quarta-feira, 1 de julho de 2009

O mel de Picos

Rosângela Bittar
DEU NO VALOR ECONÔMICO

Mangabeira Unger, político do Rio e respeitado professor em Harvard, eventual candidato e guru de políticos brasileiros e candidatos em eleições recentes, entrou, ficou e saiu do governo envolto em polêmicas. O Ministério que comandou não existiu. Crítico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em algum momento do seu discurso partidário - já passou pelo PMDB, PDT, PPS, PRB -, negociou adesão ao PT com o bispo Marcelo Crivella, que transferiu o problema ao vice-presidente José Alencar, ambos do Partido Republicano Brasileiro. Assumido por este, Mangabeira ganhou as bençãos do presidente que, para abrigá-lo, criou a Sealopra (Secretaria de Ações de Longo Prazo), uma organização, com proposta de quadro amplo de pessoal, destinada a preparar o futuro do Brasil.

Rejeitada pelo voto no Congresso à medida que instituía a nova entidade, o professor ficou no ar algum tempo até que o presidente, por decreto, deu-lhe a função de ministro, agregado à existente Secretaria de Assuntos Estratégicos. Para compor o cenário, formalmente, o Ipea foi desligado do Ministério do Planejamento e direcionado a adensar de quadro de pessoal e pesquisadores o esquema do ministro. Assim concebida, seguiu por dois anos a estrutura que deveria dar ao presidente Lula, na melhor das hipóteses, políticas e projetos de governo, e na pior, pelo menos um conjunto de planos que ele pudesse deixar ao seu sucessor. Em várias oportunidades Lula afirmou não haver encontrado no governo, quando chegou, nenhum plano, e não deixaria que isto se repetisse com seu sucessor. Quando nada, um pacote de programas lhe facilita o discurso de campanha: o que não conseguiu fazer, estará ali recomendado ao sucessor.

O Ipea, sob nova direção, não tomou conhecimento de Mangabeira, tornou-se uma instituição ideologicamente definida, praticou expurgos e enredou-se em polêmicas com a academia e o próprio governo. O ministro criou a própria agenda e foi em frente, atropelando colegas aqui e ali, transformando-se em pivô de demissão e combates públicos.

De alguns ministros, como Nelson Jobim (Defesa) e Fernando Haddad (Educação), colheu impressões de parceria. De outros, como Marina Silva (Meio Ambiente), provocou a demissão ao arrastar à sua jurisdição o Projeto Amazônia. Com Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, desentendeu-se diante de 9 governadores, em reunião para propor a transformação do Incra em agência independente.

Mangabeira deixou para Lula estudos sobre relações trabalhistas, defesa nacional, educação, Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, destacados entre os que mais difundiu Brasil afora os rituais ministeriais, da recepção aos seminários, com que autoridades regionais o recebiam, para irritação dos ministros responsáveis pelo assunto em pauta.

Mais acadêmico e teórico distanciado do pragmatismo de governo, Mangabeira funcionou como uma usina de ideias descompromissadas com a realidade. Não fez projetos se por eles forem considerados os que preveem fonte de recursos, medidas, metas, resultados. Distribuiu sonhos. Privilegiou a forma. Deu aulas.

Para um governo que carece de formuladores, Mangabeira teria com que contribuir se estivesse mais integrado, mas com um método rígido de trabalho que dispensa a realidade, não conseguiu ter interlocução. A ministra Dilma Rousseff convocou, certa vez, vários ministros para discutir o Plano Nordeste, preparado por Mangabeira, ausente da reunião para dar liberdade aos críticos. Para alguns o trabalho foi entregue na manhã do encontro. Perplexos, muitos só registraram o destaque e a exaltação ao mel de Picos, cidade do Piauí que é símbolo da aridez e falta de meios no Nordeste, quando na região já se apresentavam nichos importantes de exportação, deixados ao largo pelo autor.

Do último de seus estudos, um projeto de educação com nova proposta de ensino médio, extrai-se todo o modelo Roberto Mangabeira Unger aplicado ao governo. "A escola média que pretendemos combinaria um novo ensino geral com um novo ensino técnico". O ministro descreveu, nesta exposição testemunhada, o "método com 5 características com que costumo trabalhar", entre as quais a primeira se sobressai: "Tentar organizar uma dialética entre as ações concretas de curto prazo e um ideário abrangente e duradouro". Das características, passou a 3 preocupações principais e, dessas, aos detalhamentos de cada enunciado das iniciativas. Irrita-se o ministro diante da pergunta óbvia: "Neste projeto há solução para os graves e principais problemas do ensino e da aprendizagem em matemática e ciências, e para a valorização salarial e de qualificação dos professores da educação básica?"

"Chegaremos lá, não me interrompa", responde. Mas não chega, se não estiver no script: "Meu método não é enciclopédico, de tratar tudo ao mesmo tempo. Temos que fazer seleção de por onde começar". A mesma incompreensão registrada à sua entrada e ao trabalho realizado, repete-se à saída. Discute-se que estaria saindo porque o cargo é do PRB e ele tem planos de filiar-se ao PMDB para tentar uma candidatura. Teria pretensões de ser vice na chapa de Dilma Rousseff, ou mesmo candidato a presidente ou senador pelo Rio. Fundador do MDB, candidato a prefeito de São Paulo pelo PPS quando o amigo Ciro Gomes estava no partido, de relações estreitas com Leonel Brizola quando passou pelo PDT, aliado de Crivela no PRB, Mangabeira não precisaria deixar o cargo para voltar ao PMDB.

Saiu para manter-se professor em Harvard, com todos os seus privilégios e benefícios. Achava dispendioso ficar no Brasil e sua família nos Estados Unidos, queixava-se de perda salarial. Há dois meses comunicou ao presidente que esgotara sua licença. Pediu para retomar as aulas nos Estados Unidos mas continuar contribuindo com o governo. O presidente Lula achou complexo este modelo de gestão proposto.

Rosângela Bittar é chefe da Redação, em Brasília. Escreve às quartas-feiras

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