas
que contrariam o princípio constitucional da transparência do gasto público
Thomas Jefferson definiu Os Papéis
Federalistas (Federalist Papers) sobre a Constituição dos Estados Unidos como
“o melhor comentário sobre os princípios do governo que foram escritos”. No
Brasil, o sistema defendido pelos federalistas influenciou Ruy Barbosa na
redação da Constituição brasileira de 1891, e continua sendo o eixo de
gravidade do nosso regime republicano. Fora desse eixo, nunca houve coisa boa.
Tem tudo a ver com o imbróglio entre Executivo, Legislativo e Judiciário sobre as emendas parlamentares ao Orçamento da União. O impasse criado com a suspensão do pagamento das emendas impositivas pelo ministro Flávio Dino, por falta de transparência, referendado por unanimidade pela Corte, provocou a reunião realizada nesta terça-feira entre os 11 ministros do Supremo; os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); e os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que buscam um acordo para restabelecer a execução das emendas que respeite as prerrogativas de cada um.
Os Papers são uma série de 85 artigos
escritos para defender a ratificação da Constituição dos Estados Unidos, nas
reuniões que ocorreram na Filadélfia em 1787, que foram publicados em quatro
jornais de Nova York e, depois, reunidos no livro O Federalista (Editora
Líder). Seus autores foram Alexander Hamilton, que escreveu 51 artigos; James
Madison, 29; e John Jay, cinco. Escolheram o pseudônimo de Publius, uma
referência a Publius Valerius Publicola, estadista romano do século VI a.C.,
famoso por seu republicanismo. Publícola significa amante do povo.
O primeiro ensaio que nos interessa é o 51,
de Madison, sobre os Freios e contrapesos da Constituição Americana, no qual
afirma que é preciso dar a cada um dos Poderes — Executivo, Legislativo e
Judiciário — os necessários meios constitucionais e motivações pessoais para
que resistam às intromissões dos outros. Medidas de defesa compatíveis com as
ameaças de ataque: “A ambição deve ser utilizada para neutralizar a ambição”.
Defende Madison: “Se os homens fossem
governados por anjos, dispensar-se-iam os controles internos e externos do
governo. Ao constituir-se um governo — integrado por homens que terão
autoridade sobre outros homens —, a grande dificuldade está em que se deve,
primeiro, habilitar o governante a controlar o governado e, depois, obrigá-lo a
controlar-se a si mesmo”. Vem desse raciocínio o sistema de freios e
contrapesos do nosso sistema presidencialista, consagrado na Constituição de
1988. Segundo Madison, no governo republicano predomina necessariamente a
autoridade legislativa e não é possível atribuir a cada um dos ramos do poder
uma capacidade igual de autodefesa.
“Como a importância da autoridade legislativa
conduz a tal repartição, a fraqueza do Executivo, por sua vez, pode exigir que
ele seja reforçado. Um direito de veto absoluto sobre o Legislativo parece, à
primeira vista, ser o instrumento natural com que o Executivo deva ser armado,
mas isso talvez não seja nem inteiramente seguro nem unicamente suficiente. Em
situações normais, o veto pode ser exercido sem a necessária firmeza e, nas
extraordinárias, com abusiva perfídia”, destaca Madison. É aí que entra em cena
o Judiciário.
Transparência
Hamilton retoma essa discussão no ensaio 78,
intitulado Os juízes como guardiões da Constituição. É uma boa referência para
o papel do Supremo Tribunal Federal (STF) nessa disputa entre o Executivo e o
Legislativo sobre a execução das emendas parlamentares, que abocanham R$ 33,6
bilhões do orçamento discricionário do governo e viraram uma grande
caixa-preta.
“O Executivo dispõe não apenas das honrarias,
mas também da espada da comunidade. O Legislativo, além de controlar os gastos
do tesouro, prescreve as normas que devem reger os direitos e deveres de cada
cidadão. O Judiciário, porém, não tem a menor influência sobre a espada nem
sobre o tesouro; não participa da força nem da riqueza da sociedade e não toma
resoluções de qualquer natureza.”
Por isso, Hamilton defende a competência do
Judiciário “para declarar nulos determinados atos do Legislativo, porque
contrários à Constituição”. Considerava falso o argumento de que isso seria uma
superioridade de um poder sobre o outro. “Não há posição que se apoie em
princípios mais claros que a de declarar nulo o ato de uma autoridade delegada
que seja contrário ao teor da delegação sob a qual se exerce tal autoridade”,
argumentava.
Essa é a questão em jogo no caso das emendas
impositivas que contrariam o princípio constitucional da transparência do gasto
público. Não por acaso, depois de quatro horas de reunião, os ministros do STF,
os presidentes do Senado e da Câmara e representantes do governo Lula chegaram
a um consenso sobre o pagamento de emendas ao Orçamento da União: as emendas
“deverão respeitar critérios de transparência, rastreabilidade e correção”.
Foi fixado prazo de 10 dias para o Executivo
e o Legislativo regulamentarem o tema. Enquanto isso, fica valendo a decisão
que suspende o pagamento das emendas, tomada pelo ministro Flávio Dino e,
depois, confirmada pelo plenário do STF.
Segundo o presidente da Corte, Luís Roberto
Barroso, o tema mais problemático era o das “emendas Pix”, que envolviam uma
transferência de recursos para um destino livre de apresentação de plano de
trabalho. “Isso nós ajustamos que não poderá permanecer”, disse.
ResponderExcluirVivemos um momento Crítico da nossa sociedade em que um dos poderes Através do STF Está implantando uma ditadura, uma censura cruel , perseguindo prendendo e bloqueando a internet dos opositores
Nenhum desses jornalistas Dessa coluna se dignou a mencionar o freio contrapeso que o Senado tinha que fazer exercendo o seu papel de vigilância E controle d deo Judiciário e não faz nada porque o presidente está com o rabo preso com questões bilionárias na mão do STF para julgar é tudo uma corja e a imprensa virou inimiga do povo porque virou as costas para a verdade e para informação independente é uma vergonha Estamos sozinhos com Deus
Ainda bem que temos o Supremo pra por ordem no barraco.
ResponderExcluirMas o Supremo não impede as mentiras do Anônimo acima...
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