quarta-feira, 24 de junho de 2009

Para Obama, Lula se ajustou ao mercado

Gilberto Scofield Jr
DEU EM O GLOBO

Obama elogia "o cara" de novo

WASHINGTON. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou ontem a elogiar o presidente Lula, em entrevista na Casa Branca. Ao falar sobre as relações dos EUA com a América Latina, afirmou que o Brasil e o Chile - o americano se encontrou ontem com a presidente Michelle Bachelet - estão liderando pelo exemplo. E destacou a política de pragmatismo dos dois países. Disse que os EUA podem aprender com seus vizinhos de continente.

Obama - que já afirmara que Lula é "o cara" e "o político mais popular do planeta" - disse que, em tese ("no papel", foi a expressão usada), Lula parece ser difícil de lidar, mas se revelou um líder pragmático, que conversa com todos os países da região, independentemente de suas orientações políticas:

- O presidente Lula chegou através do movimento sindical. Era percebido como um esquerdista radical. Acabou que tem sido uma pessoa bastante prática, que mantém relações por todo o espectro político da América Latina. Ele realizou todo o tipo de reformas de mercado que fizeram o Brasil próspero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário