terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Lula no país das maravilhas – Dora Kramer

Folha de S. Paulo

Comunicação só é eficaz quando o público reconhece a boa qualidade do produto

Desde que os índices de popularidade engataram uma linha descendente, o presidente Luiz Inácio da Silva vem insistindo na ideia de que o problema do governo é a comunicação ruim.

Na semana passada, indicou que o talento para "vender" suas realizações será um dos critérios, talvez o primordial, para a reforma ministerial prevista para 2025. Chegou a fazer mea-culpa e chamou a si a tarefa de dialogar mais e melhor com a população.

Lula matou a falha no peito, coisa que não é do estilo dele, mais afeito a transferir culpas ao alheio. Disse que fala pouco (!) e prometeu aumentar a frequência de pronunciamentos sem atentar para a evidência de que frequentemente suas falas resultam em situações desfavoráveis.

O presidente parte do pressuposto de que o governo está maravilhoso, mas a sociedade não percebe isso porque a exposição das maravilhas não é feita corretamente.

Princípio básico da propaganda para definição de um sucesso de vendas é a qualidade do produto. Quando a mercadoria não é entendida como boa para o consumo, o público não compra. Daí a dificuldade de convencer as pessoas a reagirem como o presidente gostaria que reagissem —gratas.

Atuar na redução da pobreza e do desemprego, para citar dois exemplos, é obrigação e não algo passível de recompensa.

Do ponto de vista político, a comunicação do pacote de corte de gastos foi bem montada, com estética de programas do horário eleitoral. Ressaltou benesses, minimizou medidas mais duras e evitou a palavra "corte".

Tudo muito bem pensado e arrumado na forma, mas um desastre no conteúdo ao misturar contenção de despesas com perda de receita ao anunciar isenção de imposto obviamente eleitoreira para tentar pegar a classe média-baixa pelo bolso.

Economistas alertam que a boa nova dos números positivos de hoje pode ser a má notícia de amanhã, caso as contas não sejam administradas com firmeza e realismo. Mas o governo prefere demonizar o chamado mercado, num embate ideológico anacrônico datado de uns 30 anos atrás, coisa que não se comunica com os tempos atuais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tá ruim e vai piorar muito só não vai afundar porque os Estados Unidos vai ajudar a nos livrar Dessa gangue de ditadores do STF e restabelecer a liberdade de expressão em nosso país

Anônimo disse...

Só mais 72 horas...

ADEMAR AMANCIO disse...

Sei.