Valor Econômico
O foco do governo está em iniciativas para
tentar melhorar a popularidade de Bolsonaro, sem preocupação com o custo ou com
as suas consequências
O governo de Jair Bolsonaro opera em 2022
com o foco em medidas de curto prazo para melhorar a popularidade do
presidente, não importando o efeito sobre a credibilidade das instituições
fiscais do país. Iniciativas com horizonte de poucos meses terão impacto
duradouro. Há reduções de impostos baseadas no pressuposto de que o aumento
corrente de receitas será permanente, afetando a situação fiscal futura de
Estados e municípios. Elevações de gastos previstas para vigorar apenas no
segundo semestre devem se perenizar. Há ainda adiamento de despesas - caso dos
precatórios - que poderão gerar uma bola de neve de dívidas nos próximos anos.
Algumas dessas medidas foram tomadas por meio de Propostas de Emenda à Constituição (PEC), banalizando um instrumento que deveria ser usado de modo criterioso. Para completar, iniciativas de estímulo à demanda ocorrem num ambiente em que o Banco Central (BC) se esforça para derrubar uma inflação que roda na casa dos dois dígitos há quase um ano. Com isso, os juros terão de ficar mais altos por mais tempo.
Um dos resultados dessa estratégia
populista é turvar o cenário à frente. Em julho, o Indicador de Incerteza na
Economia (IIE) da Fundação Getulio Vargas (IIE) subiu pelo terceiro mês
seguido, atingindo 120,8 pontos, um nível historicamente elevado - números
acima de 110 pontos são considerados altos.
Para o economista Livio Ribeiro, sócio da
BRCG Consultoria, está em construção um quadro futuro recheado de dúvidas - nas
receitas, nas despesas e nas regras fiscais gerais. Ele ressalta o aumento do
custo médio do endividamento do governo. Nos 12 meses até junho, o custo médio
da dívida pública federal ficou em 10,9% ao ano, bem acima dos 7,18% de junho
de 2021.
“O perfil das receitas é perigoso”, adverte
Ribeiro, também pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia da
Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Há uma piora das perspectivas para os
preços de commodities que ajudaram a engordar os cofres públicos, como petróleo
e minério de ferro, dada a perda de fôlego da economia global.
O cardápio de medidas populistas
patrocinadas pelo governo Bolsonaro é extenso. Os efeitos de algumas decisões
serão sentidos muito além do segundo semestre, podendo atingir a situação
estrutural das contas públicas. Um dos exemplos emblemáticos é o limite imposto
aos Estados para cobrança do ICMS sobre itens como energia elétrica e
combustíveis, para derrubar a inflação no curto prazo. Ribeiro diz que as
mudanças no ICMS abrem um buraco potencial nas receitas de Estados e municípios
de cerca de R$ 70 bilhões por ano.
“Está aberta uma crise federativa”, resume
ele, lembrando que a lei aprovada pelo Congresso sobre o assunto é uma
interferência federal num tributo estadual. A alta recente da arrecadação se
deveu especialmente à inflação elevada e à alta dos preços de commodities,
combinação que não deve se repetir em 2023. Num cenário de desaceleração global
mais intensa, como a esperada daqui para frente, as perspectivas para as
cotações de produtos primários não são das melhores, por exemplo. Nas contas de
Ribeiro, uma queda de 10% dos preços em reais de petróleo e de minérios
reduziria a arrecadação anual de União, Estados e municípios em R$ 42 bilhões.
Como haviam alertado especialistas em
contas públicas, o limite imposto ao ICMS foi judicializado pelos Estados. São
Paulo, Maranhão, Piauí e Alagoas conseguiram liminares no Supremo Tribunal
Federal (STF) para compensarem a perda de receita com a redução do ICMS sobre
esses itens, suspendendo o pagamento das prestações da dívida com a União.
A principal aposta do governo para reeleger
Bolsonaro é a chamada PEC Kamikaze. A um custo de R$ 41,5 bilhões, que ficará
fora do testo de gastos, a proposta elevou o valor do Auxílio Brasil de R$ 400
para R$ 600, instituiu um auxílio aos caminhoneiros e uma ajuda aos taxistas e
dobrou o vale gás. De cunho obviamente eleitoreiro, as medidas valem até o fim
do ano, mas pelo menos o Auxílio Brasil de R$ 600 deve ser perenizado - tanto
Bolsonaro quanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já afirmaram que o
valor será mantido em 2023.
O programa deve custar R$ 141,8 bilhões no
ano que vem, considerando a manutenção do valor em R$ 600 e a incorporação de
quem tem direito ao benefício e estava na fila, diz Ribeiro. É um montante R$
52,7 bilhões maior que os R$ 89,1 bilhões do Auxílio Brasil original, com valor
de R$ 400.
Ribeiro ressalta ainda um ponto que tem
ficado em segundo plano: os esqueletos fiscais que serão deixados para os
próximos anos. É o caso dos precatórios da União, cujo pagamento anual foi
limitado por uma PEC aprovada no fim do ano passado. Com isso, a quitação de
uma parcela significativa das sentenças judiciais é adiada para os anos
seguintes.
O foco do governo está em iniciativas para
tentar melhorar a popularidade de Bolsonaro, sem preocupação com o custo ou com
as suas consequências. “Com tanta mudança de regra, perde-se a capacidade de
antecipar”, afirma Ribeiro. “Esse é o grande problema. Como se planejar desse
jeito?” Medidas tomadas de improviso aumentam a incerteza e dificultam a
capacidade de planejamento na economia, o que prejudica em especial o
investimento. Os estímulos de curto prazo poderão fazer a economia crescer algo
entre 1,5% e 2% neste ano, mas para 2023 a desaceleração deve ser forte -
Ribeiro projeta 1,5% em 2022 e 0,1% no ano que vem.
“Estamos vendendo o futuro”, diz ele,
preocupado com o fato de os “anabolizantes de curto prazo” nublarem um debate
importante: “Ao contrário do que o governo prega, não vemos fatores de
dinamização estrutural da economia: estamos presos em uma armadilha de baixo
crescimento”, afirma Ribeiro. Ele nota que o país não conta mais com o bônus
demográfico, uma vez que a população em idade de trabalhar passou a crescer a
um ritmo inferior ao da população total. Isso significa que se encerrou a fase
mais favorável da estrutura etária do país ao crescimento. “Além disso, a
acumulação de capital fixo é insuficiente, não somos bons em capital humano,
ainda que se tenha melhorado um pouco, e temos baixa produtividade”, enumera
Ribeiro, emendando uma pergunta incômoda e hoje sem resposta: “O que fará a
economia brasileira crescer de forma sustentável?”
Coitado do próximo governo,que eu espero,mesmo assim,que não seja o atual.
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