sexta-feira, 29 de julho de 2022

José de Souza Martins* - O medo no Brasil intolerante

Valor Econômico / Eu & Fim de Semana

A intolerância entre nós, em 2018, transformou-se em poder, por delegação e por usurpação

As muitas, diversificadas e crescentes manifestações de intolerância no Brasil parecem não surpreender nem suas vítimas nem seus espectadores passivamente cúmplices. Ao longo do tempo já havíamos desenvolvido técnicas autoindulgentes de dissimulação da surpresa. É uma das nossas características culturais autodefensivas mais complicadas, não raro utilizada com a complacência e mesmo a conivência da vítima.

É que por trás de quem não tolera e, também, de quem não é tolerado está a força acabrunhante do medo e uma certa consciência de desigualdade social tida como legítima, que, pelo medo, justifica nossa anômala, arcaica e antidemocrática dominação social e política. Essa dominação se atualiza e se “moderniza”. O “bullying” dos valentões de calça curta é manifestação deste nosso atraso.

O medo é historicamente estrutural na formação da sociedade brasileira. Numa carta de meados do século XVI ao rei de Portugal, o culto jesuíta padre Manoel da Nóbrega, referindo-se aos indígenas brasileiros, dizia-lhe que esta gente não podia ser sujeita senão pelo medo.

Os primeiros missionários procuraram nas culturas indígenas um equivalente do Deus europeu para disseminar aqui a fé cristã. Descobriram Tupã, dos entes do imaginário nativo o mais assustador, o que mais pavor causava aos indígenas do tronco linguístico tupi. Sua expressão mais significativa é o raio.

Só que, nos atributos culturais de Tupã, nada se parece com o Deus cristão, a não ser com o que era Deus no século XVI, quando cristãos de diferentes facções matavam-se entre si, queimavam-se vivos em nome da fé, não toleravam a diferença representada pelos outros. Tinham em comum a mesma “qualidade”: a violência e a intolerância. Do ponto de vista de hoje, Deus não era deus. Ou era?

Tupã era apenas o dono do fogo. Tudo que é relativo ao fogo, como os raios e suas decorrências, como o trovão, são de Tupã.

De vários modos, o cristianismo difundido no Brasil naquela época ainda não era cristão. Foi o fundamento da cultura brasileira, na difusão do medo muito além de raios e trovões, que por aí se espalhou. Esse medo tornou-se antropológica e sociologicamente estruturante, fundamento dos diferentes ramos da nossa cultura.

Por trás de todo intolerante há não só medo, mas também ignorância nos erros de interpretação da realidade e nas decisões a ela relativas. A primeira grande ação propriamente militar da República foi contra pobres camponeses do sertão da Bahia, na Guerra de Canudos.

Os insurgentes do povoado de Canudos eram no geral gente simples, religiosa, muito católica, que no temor do fim do milênio e, portanto, do fim do mundo, agregou-se em torno do milenarismo joaquimita. O da expectativa do advento do Império do Divino Espírito Santo, a terceira era, um reino de alegria, fartura e justiça no lugar do medo, da escravidão, da injustiça e da pobreza. Muita gente morreu nessa guerra do canhão contra a fé.

A intolerância se renova ao longo da diferenciação das circunstâncias históricas. Assume várias caras. Está em tudo que desafia seja o poder do Estado, seja a presunção de poder dos régulos de província, seja o poderio da dominação machista dos ignorantes e incapazes de reconhecer o direito do outro de ser o que é.

Sua perpetuação apoia-se na segmentação que a reduz à aplicação tópica em função de momentâneo e setorizado fator de medo e da ira decorrente.

Um exemplo muito frequente é o do racismo. A palavra “racismo” já é até mesmo invocada para designar o que racismo não é, de modo a abranger todas as formas práticas de preconceito ativo e socialmente destrutivo. “Racismo” é aqui assumido como a forma do preconceito apenas contra o negro, quando é de fato contra a condição humana. Intolerância em relação ao que humano é.

Os diferentes grupos vitimados por preconceito o vivem segundo formas de sofrimento que lhes são peculiares. É que o preconceito não é conceito nem é apenas categoria genérica. É seletivo e covarde. Destaca na vítima o atributo estigmatizante que a fragiliza.

A intolerância se definiu quando o medo social já não dispôs dos costumeiros meios de violência e sujeição próprios do escravismo. Robusteceu-se como fator de disseminação de técnicas sociais de discriminação, minimização e marginalização social. Instrumentos da intolerância.

O Brasil moderno desmoderniza-se na incapacidade de reconhecer que sem tolerância não há a igualdade contratual, o que faz deste capitalismo o de uma economia anômala e anticapitalista. Não é à toa que temos escravidão ainda hoje.

A intolerância entre nós, em 2018, transformou-se em poder, por delegação e por usurpação. O país do futuro tornou-se um país sem presente nem futuro.

*José de Souza Martins foi professor titular de sociologia na Faculdade de Filosofia da USP. Professor da Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge, e fellow de Trinity Hall (1993-94). Pesquisador Emérito do CNPq. Membro da Academia Paulista de Letras. Entre outros livros, é autor de "Sociologia do desconhecimento Ensaios sobre a incerteza do instante" (Editora Unesp, 2021).

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