segunda-feira, 12 de outubro de 2026

A culpa pela derrota de Lula no 1º turno é do povo, por Demétrio Magnoli

O Globo

Justificativas ensaiadas têm algo em comum: eximir o presidente e seu partido de qualquer responsabilidade

Quem é o culpado? Sidônio Palmeira, Janja, Alexandre de Moraes, o “imperialismo ianque”, a “imprensa entreguista”, o mordomo? Todas essas hipóteses circulam na campanha de Lula e na base militante petista. Contudo, no fundo, a teoria mais permanente é outra: a culpa seria do povo.

Há muito, quando o PT perdeu uma eleição em São Paulo, a filósofa Marilena Chauí acusou a “classe média fascista”. Era estranho, pois o PT daquele tempo triunfara várias vezes nas grandes cidades do Sudeste, inclusive com o voto majoritário dos bairros de classe média. Afinal, essa camada social tornava-se fascista apenas quando o PT perdia?

Outros tempos, novos culpados. Desde 2018, nos meios de esquerda, firmou-se uma obsessão sobre o “pobre de direita”. Os militantes tendem a imaginar que sua régua — a ideologia — é a de todos. Não entendem que a decisão de voto move-se circunstancialmente. Eleitores de Obama votam, depois, em Trump, e os mesmos pobres que sufragaram Lula podem votar em Bolsonaro.

A difusão da política identitária entre os “progressistas” degradou ainda mais os diagnósticos. No lugar de grupos (imaginários) mais ou menos demarcados, a culpa estendeu-se à sociedade inteira — ou, ao menos, à maioria dela.

Numa entrevista anterior ao primeiro turno, dedicada a divulgar o livro “O ódio como política”, que organizou, a socióloga Esther Solano sugeriu a seguinte explicação sobre o eleitorado de Bolsonaro:

— Estamos num país que tem uma sociedade muito racista e muito machista. O Brasil é o país que mais mata pessoas transgênero no mundo, tem uma alta taxa de feminicídio. Então, é um país que está construído sobre uma base de ódio contra o diferente.

Solano expressa, palavra por palavra, um diagnóstico que percorre significativa parcela da esquerda. Ela não disse que existem racismo, machismo, misoginia e transfobia, o que é óbvio. Mas, recitando a bíblia identitária, afirmou que essa é a essência da “sociedade brasileira”. Afinal, de acordo com Solano, o Brasil ergue-se “sobre uma base de ódio contra o diferente”. Se isso for verdade, desistam: Lula não tem chance. Um país esculpido nesse molde elegerá, inevitavelmente, a extrema direita. E, como não dá para mudar de povo, restaria aos “progressistas” mudar de país.

Supostamente radical, o raciocínio identitário é, na verdade, fatalista — e derrotista. Seu fulcro encontra-se na palavra que amam de paixão: estrutural. O racismo é “estrutural”, como a misoginia, a homofobia e a transfobia. Significa que estão incrustados no DNA da “sociedade”. Não havendo saídas, procura-se constranger a “sociedade” atribuindo-lhe características pecaminosas, a fim de cobrar “compensações”, na forma de cotas.

Funciona, mas ao reverso. O declínio eleitoral dos “progressistas” no Ocidente reflete, em larga medida, o fastio provocado por intermináveis discursos sobre a culpa proferidos do alto de uma pretensa superioridade moral.

O detalhe que escapa ao raciocínio identitário: desde 2003, os “progressistas” governaram o Brasil durante 75% do tempo. Como se explica que uma sociedade tão corrompida, violenta, odienta e odiosa tenha feito tal escolha eleitoral predominante?

Há mais. Inegavelmente, e segundo os próprios discursos de Lula, os governos “progressistas” que dominaram nossa História recente desempenharam papel significativo na edificação do Brasil atual. Seu legado é um país tão depravado?

As diversas justificativas ensaiadas para a derrota no primeiro turno, do mordomo marqueteiro ao país consumido pelo pecado, têm algo em comum: eximir o presidente e seu partido de qualquer responsabilidade. Lula, o PT e as políticas do governo nada têm a ver com o fracasso. A culpa é sempre dos outros — e, segundo a lógica identitária, do país impuro que os puros governam.

É uma repetição. No rastro do impeachment de Dilma Rousseff, inventou-se a lenda do “golpe das elites” para impedir a revisão crítica das políticas que conduziram à depressão econômica. Hoje, a imaginação “progressista” voa alto, com o mesmo objetivo. Quebrar espelho, eis o que se faz. Desse jeito, até um Flávio pode chegar ao Planalto.

 

13 comentários:

  1. DEMERDA MAGNOLI,VÁ PRA PUTA QUE O PARIU!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merda foi seu pai que acreditou na puta que te gerou. MAM

      Excluir
  2. Respostas
    1. Isso aí Marcos, parabéns borla lucidez do comentário.

      Excluir
  3. Perfeito! O anônimo covarde se lembrou da mãe que o gerou e a homenageou... MAM

    ResponderExcluir
  4. Lula ja era, igual o nazispo que caiu de moda
    ha longos anos atras, nao faz falta alguma!

    ResponderExcluir
  5. Nao sei como ainda tem pessoas que votam num sujeito desse,

    ResponderExcluir
  6. Triste fm de uma triste figura.

    ResponderExcluir
  7. Tomara, que nunca mais!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Tem gente que nao serve nem para piolho de escroto e fica querendo apararecer as custas de um impecavel, inteligente Homem integro iaual ao Demétrio Magnoli., esses sao os coitados da vida, nao valem nem o peso em merda.

    ResponderExcluir
  9. Da merda veio e para ela voltara sem que ninguem perceba.

    ResponderExcluir
  10. OPT é uma merda teórica e prática e tem que acabar. Mas entregar o Brasil a bandidos como os Bolsonaros é risco grave para a nação e o Ocidente. MAM

    ResponderExcluir
  11. Transitório,! Pior é o Lula!

    ResponderExcluir