sábado, 31 de outubro de 2026

O futuro que virá, por Marco Aurélio Nogueira*

O Estado de S. Paulo

O horizonte é de dificuldades, ruídos e tensões. Precisamos ingressar numa dimensão pós-bolsonarista e pós-lulista 

Vitórias eleitorais não caem do céu. Vitórias podem ser explicadas por mudanças circunstanciais, por abalos inesperados que alteram a correlação de forças, truques de marketing, lufadas de sorte e acaso. Porém, numa disputa acirrada como a que tivemos no Brasil, a vitória de Lula não ocorreria sem mobilização e engajamento. O repúdio ao bolsonarismo levou milhões de jovens, idosos, homens e mulheres às redes e às ruas. Foi uma arrancada vigorosa, com emoções à flor da pele.

Não foi uma vitória da “esquerda”, mas do conjunto dos democratas – dos socialistas aos liberais e conservadores –, dos cidadãos sem partido e cheios de sonhos na cabeça.

Metade dos eleitores sufragou a candidatura da ultradireita, mantendo viva a base da polarização tóxica dos últimos anos. Como dissolver os laços que ligaram 60 milhões de cidadãos às fantasias bolsonaristas? A democracia não pode simplesmente descartá-los. Uma sociedade culturalmente rica e diversificada como a brasileira não pode ser refém de fanatismos e procedimentos de “ordem unida”. Parte da população não se sente acolhida pela democracia representativa e não aceita a esquerda, que é mais fechada e restrita do que fazem acreditar os discursos de Lula. A esquerda brasileira tem pouco poder de diálogo.

Vitórias empolgam, mas são exigentes. Criam expectativas. Requerem cautela, realismo e generosidade. Não pedem conciliação, mas um caminho de pacificação e despolarização. Dispensam bravatas e desejos de vingança. Necessitam de inteligência política e cálculo estratégico.

Lula falou que governará de outra maneira, mais ampla e mais sintonizada com a população. O que isso significará só o tempo dirá. Ter um celular na palma da mão para falar “diariamente” com o povo é uma frase populista. A sociedade espera para ver como se cuidará da economia, do gigantesco déficit fiscal e do desenvolvimento, com qual plano e com qual articulação. O próximo ministro da Fazenda será peça estratégica. E quanto à segurança e ao crime organizado, o que será proposto de concreto? Nos anteriores governos do PT, os benefícios sociais prevaleceram, o que melhorou a distribuição de renda, mas não promoveu uma política vigorosa de desenvolvimento. O País permaneceu estacionado num patamar econômico de baixa produtividade e muita turbulência. O que haverá de novidade no quarto mandato?

Se o novo governo permanecer concentrado em quadros petistas, repetirá um dos pontos fracos da gestão atual. Um ministério que inclua e dê espaço de atuação a democratas de outras correntes mostrará a disposição governamental de fugir do refrão nós contra eles, mantendo a sintonia com a sociedade e facilitando a interação com o Congresso. O jogo está a começar.

Da mesma forma, políticas que prestem a devida atenção aos problemas derivados da revolução tecnológica – comunicação, educação técnica de massa, utilização inteligente da inteligência artificial, impactos ambientais, entre outros – darão nova energia ao governo e sustentarão uma gestão mais afinada com os tempos. O novo governo terá de recuperar o tempo perdido e assimilar as mudanças que estão a alterar a estrutura social, os relacionamentos e o mundo do trabalho. O mesmo ocorre com o posicionamento do Brasil no sistema internacional. A reorganização institucional e a credibilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) também estão a pedir passagem. Nada disso poderá ser enfrentado com ideias rotineiras e cacoetes ideológicos.

O campo democrático apoiou Lula com coerência e convicção. Mas fez isso sem coesão e organicidade própria. Se vier a encorpar, estabelecer um programa de ação e voltar a ter voz pública, poderá ajudar o governo a manter o prumo e a se corrigir, quando for o caso. Atuará como uma corrente programática substantiva e com capacidade de pressão.

Será necessário atentar para a chamada “direita”, com todos os seus matizes. A derrota de Flávio Bolsonaro foi precedida da eleição de grandes bancadas na Câmara e no Senado, cujo perfil terá de ser decifrado. A ultradireita perdeu uma batalha, mas continua viva. E não será vencida por manipulações institucionais e batalhas retóricas. Sua força está em sua base social, que está sem liderança. Abriu-se, assim, uma janela para que as diferentes direitas se soltem do tronco chamuscado e se mostrem com cara própria.

A narrativa vencedora precisa, agora, ser recalibrada. Deve valorizar uma vitória que se deveu a um conjunto de fatores, não ao protagonismo de um partido ou de um líder. A democracia política terá de fluir por cima dessas ilusões e da agitação que a elas poderá se associar. Menos obediência janonista, mais Alckmin. A política não pode ser um terreno de lacrações e “missões” descoladas da realidade.

Não temos como saber que futuro virá. O horizonte é de dificuldades, ruídos e tensões. Precisamos ingressar numa dimensão pós-bolsonarista e pós-lulista. Se isso ocorrer, é porque soubemos nos comportar com sabedoria e tolerância. Em suma, pensando, agindo e dialogando.

*Professor titular de Teoria Política da Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário