domingo, 21 de setembro de 2008

Os queridinhos do presidente

Eleições 2008
Luiz Carlos Azedo
Da equipe do Correio

Lula fará o possível para ajudar o PT a ganhar as disputas municipais na Grande São Paulo. Região é estratégica para diminuir a força do governador tucano José Serra, candidato a presidente em 2010

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará o que puder para apoiar os candidatos do PT na Grande São Paulo, a começar pela campanha da ex-ministra Marta Suplicy, que tenta voltar à prefeitura da capital. Lula pretende se engajar também nas campanhas petistas de Guarulhos, Osasco e municípios do chamado ABC, principalmente São Bernardo, Santo André, São Caetano, Diadema e Mauá, redutos históricos do partido.

Lula quer fortalecer o PT em São Paulo e, assim, neutralizar a vantagem estratégica que o governador do estado, José Serra (PSDB), tem com o eleitorado paulista como candidato tucano a presidente da República em 2010. A jóia da coroa é a capital, onde Marta Suplicy lidera a disputa, mas corre o risco de perder no segundo turno.

As simulações na capital paulista, segundo a pesquisa Datafolha divulgada quinta-feira passada, mostram que Marta está tecnicamente empatada no segundo turno com o prefeito Gilberto Kassab (DEM), que concorre à reeleição, e com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). Na avaliação da cúpula petista, no cenário atual, Marta só vence as eleições se receber um forte empurrão de Lula, que hoje tem uma avaliação positiva na capital que suplanta em muito a da ex-prefeita.

Se o segundo turno fosse realizado hoje, 46% dos eleitores da capital paulista votariam na candidata do PT e 45% optariam pela reeleição do democrata. Há uma semana, Marta obteve 48% e Kassab, 44%. A simulação de uma disputa com Geraldo Alckmin mostra um empate entre os dois, com 47% de intenções de votos para cada um, resultado igual ao da pesquisa anterior. A participação de Lula na campanha de Marta neste fim de semana é que vai dizer se o presidente realmente é capaz de transferir seus votos para a ex-prefeita (leia mais na página 4).

Primeiro turno

Marta continua em primeiro lugar na preferência dos eleitores paulistanos, com 37% das intenções de voto, segundo pesquisa realizada pelo Datafolha em 17 e 18 de setembro. O segundo lugar segue disputado por Alckmin e Kassab, ambos com 22%. O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) tem 7% e Soninha (PPS), 3%. Ivan Valente (PSol) atinge 1% das intenções de voto. Anaí Caproni (PCO), Ciro (PTC), Edmilson Costa (PCB) e Renato Reichmann (PMN) não chegaram a 1% das menções. Levy Fidelix, do PRTB, não foi citado. Se a eleição fosse hoje, 4% votariam em branco ou anulariam o voto, mesmo percentual dos que não saberiam em quem votar. Foram ouvidos 1.666 eleitores da cidade de São Paulo, a partir dos 16 anos de idade.

O jogo paulista

São Bernardo

Os candidatos Orlando Morando (PSDB) e o petista Luiz Marinho (foto) estão empatados tecnicamente com 27% e 26%, respectivamente, segundo o Ibope. Alex Manente (PPS) tem 15%, seguido por Evandro de Lima (PTdoB) e Aldo Santos (PSol), ambos com 1%. Brancos ou nulos somam 9% das intenções de voto. A margem de erro também é de quatro pontos percentuais e foram consultadas 504 pessoas entre 26 e 28 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 7/2008 na 174ª Zona Eleitoral de São Bernardo.

Osasco

O prefeito petista Emídio de Souza lidera a disputa pela prefeitura com 42,3% de preferência do eleitorado, seguido por Celso Giglio (PSDB), que tem 30,3%. O ex-prefeito e atual deputado federal Francisco Rossi (PMDB) tem 10,2%. Délbio Teruel (PDT) aparece com 1,4%, segundo pesquisa do Instituto Brasmarket, registrada em cartório com o número 05/2008, e realizada entre 3 e 5 de setembro. Foram ouvidos 801 eleitores e a margem de erro é de 3%. A pesquisa revela que 15,1% ainda não decidiram o voto ou pretendem anulá-lo.

Guarulhos

O petista Sebastião Almeida lidera a disputa pela prefeitura, com 25% de intenções de voto, contra o candidato do PV, Jovino Cândido, que concorre à reeleição e tem 18%. Carlos Roberto (PSDB) vem com 14% (entre 10% e 18%). Ou seja, há empate técnico tanto entre o primeiro e o segundo, quanto entre o segundo e o terceiro. Jorge Tadeu (DEM) aparece em quarto lugar com 5%, seguido de Adriana Afonso, com 3%. Adílson Valente (PCd B) e Orlando Fantazini (PPS) têm 1% cada, Edson Albertão (PSol) vem com 0,3%. No total, 9% dizem que não votam em nenhum candidato, enquanto 25% responderam não saber. A disputa deve ir para o segundo turno. O Instituto Opinião, contratado pelo jornal Guarulhos Hoje, ouviu 600 eleitores entre 6 e 8 de setembro. A pesquisa foi registrada como o número 07/2008, na 176ª Zona Eleitoral.

Santo André

Vanderlei Siraque (PT) lidera com 33% das intenções de voto, mostra o Ibope. Newton Brandão (PSDB) tem 15%, seguido por Aidan Ravin (PTB) empatado com Raimundo Salles (DEM), ambos com 13%. O levantamento foi realizado entre 26 e 29 de agosto e está registrado na 156ª Zona Eleitoral do município, sob o número 1220/08.

São Caetano

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr. (PTB), disparou na pesquisa do Ibope: tem 72% dos votos. O segundo colocado, Horácio Neto (PSol), aparece com 5% das intenções. O petista Jayme Tortorello aparece na última colocação, com 3%. Como a margem de erro é de cinco pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados. Brancos ou nulos somam 7%. A sondagem foi feita entre 25 e 27 de agosto com 350 eleitores e está registrada na 166ª Zona Eleitoral da cidade, sob o número 068/2008.

Diadema

Mário Reali (PT) e José Augusto da Silva Ramos (PSDB) estão com 40% e 35%, respectivamente, e tecnicamente empatados, porque a margem de erro do Ibope é de 4%. Em terceiro está o candidato do PMN, Ricardo Yoshio, com 5%, Foram feitas 504 entrevistas entre 26 e 28 de agosto. A pesquisa está registrada sob o número 05/08 na 222ª Zona Eleitoral de Diadema. Mauá

O petista Oswaldo Dias lidera com 44% das intenções de voto, segundo o Ibope. Francisco Carneiro (PSB), o Chiquinho do Zaíra, aparece tecnicamente empatado com Diniz Lopes (PSDB),com 19% e 14%, respectivamente. A margem de erro é de quatro pontos percentuais. A sondagem foi realizada com 504 pessoas entre 26 e 28 de agosto e está registrada na 217ª Zona Eleitoral, sob o número 1320/08.

Ribeirão Pires

O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), tem 59% das intenções de voto. O tucano Valdírio Prisco tem 13%, e o petista Mário Nunes aparece em terceiro, com 5%. A pesquisa do Ibope foi realizada no município entre 25 e 27 de agosto, tendo sido registrada na 183ª Zona Eleitoral de Ribeirão Pires, sob o número 05/2008.

Rio Grande da Serra

O tucano Adler Teixeira (PSDB), o Kiko, tem 69% das intenções de voto. O segundo colocado, Carlos Augusto César (PT), o Cafu, aparece com 13%. Nilson Gonçalves (PR) é o último colocado, com 2%. Brancos e nulos somam 5% e a margem de erro é de cinco pontos percentuais. A pesquisa está registrada sob o número 581/08

Nenhum comentário:

Postar um comentário