Eu & Fim de Semana / Valor Econômico
Fazemos economia com educação, mas não com ignorância e privilégios
Muito se fala sobre as deficiências da educação brasileira e, injustamente, imputa-se à escola pública o nosso atraso. Esse atraso, todos sabem, expressa as condições impróprias e insuficientes da escolaridade e do exercício do magistério. Fazemos economia com educação, mas não a fazemos com ignorância nem com privilégios descabidos dos poderosos. No entanto, foi a escola pública que educou o Brasil e permitiu o grande salto educativo que nos separa das estreitezas culturais do tempo da escravidão.
Temos limitações e desafios. O problema maior de nossa educação está numa questão social simples: o divórcio entre o senso comum pobre e o conhecimento que a escola e os professores devem transmitir aos alunos.
A educação brasileira não sabe lidar com o senso comum que, em nosso caso, é um fator limitante do diálogo educativo. Nos países cultos, o senso comum, já entre os estudantes, é altamente informado pela cultura erudita, pelas visitas aos museus de história, de arte e de ciências, pelo teatro, pela música erudita, pelo cinema culto. Até mesmo pelo respeito à historicidade de paisagens rurais e de cenários urbanos cuja relevância educativa é reconhecida por todos. Aquilo que, classificado como adjetivo em relação às ruas e estradas, é entre nós tratado como feudo do carro pelos habitantes e pelo poder público.
De modo que, naqueles países, a sala de aula é dinâmico lugar da ampliação e do aperfeiçoamento das informações e da lógica do senso comum enriquecido pelas agências de difusão da cultura. Seria, aqui, um laboratório de preservação e de refinamento de nossas tradições humanistas e de aprimoramento crítico de nossa consciência social. Um meio de superar nossa danosa alienação.
Naqueles países, o senso comum em si mesmo puxa as novas gerações para cima, para uma compreensão culta da vida e da realidade social. Os estudantes de lá estão muito mais próximos da arte, da literatura e da ciência do que a imensa maioria dos estudantes daqui. Lá, a escola e os professores estão cotidianamente empenhados na ressocialização de jovens e crianças a partir da matéria-prima de um rico senso comum a isso propício.
A escola não deve ser um lugar de estranhices e de professores supostamente esquisitos, que é como muitos pais e estudantes os julgam. Os frequentes episódios de agressão a professores e mesmo a alunos e de depredação de escolas apenas expressam a incivilidade desse divórcio. Não é surpresa que a escola apareça na consciência de alunos e de pais de alunos como instituição que lhes é adversária.
Não há ou nem sempre há, entre esses dois mundos, o da escola e o do senso comum, o liame da continuidade criativa e emancipadora. A escola de enquadramento, pública ou particular, que politicamente se robustece neste momento, não educa.
Educação não é mercadoria, como frequentemente dizem alunos críticos. É interação e reciprocidade. Nesse sentido, o professor só é professor se for um aprendiz, aluno de seus alunos para ensinar-lhes a superar limitações, intolerância, impaciência e pobreza cultural.
No período mais fecundo da política educacional brasileira, sociologia e antropologia, além de psicologia, foram essenciais na formação do professor da escola elementar e da escola média. Porque ele só pode ser educador se for também ressocializador de seus alunos e, por meio deles, dos pais de alunos. Aqui, a escola deve ir além de muros e paredes. Mas, não raro, muros e paredes são arrombados pela barbárie da incompreensão.
O docente será educador se tiver a oportunidade de ser um agente criativo no processo de mudança social, que é contínuo e problemático. A escola, tampouco deve paralisar o mundo. A sala de aula é mais do que carteiras e quadro-negro. Ela nada será se não for sobretudo um laboratório de intercâmbios sociais, em que o docente é sujeito e objeto, do mesmo modo que o aluno é objeto e sujeito. Isso só é possível quando o professor tem sólida formação em ciências sociais, mesmo para ensinar matemática e biologia. Matemática fora da trama social que dá vida humana aos viventes é mera subtração e não multiplicação. Biologia socialmente desencarnada é corpo sem alma e sem vida.
Nosso senso comum é historicamente pobre e frequentemente instrumento da reprodução do atraso. Puxa-nos para baixo. Não nos abre perspectivas. Não nos abre caminhos de crescimento e emancipação.
Temos tido movimentos sociais pelo poder e pelos privilégios do poder. Mas não temos tido movimentos sociais pela educação para a liberdade, por um novo senso comum, só possível por meio da consciência crítica. Educar para que as novas gerações fiquem de pé e não de joelhos, como se pretende agora.
*José de Souza Martins é sociólogo. Professor Emérito da Faculdade de Filosofia da USP. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, autor de “A Sociologia como Aventura” (Contexto).
É muito bom e útil que um Educador se debruce sobre essa ponte para ver o rio passar ... Verá que muitas vezes ele carrega dejetos e lama , no lugar de água limpa e cheia de vida . Sou filha de um professor de Português e Jornalista , formado em 1939 , que exerceu ambas as atividades com absoluta dedicação e amor , durante mais de 50 anos! E sempre tive a formação educacional de respeito ao papel exercido pelo Professor ! Aprendi com ele , que apesar do objetivo ser "o diploma" , na verdade , era na escola que exercíamos a sociabilidade , a cidadania e o interesse pelo conhecimento . Tínhamos um leque de Matérias que não eram todas interessantes , para o gosto particular de cada um ( ah! o Latim , detestava !), mas mesmo quando isso acontecia , tínhamos a compensação em outras , que nos apaixonavam ( Francês , Ciências , Canto Orfeônico , rss.) e sabíamos que nossas empatias e afinidades seriam diferentes entre os professores . Mas alguns deles , tinham o dom de tocar nossas almas , e transmitirem muito mais que o conhecimento , despertavam a nossa sensibilidade e interesse por temas que influenciaram a cada um de nós , de maneiras diversas , na nossa formação ! E um deles foi meu pai (óbvio rss.), que nunca desistiu de um aluno-problema , que considerava um desafio a ser vencido e estimulado para desenvolver suas habilidades escondidas ... Mas de um tipo de aluno ele nunca gostou : em suas palavras , "dos cafajestes" ! Criava laços de respeito e amizade com bagunceiros , desinteressados , violentos e brigões , e então tentava descobrir as raízes de seus problemas familiares , para poder ajuda-los a entender a importância da civilidade , esforço , da convivência e por fim que através do Estudo e do Conhecimento mudariam seus futuros ! Hoje , parece que esse sentimento de Educador está em decadência , pois é sufocado pela premência de sobrevivência , desrespeito em todas as esferas ( um congresso , um STF, governantes com outras prioridades além de construir uma Nação , de ajudar um povo a buscar o progresso através do próprio esforça , no cumprimento das normas básicas de Civilização , Ética e Cidadania e corrompendo assim os outros donos do Poder Civil e popular , em pequenas e grandes escalas ... Aqueles que são idealistas , acabam ridicularizados e desestimulados... Felizmente ainda existe milhões de brasileiros que estão entendendo essa necessidade de buscarmos na EDUCAÇÃO de nossas crianças e jovens , o resgate dos valores e princípios que nortearam a formação das grandes Civilizações . E se o Brasil focar nessas mudanças de paradigmas , apontados insistentemente em seu artigo , buscando as reais prioridades da Vida , poderemos após muitos anos e esforço , alcançar essa Meta ! Obrigada .
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