O Estado de S. Paulo
À democracia e aos direitos humanos devem
estar submetidas as identidades enrijecidas e extremadas
Pelo que se diz, os antigos soviéticos não
foram os únicos adeptos do whataboutism, a técnica de escapar de problemas
incômodos embaraçando o oponente com suas próprias contradições, reais ou
supostas, mas terão sido mestres nesta arte sofística. A URSS era acusada de
não respeitar as liberdades ditas negativas, a autonomia do indivíduo diante da
máquina do Estado? O whataboutism consistia em esquivar-se de qualquer resposta
concreta e perguntar agressivamente pelas liberdades positivas, as que reforçam
o indivíduo social e economicamente, alegadamente em falta nas sociedades
ocidentais. O resultado era um interminável diálogo de surdos, que encapsulava
de propósito cada participante na sua trincheira e tornava remota, ou nula, a
possibilidade de entendimento.
O conflito entre Israel e Palestina traz em si muito desta predisposição ao não diálogo, como se, por exemplo, antes da Nakba, a diáspora palestina de 1948, não pudesse ter havido o Holocausto ou como se admitir que uma das catástrofes equivalesse a cancelar a outra. Perde-se, assim, a ideia da complexidade inerente aos fatos da História, realisticamente sublinhada por um intelectual do peso de Yuval Noah Harari: por mais dolorosa que seja a constatação, uma nação pode ser ao longo do tempo vítima e algoz, perseguida e perseguidora.
Bem verdade que o Holocausto ocupa um lugar
único entre as tragédias do século passado. Nele se combinou, sob forma de um
“claro enigma”, o caráter simultaneamente banal e absoluto do Mal. Alguns dos fundamentos civilizacionais tiveram
de ser refeitos a partir de então. A ONU e sua Carta de Direitos assinalaram um
momento alto de universalização das liberdades – negativas e positivas – que
devem definir o indivíduo moderno. O conceito de genocídio é filho direto
daquela tragédia. E nunca mais pudemos esquecer, no inferno dos campos e por
obra dos nazistas, o assassinato massivo, entre outros, de judeus, adversários
políticos, pessoas com deficiência, homossexuais, religiosos de crenças
minoritárias.
O impulso moral daí advindo contribuiu para a
edificação do lar nacional judeu com apoio dos Estados Unidos e da União
Soviética. O judeu errante, inquietante personagem multissecular que carregava
em si, unicamente por ser judeu, a marca da suspeição, pôde enfim reencontrar
suas raízes territoriais mais longínquas. Feita essa pungente admissão, não há
nada que nos impeça de lançar um olhar de profunda empatia para os milhões de
palestinos que passaram a superlotar campos de refugiados em lugares nos quais
nem sempre foram bemvindos. Se agora voltamos, com horror, a falar de pogroms e
unidades nazistas de extermínio, os campos de Sabra e Chatila, habitados por
refugiados no Líbano e dizimados por milícias cristãs, também podem ser
incluídos no rol infinito do sofrimento humano.
A democracia e os direitos humanos são
expressões da razão laica que se afirmaram, apesar de tudo, em meio aos
escombros de guerras e perseguições. A ambos – à democracia e aos direitos –
devem estar submetidas as identidades enrijecidas e extremadas, como as que
reclamam irracionalmente toda a terra de Israel para o povo judeu ou, o que dá
na mesma, a eliminação de Israel como corpo estranho. Atores não razoáveis,
tomados de ódio e um sentido degradado da religião e do absoluto, fazem
continuamente lances que, ao contrário do que parece, denotam cálculo frio e
deixam pouco ou nenhum lugar para o acaso. A ideia básica é induzir o inimigo a
dobrar a aposta na loucura e dar seguimento à espiral sem fim de violência.
Em meio aos fundamentalismos e à linguagem
bruta das armas, que constituem o cerne mais duro da antipolítica, o caminho da
política, apesar de tudo, pode contar com ao menos dois recursos essenciais.
Desde logo, a democracia israelense resiste, como vimos nos últimos meses,
quando milhares de pessoas lotaram ruas e praças contra a corrosão das
instituições patrocinada por Benjamin Netanyahu e seu gabinete de fanáticos da
extrema direita. Uma corrosão que, entre outras coisas, minava o discurso
público com o repertório contemporâneo do nacional-populismo – ataque ao
sistema de freios e contrapesos, difusão de fake news e teorias da conspiração,
divisão da opinião pública.
O segundo recurso é a esperança de ver
renascer o movimento palestino propriamente político, pacífico e de massas,
superando a estratégia do terror mais uma vez posta em ação na tragédia que, em
7 de outubro, deflagrou o ciclo de violência que agora põe abaixo a Faixa de
Gaza. Na verdade, houve momentos, particularmente por ocasião dos Acordos de
Oslo, em que Yasser Arafat, a OLP e o Fatah pareceram encarnar o processo
virtuoso mediante o qual um povo disperso e fragmentado se faz Estado – um
Estado laico e democrático –, fadado a dividir com o vizinho fronteiras
estáveis e seguras, além de um futuro compartilhado.
Se de fato ainda existem ou existiram no
passado, nada impede que estes dois recursos possam ser reativados e permitam
compromissos e soluções intermediárias que são o melhor fruto do exercício
moderno da política.
*Tradutor e ensaísta, é um dos organizadores
das obras de Gramsci no Brasil
■Que alívio!
ResponderExcluir▪Quando há alguns dias engrossou a "confusão" entre Israel e Palestinos por causa do massacre de israelenses feito por terroristas do Hamas, eu via um monte de gente que desfila no "X"(ex-twitter) de Roberto Freire, por onde algumas vezes eu passo, escrevendo em defesa incondicional de Israel.
Estas pessoas que eu vejo aparecer no "X" de Roberto freire são pessoas que em geral têm uma opinião equilibrada, coerente e baseada na raźão. Podem ser incisivas, como eu sou incisivo em excesso, mas são estritamente baseadas em dados e fatos checados e em razão e coerência.
▪Menos na questão Israel-Palestina, em que elas se mostravam passionais e irrazoáveis em defesa incondicional de Israel.
■Claro que cabe a defesa de Israel e de sua democracia, especialmente porque Israel tem que lidar com terroristas árabes e isto não é nada fácil. Mas não cabe de nenhuma maneira a defesa dos erros que Israel comete contra os palestinos.
■As pessoas que aparecem no "X" de Roberto Freire vinham fazendo isso, de defender Israel incondicionalmente.
▪Estão mudando e assumindo posições de crítica aos erros de Israel com os palestinos, embora corretamente estejam mantendo também a posição de defesa de Israel, mas que agora está passando a ser uma defesa que não endossa os erros de Netanyahu e dos setores israelenses abusados.
Que alívio!
Que alívio!
Com a democracia em qualquer circunstância! Mas sem o direito a cometer abusos, os mesmos abusos que a democracia combate!