Valor Econômico
Nenhum projeto simboliza melhor a borra que entope o futuro do Brasil
O fim do recesso legislativo trará à tona
nova tentativa de se votar a tipificação do devedor contumaz. Nenhum projeto
simboliza melhor a borra que entope o futuro do Brasil. De um lado estão
algumas das maiores empresas do país e o Ministério da Fazenda. Do outro, um
punhado de empresas que competem por meio da evasão fiscal, parlamentares e
dirigentes partidários cooptados.
A resistência a esta tipificação vale-se cada
vez mais do poder de barganha dos interessados junto ao Supremo Tribunal
Federal. Na defesa de devedores contumazes estão alguns dos maiores escritórios
de advocacia do país, alguns dos quais com parentes de ministros e
ex-ministros.
A turma da resistência oferece carona ao crime organizado, cada vez mais espraiado na economia, e deixa a pé não apenas políticas públicas desprovidas de bilhões de reais quanto o poder do Estado na garantia de um ambiente de negócios seguro.
Não são inadimplentes ou sonegadores comuns.
São contumazes. Quando autuados, passam a operar sucessivamente por outros
CNPJs de maneira que nunca deixam de operar. No limite, há os que se valem de
mercadoria desviada, depósitos clandestinos, fraudes nas alfândegas, venda
fictícia e empresas fantasmas.
A margem de lucro nesse setor é de centavos.
O ganho vem pelo volume. Quando uma empresa consegue praticar preços com uma
diferença de R$ 1 vira suspeita. Pelo menos um dirigente partidário já foi
flagrado como intermediário da venda de uma empresa montada em São Paulo com
GLP desviado para um empresário tradicional do setor. Dos 20 milhões de CNPJs
existentes no país, apenas 1 mil são de devedores contumazes, que, nas contas
da Receita, já deixaram de recolher R$ 200 bilhões.
Ao longo de sete anos, o Senado ergueu uma
muralha. Sucessivamente, barrou três projetos. O primeiro foi o projeto da
ex-senadora Ana Amélia (PP-RS), de 2017, que atravessou o governo Bolsonaro
parado na Comissão de Constituição e Justiça e lá permanece.
Em 2022, o ex-senador Jean Paul Prates
(PT-RN) apresentou texto parecido, com o mesmo destino. Ambos têm por relator o
senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). No mesmo ano, o senador Rodrigo
Pacheco (PSD-MG), presidente da Casa, apresentou pacote tributário de 10
projetos. Oito foram votados. Entre os dois que restaram está aquele que trata
do devedor contumaz. Chegou a ter pedido de urgência, revogado sem que ninguém,
nem mesmo o autor - do projeto e da revogação da votação -, se lembre por quê.
O devedor contumaz está em todos os setores
da economia, mas a abertura condescendente no monopólio de petróleo fez com que
a prática se espraiasse no setor. As distribuidoras se multiplicaram. A
autorização de cotas pela agência reguladora (ANP) gerou um cartório.
Grupos que não produziam uma gota de
combustível passaram a negociar cotas de distribuição. Parlamentares - que
aprovam diretores das agências - passaram a gravitar em torno das máfias de
cotas. Em troca, dispõem, no mínimo, de combustível de graça nas eleições. A
Lava-Jato não teve esse nome por acaso. Um doleiro dono de posto de gasolina
que lavava dinheiro (Alberto Youssef) foi o fio de onde se puxou a operação.
No Amapá do presidente da comissão onde estão
parados os projetos sobre devedor contumaz surgiu um corredor de importações
que beneficiou, particularmente, o setor de combustíveis. O senador Davi
Alcolumbre não comenta.
As empresas importavam o combustível pelo
Amapá e - nem todas - pagavam uma tarifa mínima (3%) no Estado. O combustível
seguia para outros portos. Ao desembarcar, informavam que o imposto já havia
sido recolhido. Só que não.
De novembro do ano passado até maio deste
ano, quando o Conselho dos secretários estaduais de Fazenda conseguiu suspender
a farra, 14 navios já tinham passado pelo corredor. Nesse período, o Amapá
tornou-se o maior importador de diesel russo do país. O prejuízo dos Estados
superou R$ 1 bilhão.
Por meio de estreladas bancas de advocacia,
alguns desses importadores conseguiram liminares de desembargadores do Paraná e
de Tocantins que permitiram o ingresso desse diesel barrado pelo Comsefaz.
O senador Ciro Nogueira (PP-PI) deixou
digitais em pelo menos três emendas que apresentou. Uma delas estabelece o
Cade, velho feudo do Senado, como instância de arbitragem por entender que a
Constituição prevê regimes especiais de tributação para prevenir desequilíbrios
concorrenciais.
Nas outras emendas, preserva competidores de
setores com “forte influência estatal”, carimbo do setor energético, e
estabelece, na tipificação do devedor contumaz, o crivo das agências
reguladoras, outro feudo do Senado. O senador não comenta.
Os argumentos são os mesmos usados pela
defesa do grupo Refit, do empresário Ricardo Magro. Junto à Copape, de São
Paulo, são os dois principais alvos do Instituto Combustível Legal, montado
pelas grandes empresas para pressionar pela aprovação do projeto. Ambos se
dizem favoráveis à regulamentação. Interlocutores da Refit advogam que Magro
foi o primeiro do setor a ser ameaçado pelo crime organizado.
A muralha do Senado levou o governo a se
voltar para a Câmara, onde hoje tramita um texto do Executivo com a relatoria
de Danilo Forte (União-CE). A chance é maior, pelo entendimento entre a Receita
e empresários. As ambições se avolumam para atingir também quem negocia com o
crime organizado, mas também há gatos nessa tuba. Ao Valor, o presidente
da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o texto chegou com uma “subjetividade
muito forte”.
Todas as vírgulas são negociadas de olho na
lista que a Receita prepara com as empresas que seriam tornadas inaptas no dia
seguinte à aprovação, depois que todas as subjetividades tiverem sido
superadas.
Num plano B, que pode virar A, os empresários
recorreram ao Ministério da Justiça, onde já foram realizadas cinco reuniões
para a montagem de operações de cerco aos contumazes. Desde que a Polícia
Federal abandone a pauta de uma nota só da caça ao bolsonarismo.
Ótima coluna.
ResponderExcluirAcabo de ler, em mais uma de suas ótimas crônicas na Folha, a frase lapidar de Ruy Castro :
ResponderExcluir" Um dia, o Brasil chegará ao capitalismo. "
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Capitalismo de compadrio.
ResponderExcluir