sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Bernardo Mello Franco - O presidente do Banco Central é infalível?

O Globo

Lula não gasta saliva à toa ao criticar Roberto Campos Neto, indicado por Bolsonaro

Na campanha de 2022, Ciro Gomes disse que, se eleito, não governaria com os dirigentes do Banco Central nomeados por Jair Bolsonaro. “No primeiro dia, convidarei suas excelências a se demitirem”, afirmou. Quando alguém lembrou a lei que deu autonomia ao BC, estabelecendo mandatos fixos, ele respondeu ao seu estilo: “Para a gente convidar as pessoas a se demitirem, não tem lei nenhuma”.

Lula não é Ciro. Não propôs o fim da autonomia do BC nem instou Roberto Campos Neto a pedir as contas. Mesmo assim, vem apanhando sem dó desde que começou a criticar a taxa de juros. No dia 1º, o Copom contrariou o governo e manteve a Selic em 13,75% ao ano. Ao reclamar da decisão, o presidente entrou na mira da elite financeira e de seus porta-vozes.

“Isso é quebrar o termômetro”, condenou o empresário Flávio Rocha. “É lamentável ver o chefe do Executivo atacando a independência do BC”, endossou o banqueiro Ricardo Lacerda, antes de definir Campos Neto como “nosso último bastião contra a insanidade”. Os dois pediram votos para Bolsonaro, mas posam de analistas isentos no noticiário econômico.

O sumido João Amoêdo reapareceu para dizer que Lula precisava receber “aulas de economia” — só de economistas liberais, é claro. O ex-presidenciável do Novo aderiu ao bolsonarismo, tentou dar meia-volta e foi chutado do partido que criou, mas ninguém disse que ele precisava receber aulas de política depois do pontapé.

O Brasil pratica a maior taxa de juro real do mundo. Isso dificulta a abertura de negócios, a geração de empregos e a retomada do crescimento. Ninguém deseja um repique da inflação, mas questionar a política monetária não deveria ser proibido. Por mais que o mercado goste do presidente do BC, ele também não está acima do bem e do mal. A infalibilidade é um dom dos papas, não dos economistas —ainda que alguns pareçam certos do contrário.

Em tese, a independência do BC deveria blindá-lo de pressões e paixões políticas. Na prática brasileira, a teoria é outra. Campos Neto foi votar duas vezes de camisa da seleção, traje indefectível dos bolsonaristas. Nem o 8 de janeiro o convenceu a deixar o grupo de mensagens “Ministros Bolsonaro”, onde trocava figurinhas com ex-colegas como Damares Alves e Augusto Heleno.

Apesar das tentativas de infantilizá-lo ou tratá-lo como um radical, Lula não está gastando saliva à toa. Sabe que depende da queda dos juros para que seu governo decole. E tem motivos para supor que o chefe do BC não seja o maior interessado nisso.

 

16 comentários:

  1. Muito interessante a coluna! Os ideólogos do Mercado têm ocupado as mídias pra criticarem Lula e fazerem jus a seus lucros e/ou salários. Os resultados insuficientes de Campos Neto e sua NÃO independência em relação a Bolsonaro pouco aparecem nestas mídias. O colunista argumenta com qualidade sobre isto!

    ResponderExcluir
  2. Campos Neto NUNCA foi independente em relação ao genocida.
    E NUNCA será confiável para Lula.
    Se ainda fosse um técnico eficiente, Campos Neto seria tolerado, mas os estouros seguidos das metas de inflação mostram q nem isso.

    ResponderExcluir
  3. Em campos enlameados sobrepõe um franco juizo de realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se mal lhe pergunto o que significa isso? Kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Pobreza de espírito total

    ResponderExcluir
  6. O mais importante no momento o Balão espião chinês, nem uma palavra? Quantos anos vai durar esse assunto de BC? Alô!!!!!! Tem uma espionagem de comunicação da China em 40 países e 5 continentes, o que o governo diz a respeito? Companheiro pode espionar a vontade? Esse país é um grande piada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só vc se esconder debaixo da cama q o balão ñ vai te espionar 😅😅😅

      Excluir
  7. Esqueci que fazemos parte da eterna América latrina.

    ResponderExcluir
  8. Quer o que? Candidatou para que, para fazer turismo nas Américas (latrinas?) . Conversar com os ditadores atrasados do hemisfério sul? Queria só as benesses do cargo? Essa choradeira já cansou. Se não tem assunto tira umas férias. Eta inutilidade pública.

    ResponderExcluir
  9. O BC não tem uma diretoria, não tem um Copom? Isto de fulanizar em cima do presidente é mais uma palhaçada. Pobre país, sai um flagelo da humanidade e entra um ventríloquo que sai falando asneiras que lhe sopram por exemplo pela presidente do PT. pasmem!!!. Estamos realmente numa fase péssima de nossa história.

    ResponderExcluir
  10. "E tem motivos (Lula) para supor que o chefe do BC não seja o maior interessado nisso (na queda dos juros)."

    Claro q Lula tem motivos. O Campos Neto, em seus 2 anos de mandato falhou vergonhosamente. A inflação sempre estourou a meta. SEMPRE!
    Q Lula ponha um presidente competente no lugar deste incapaz!

    ResponderExcluir
  11. Roberto Campos
    Roberto Campos Neto
    'Bolsonaristas' de família desde 1964!
    Corja de aves de rapina a serviço do mercadinho dos bancos!

    ResponderExcluir
  12. Taokey, incompetente?Convoque ao palácio demonstre a incompetência do cidadão e peça a renúncia. Não pediu? Aí sim vai para a empresa mas jamais use expressões como rapinagem, por razões óbvias.

    ResponderExcluir
  13. …vai para a imprensa..

    ResponderExcluir
  14. O discurso pró Campos Neto começou azedar,Reinaldo Azevedo nunca o apoiou.

    ResponderExcluir