Folha de S. Paulo
Comunicação só é eficaz quando o público
reconhece a boa qualidade do produto
Desde que os índices de popularidade
engataram uma linha descendente, o presidente Luiz Inácio da Silva vem
insistindo na ideia de que o problema do
governo é a comunicação ruim.
Na semana passada, indicou que o talento para "vender" suas realizações será um dos critérios, talvez o primordial, para a reforma ministerial prevista para 2025. Chegou a fazer mea-culpa e chamou a si a tarefa de dialogar mais e melhor com a população.
Lula matou
a falha no peito, coisa que não é do estilo dele, mais afeito a transferir
culpas ao alheio. Disse que fala pouco (!) e prometeu aumentar a frequência de
pronunciamentos sem atentar para a evidência de que frequentemente suas falas
resultam em situações desfavoráveis.
O presidente parte do pressuposto de que o
governo está maravilhoso, mas a sociedade não percebe isso porque a exposição
das maravilhas não é feita corretamente.
Princípio básico da propaganda para definição
de um sucesso de vendas é a qualidade do produto. Quando a mercadoria não é
entendida como boa para o consumo, o público não compra. Daí a dificuldade de
convencer as pessoas a reagirem como o presidente gostaria que reagissem
—gratas.
Atuar na redução da pobreza e do desemprego,
para citar dois exemplos, é obrigação e não algo passível de recompensa.
Do ponto de vista político, a comunicação
do pacote de
corte de gastos foi bem montada, com estética de programas do
horário eleitoral. Ressaltou benesses, minimizou medidas mais duras e evitou a
palavra "corte".
Tudo muito bem pensado e arrumado na forma,
mas um desastre no conteúdo ao misturar contenção de despesas com perda de
receita ao anunciar isenção de imposto obviamente eleitoreira para tentar pegar
a classe média-baixa pelo bolso.
Economistas alertam que a boa nova dos números positivos de hoje pode ser a má notícia de amanhã, caso as contas não sejam administradas com firmeza e realismo. Mas o governo prefere demonizar o chamado mercado, num embate ideológico anacrônico datado de uns 30 anos atrás, coisa que não se comunica com os tempos atuais.
Tá ruim e vai piorar muito só não vai afundar porque os Estados Unidos vai ajudar a nos livrar Dessa gangue de ditadores do STF e restabelecer a liberdade de expressão em nosso país
ResponderExcluirSó mais 72 horas...
ResponderExcluirSei.
ResponderExcluir