O Estado de S. Paulo
O debate público parece ter mais resistência à política industrial do que à agenda social
A novidade da política industrial sob Biden
não é só o seu ressurgimento, mas o seu uso para múltiplos fins. Por exemplo,
as empresas que atuam na fabricação de chips receberão apoio do governo
federal, mas só se garantirem creche para os seus funcionários. O Wall Street
Journal chamou de “política industrial social”. Vamos de política
“socindustrial”, como definiu o professor Carlos Alberto Ramos, da UnB.
O professor vê na iniciativa uma tentativa
de chamar responsabilidade social às empresas, e a possibilidade de a política
industrial afetar o PIB de outras formas, como via taxa de participação e via
capital humano (pelas crianças).
E no Brasil? Aqui, o debate público parece ter mais resistência à política industrial do que à agenda social: seria a política socindustrial uma chance de conciliação?
Em um momento em que o governo sinaliza
para mais crédito público e renúncia para setores incentivados, eles poderiam
ser expoentes das prioridades do País. O impacto é naturalmente menor se uma
política abrange apenas parte das empresas do que todas elas, mas há vantagens
na abordagem. Uma é testar resultados antes de escalar uma intervenção.
A política socindustrial também permitiria
a governos implantarem parte da sua agenda sem lidar com o fiscal estrangulado.
E, ainda que o alcance seja limitado, as empresas afetadas podem ter boas
práticas copiadas por outras, e estigmas podem ser reduzidos.
O exemplo americano já indica uma política
que poderia ser incluída no bojo da política industrial, pela suboferta aqui: a
de creches. Podemos pensar em outras.
O projeto da Lei dos Direitos da Mãe Solo,
em tramitação e já aprovado no Senado, prevê que grandes empresas destinem
parte das vagas a essas mulheres – grupo excluído do mercado formal e vital
para o combate à pobreza. Onze milhões de auxílios emergenciais foram pagos na
pandemia à mãe solo: vivendo na pobreza, com crianças e sem emprego formal.
Onze milhões!
A exigência, nos conselhos e direções das
empresas, de um mínimo de mulheres e negros também poderia ser tentada. Se é
muito polêmico exigir a cota em todas as companhias, como ocorre em países
europeus, quem sabe pelo menos das beneficiadas pela política industrial.
A “regra de Tinbergen” em políticas públicas, na sua leitura mais ampla, prescreve que se deve ter apenas um objetivo para cada instrumento usado. Leva o nome do primeiro Nobel em Economia (o holandês Jan Tinbergen). A política socindustrial viola a regra. Vale tentar?
BR eh o país dos direitinhos. Estão exigindo mais direitos! Aqui nos EUA Não há nem licença maternidade, aí a muié fica 12 meses na gandaia. Agora quer creche. Agora quer lei da mãe solo. O que seria essa estrovenga? Ser paga e não trabalhar? Teve FILHO PORQUE QUIS.
ResponderExcluir"A novidade da política industrial sob Biden não é só o seu ressurgimento, mas o seu uso para múltiplos fins. Por exemplo, as empresas que atuam na fabricação de chips receberão apoio do governo federal, mas só se garantirem creche para os seus funcionários.:
ResponderExcluirUai, pensei q nos steits num tinha essi negossu de política suciau. Us gringo tão ficando comuna demais da conta, sô!