terça-feira, 30 de maio de 2023

Hélio Schwartsman - Consolidação autocrática

Folha de S. Paulo

Bolsonaro não teve a sorte de presidir o país em tempos de vacas gordas

Recep Tayyip Erdogan foi reeleito para mais um período de cinco anos à frente do governo turco. A diferença sobre o adversário foi de 4,2 pontos percentuais. O que chama a atenção é que Erdogan venceu apesar de trazer em seu portfólio uma hiperinflação —ela foi de 85% em 2022— e um desempenho considerado desastroso no socorro às vítimas do terremoto que deixou mais de 50 mil mortos em fevereiro.

Não é uma boa notícia para os turcos, já que a reeleição dá a Erdogan uma espécie de sinal verde para continuar e talvez até acelerar o processo de autocratização do país. Para os brasileiros, é uma notícia que deveria nos fazer respirar aliviados, já que por pouco escapamos a uma sina semelhante. Nosso candidato a autocrata, Jair Bolsonaro, perdeu o pleito por uma diferença de mero 1,8 ponto percentual.

O normal em democracias é que presidentes que disputem a reeleição tenham sucesso. Em geral, é preciso que haja uma crise econômica bem grave ou alguma outra megavulnerabilidade eleitoral para que fracassem. Por que Erdogan conseguiu e Bolsonaro, não?

O motivo mais relevante, creio, é o sucesso econômico. Quase todos os governantes que se tornaram autocratas pela vontade do povo tiveram uma fase de bom desempenho econômico, que lhes abriu as portas para vitórias eleitorais consagradoras e que, por sua vez, facilitaram o caminho para a erosão dos controles institucionais que limitam seu poder. Erdogan, que comanda a Turquia desde 2003 (primeiro como premiê e desde 2014 como presidente), teve isso. Bolsonaro, não. E, quanto mais tempo o líder tem para moldar o Estado a seus interesses, mais difícil fica tirá-lo. Se você esperar tempo suficiente, autocratas resistem até a hiperinflações e guerras, como vemos nos casos de Erdogan e Putin.

Devemos agradecer aos deuses que Bolsonaro não tenha tido a sorte, que já sorriu a Lula 1 e 2, de presidir o país em tempos de vacas gordas.

 

Um comentário: