domingo, 29 de julho de 2012

Em São Paulo, candidatos investem em sites ineficazes

Especialistas consultados analisam a campanha virtual das principais chapas que disputam a Prefeitura de SP

Página de Haddad é a mais interativa; a de Serra, mais atualizada; as de Russomanno e Chalita, as mais claras

Nancy Dutra

SÃO PAULO - Os candidatos que terão mais tempo de TV na corrida pela Prefeitura de São Paulo consideram a internet uma ferramenta fundamental na busca por votos. Mas nenhum deles demonstra saber como usá-la de forma eficiente.

Textos extensos demais, navegação difícil, falta de clareza e de ferramentas de busca estão entre os problemas apontados por um grupo de cinco especialistas em internet convidados pela Folha a dar notas (de 0 a 5) para os sites dos candidatos.

O site mais bem avaliado foi de Fernando Haddad (PT). Com 7% nas pesquisas de intenção de voto, sua página teve nota média de 3,2.

Tecnicamente empatados na liderança da disputa, segundo o Datafolha, José Serra (PSDB), com 30% das intenções de voto, e Celso Russomanno, com 26%, também estão embolados na avaliação de seus sites. Serra obteve nota média de 2,5. O candidato do PRB ficou com 2,6.

Por uma pequena margem, o site do peemedebista Gabriel Chalita foi considerado melhor que os de Serra e Russomanno. Levou nota 2,7.

Para o pesquisador de internet Juliano Spyer, o maior trunfo de Haddad é explorar o uso de vídeos "curtos, quentes e bem editados".

"Haddad pede pouca atenção. É pra passear pelo conteúdo", diz Spyer, que trabalhou nas campanhas de Marina Silva e Gilberto Kassab (PSD).

Mas são poucos os textos. E as abas não cumprem a função de orientar o leitor. A seção de notícias, por exemplo, se chama "tv H".

Na opinião do consultor Gabriel Rossi, isso torna a navegação difícil e deixa o site "parecido com o de uma banda de rock". Seria uma forma de reforçar a ideia de jovem e novo. O petista tem como slogan a sentença "o homem novo para um tempo novo".

O domínio escolhido complementa essa estratégia: pensenovotv.com.br. A dificuldade em relacionar a página ao candidato fez a equipe de sua campanha adquirir novos domínios -haddad13.com.br, por exemplo-, que redirecionam o usuário ao endereço.

Assim como o site de Haddad, o de Serra usa muitas imagens, mas os especialistas apontaram dois problemas básicos: a necessidade de um navegador atualizado para entrar na página e a falta de uma ferramenta de busca.

"Os textos são muito grandes, o internauta precisa usar muito o mouse para chegar até o final", comenta a consultora Mercedes Sanchez.

Serra é o candidato mais ativo no Twitter, com mais de 1 milhão de seguidores.

O especialista em transparência Fabiano Angélico critica a falta de acesso fácil às propostas nos sites: "É lamentável que não haja destaque para as ideias para a cidade. Tem muito conteúdo inútil."

Entre os quatro, Russomanno é o único que expõe uma lista extensa de propostas.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

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