Folha de S. Paulo
E o enfrentamento da herança da escravidão
deveria partir do Brasil branco
Quem observa a oposição às cotas raciais nas
universidades e no serviço público é capaz de pensar que o Brasil nunca adotou
cotas anteriormente. Errado. O difícil é encontrar alguém que não tenha tido um
ancestral cotista entre a nossa população branca.
Não é segredo a adoção de políticas de ação
afirmativa (como doação de terras) para estimular a imigração de europeus (a
começar por italianos e alemães). Para desbravar o mundo novo e embranquecer o
território enegrecido pela exploração dos escravizados africanos, foram
distribuídos subsídios diversos.
Contudo, avançando nos séculos, antes da aprovação da Lei de Cotas, em 2012, nunca havia sido implementada uma política de inclusão social voltada à população negra.
Cotas raciais têm a ver com a promoção de uma
competição justa entre candidatos que enfrentaram uma série de dificuldades que
extrapolam em muito (infelizmente) a baixa qualidade do ensino ao qual tiveram
acesso.
E, ao contrário da propaganda falaciosa,
nunca tiveram nada a ver com exclusão do mérito. Não neste país de maioria
negra, onde os excluídos são também majoritariamente pretos e pardos.
Então, considerando que todos os outros
tiveram sua vez de receber incentivos, por que a adoção de medidas
compensatórias para negros, quilombolas e indígenas incomoda tanta gente?
Particularmente, só encontro explicação
ligada ao racismo.
E foi a partir dessa perspectiva que olhei para o resultado da Datafolha apontando apoio de 83% a cotas no ensino superior,
mas oposição de 56% ao atual modelo e de 41% ao critério racial.
Tenho extrema dificuldade de entender como é
que parte considerável dos brasileiros não se rende ao fato de que
(contrariando o bordão da época da ditadura)
este é um país que não vai para a frente se continuar perpetuando a desigualdade racial.
Como disse o jornalista Laurentino Gomes,
autor da trilogia "Escravidão", "o enfrentamento da herança da
escravidão deveria partir do Brasil branco".
Verdade.
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